Guias de uso do Aiseesoft DVD Creator

Abaixo encontrará algumas guias rápidas para casos específicos de uso da nossa ferramenta para a criação de discos de DVD Aiseesoft DVD Creator:

Como criar um DVD

O Aiseesoft DVD Creator permite a gravação de vídeos diretamente em um disco DVD ou sua conversão para uma pasta de DVD virtual e arquivo ISO. É possível gravar DVDs a partir de distintos arquivos de origem, tanto se foram gravados com câmeras profissionais, baixados da Internet, ou até mesmo feitos com smartphones. Siga as instruções abaixo para criar um DVD com Aiseesoft DVD Creator:

  1. Instale e execute o programa em seu computador.
  2. Se deseja gravar o(s) arquivo(s) de vídeo diretamente em um disco de DVD, insira um DVD em branco no drive de DVD do seu computador.
  3. Clique em “Adicionar arquivos” para carregar no programa o(s) arquivo(s) de vídeo que deseja gravar.
    dvd converter tutorial
  4. Na lista suspensa “Destino”, selecione o disco em branco que foi inserido no drive. Caso não queira gravar em um DVD, poderá guardar o arquivo como uma Pasta de DVD virtual ou um arquivo ISO (*.iso), e escolher uma pasta de destino.
    dvd converter tutorial
  5. Na janela de pré-visualização à direita, clique nas flechas para escolher seu modelo de menu favorito. Para personalizar o menu, clique no botão “editar” para abrir a janela de edição. Nesta janela será possível escolher o estilo do menu, quadro e botões, inserir um título e editar o texto. Ao finalizar a edição, basta clicar em “Salvar” e fechar a janela.
    dvd converter tutorial
  6. Marque o arquivo de vídeo e clique em “Editar”. Se abrirá uma janela de edição onde será possível ajustar configurações como brilho, contraste, volume de saída, cortar e recortar o vídeo, alterar sua resolução e adicionar marca d’água.
    dvd converter tutorial
  7. Uma vez finalizada a edição, clique no ícone do DVD em chamas para iniciar o processo de gravação.

Como adicionar legenda e faixa de áudio antes de gravar um DVD

Você está acostumado a assistir vídeos legendados? Também gostaria de poder adicionar uma faixa de áudio externa a seu arquivo de vídeo? Com o Aiseesoft DVD Creator, isso é possível. Siga o passo-a-passo abaixo para adicionar facilmente legendas e faixas de áudio em seus vídeos:

  1. Execute o Aiseesoft DVD Creator em seu PC.
  2. Carregue o vídeo no programa. Marque o arquivo carregado e clique em “Faixa de áudio” ou “Legenda”. Trabalhe na janela pop-up.
    dvd converter tutorial
  3. Selecione “Legenda” e clique no botão mais (+). Escolha um arquivo de legenda de seu disco local e abra-o. Tenha em conta que os formatos suportados incluem .srt, .sub, .ssa e .ass. Depois de carregar o arquivo de legenda, é possível selecionar o idioma, posição, fonte, tamanho e cor do mesmo. Para sincronizar as legendas com o vídeo, é possível alterar o intervalo de tempo do vídeo.
  4. Selecione “Faixa de áudio” e clique no botão mais (+). Escolha um arquivo de áudio de seu disco local e abra-o. O programa suporta todos os formatos mais populares de áudio, incluindo MP3, MP2, AAC, AC3, WMA ou OGG. Depois de carregar os arquivos de áudio, será possível modificar o idioma, volume, codificador, taxa de bit e canais. Para sincronizar o áudio com o vídeo, ajuste a latência arrastando a barra para frente e para trás.
    dvd converter tutorial
  5. Ao finalizar as configurações, clique em “OK”. Pré-visualize os efeitos aplicados e se tudo estiver correto, pode iniciar a gravação do DVD.

Como gravar vídeos da Internet em um DVD

Frequentemente nos deparamos com vídeos interessantes na Internet, e que queremos assisti-los uma e outra vez. Nestes casos, pode ser útil baixá-los e gravá-los em um DVD. Assim, será possível vê-los sem a necessidade de estar conectado e o DVD gerado será compatível com qualquer reprodutor de DVD. Siga as instruções abaixo para gravar seus vídeos da Internet em um DVD:

  1. Execute o Aiseesoft DVD Creator no seu computador.
  2. Insira um DVD em branco no drive de DVD.
  3. Clique em “Adicionar arquivo”. Busque o arquivo que baixou da Internet para carregá-lo no programa. (Caso não saiba como baixar seus vídeos de sites como YouTube e Vimeo, poderá utilizar o Aiseesoft Video Converter Ultimate).
    dvd converter tutorial
  4. Clique nas flechas para selecionar o seu menu favorito. Você poderá alterar o modelo do menu, quadro, botão e texto facilmente.
  5. Clique no ícone do DVD em chamas para iniciar a gravação do disco.

Como editar o menu do DVD

Aiseesoft DVD Creator possibilita a criação de discos de DVD, pastas de DVD virtuais e imagem DVD ISO a partir dos seus próprios arquivos de vídeo, criados com câmeras digitais, ou até mesmo celulares. Ao criar o DVD, será possível definir um menu, e abaixo, encontrará as orientações para alterar os modelos de menu, quadro, botões e texto, além de como adicionar música e/ou imagem de fundo e um filme para a abertura do menu do DVD.

Depois de carregar os arquivos de vídeo no programa, clique em “Editar” à direita da interface para ter acesso à janela de edição.

  1. Escolha seu menu favorito. À esquerda, o Aiseesoft DVD Creator classifica todos os menus em grupo, incluindo “Animais”, “Paisagens”, “Festivo”, “Urbano” e outros. Você poderá provar um a um e escolher o mais adequado ao vídeo.
    dvd converter tutorial
  2. Escolha os quadros e botões da mesma maneira que escolheu os menus.
  3. Clique na lista suspensa e selecione “Texto”. Introduza o título do seu DVD, defina fonte, cor e tamanho de letra.
    dvd converter tutorial
  4. Caso não esteja satisfeito com as imagens de fundo incluídas no programa, marque a imagem de fundo e poderá selecionar uma imagem do seu disco local.
  5. Poderá adicionar música de fundo ou vídeo de abertura da mesma maneira, simplesmente selecionando o arquivo no seu disco local.
    dvd converter tutorial
  6. Ao finalizar todas as alterações, clique em “Salvar” e todas as modificações serão aplicadas ao DVD que está sendo criado. Caso não esteja satisfeito com o resultado, clique em “Restaurar…” e recomece todo o processo.

Como editar um arquivo de vídeo antes de gravá-lo em um DVD

Aiseesoft DVD Creator oferece várias opções de edição para melhorar a qualidade do vídeo. Você poderá ajustar o brilho, contraste, saturação, matiz e volume de saída. Caso queira aproximar (zoom) uma parte do vídeo, poderá recortar a imagem, também é possível cortar o vídeo para utilizar somente um trecho do mesmo ou alterar sua resolução para que se ajuste melhor à tela onde deseja reproduzi-lo. O programa também permite a inclusão de texto, imagem e marca d’água nos vídeos. Siga as indicações abaixo para saber como fazê-lo:

  1. Ajustar efeitos de vídeo

    Carregue o arquivo no programa e clique em Editar. A primeira função é para a edição dos efeitos de vídeo. Arraste a barra para alterar brilho, contraste, saturação, matiz e volume de saída. A medida que ajusta estes efeitos, poderá ver o antes e depois na janela de pré-visualização. Marque a opção “Desentrelaçamento” para que o vídeo se reproduza de forma fluída. Ao finalizar, poderá escolher “Aplicar a todos” se deseja aplicar as alterações em todos os vídeos, ou basta clicar em “OK” para guardar somente no vídeo editado.
    dvd converter tutorial

  2. Cortar o vídeo

    Clique em “Cortar”. Introduza o tempo para início e fim ou selecione a duração do vídeo. Também poderá arrastar a barra até a posição onde deseja que o vídeo comece e termine.
    dvd converter tutorial

  3. Recortar o vídeo

    Clique em “Recortar”. A resolução padrão da janela de recorte é a mesma do arquivo original. Você poderá escolher 16:9 ou 4:3, de acordo com a resolução de tela da sua TV. Você também pode definir a resolução que queira, para isso, desmarque a opção “Manter taxa de proporção” e ajuste a janela de recorte. Volte a marcar a opção “Manter taxa de proporção”. Agora poderá ajustar a imagem à resolução que você definiu. À direita, encontrará 4 tipos de zoom. Você pode testá-los para ver qual se encaixa melhor à sua tela.
    dvd converter tutorial

  4. Adicionar marca d’água

    Clique em “Marca d’água”. Marque a opção “Habilitar marca d’água”. Escolha a marca d’água que deseja utilizar: texto ou imagem. Se for utilizar texto, escreva o texto que deseja utilizar. Clique no botão “T” para alterar fonte, tamanho e estilo de letra. Clique no botão ao lado do “T” para trocar a cor do texto. Se deseja utilizar uma imagem, clique em “…” para escolher uma foto. Defina a posição e transparência da marca d’água alterando os parâmetros à direita. Quando todas as configurações estiverem finalizadas, clique em “OK” para salvá-las.
    dvd converter tutorial