Guias de uso de Aiseesoft FoneCopy

qui encontrará algumas guias rápidas para casos específicos de uso da nossa ferramenta para transferir dados entre dispositivos móveis, sejam Android ou iOS:

Como transferir arquivos entre dispositivos móveis

Aiseesoft FoneCopy é uma ferramenta muito fácil de usar que permite a transferência de conteúdo entre dispositivos iOS e Android (de iOS para iOS, de Android para Android, de iOS para Android e vice-versa) com apenas um clique. Siga o passo a passo para transferir livremente seus arquivos entre dispositivos móveis:

  1. Baixe, instale e execute Aiseesoft FoneCopy no seu computador.
    fonecopy-1
  2. Conecte seus dispositivos ao PC com um cabo USB. O programa detectará ambos, como na imagem abaixo.
    fonecopy-2
  3. Selecione o dispositivo de origem e destino. Se necessário, clique em “Trocar” para intercambiar os dispositivos de posição.
    fonecopy-3
  4. Escolha os arquivos que deseja transferir. Clique em “Começar a copiar” e o processo de transferência se iniciará imediatamente.
    fonecopy-4

Como transferir contatos de iPhone para Android

Tanto iPhones como smartphones Android são bastante populares entre os usuários e, às vezes, um usuário de iPhone pode decidir mudar para o Android. Neste caso, será extremamente importante ser capaz de transferir arquivos de um dispositivo para outro. Abaixo, mostramos como transferir contatos de um iPhone para um smartphone Android de forma rápida e fácil:

  1. Instale Aiseesoft FoneTrans e inicie o programa. Conecte seu iPhone e seu dispositivo ao PC. O programa reconhecerá os dois dispositivos e carregará a informação de ambos na interface principal.
    fonecopy-5
    Nota: Se o programa reconhece o celular Android como dispositivo de origem e o iPhone como dispositivo de destino, basta intercambiá-los clicando no botão “Trocar”. O programa transferirá dados do dispositivo que aparece à esquerda da interface para o dispositivo da direita.
  2. Quando estejam conectados, o programa separará os arquivos em três tipos de dados: Contatos, Fotos e Mídia. Selecione a opção de contatos e clique em “Começar a copiar”.
    fonecopy-6
    Nota: Aiseesoft FoneCopy identificará os contatos iguais ambos os dispositivos e transferirá somente aqueles que não existam no dispositivo Android, desta forma, não serão criados duplicados. Apesar de que o processo de transferência de contatos é bastante simples, é recomendável a realização de um backup dos contatos do iPhone no PC. Para criar um arquivo de backup em formato V-Card, compatível com iPhone e Android, tente utilizar o Aiseesoft FoneTrans.

Como transferir contatos de um dispositivo Android para um iPhone

Quando um usuário de Android troca seu smartphone Android por um iPhone, uma das coisas mais importantes que deve levar em conta são os contatos guardados no dispositivo Android. Para facilitar a transferência de contatos do dispositivo antigo para o novo iPhone, Aiseesoft criou FoneCopy. Siga as instruções abaixo para transferir seus contatos do Android para o iPhone:

  1. Primeiramente, baixe e instale Aiseesoft FoneCopy no seu PC. A seguir, inicie o programa e conecte tanto o smartphone Android como o iPhone ao computador.
    fonecopy-7
  2. Ao conectar os dois dispositivos, o programa os reconhecerá e carregará os dados disponíveis em cada dispositivo. Verifique que o dispositivo Android apareça ao lado esquerdo da interface e o iPhone à direita. Se não estiverem na posição certa, clique em “Trocar” para trocá-los de posição.
    fonecopy-8
  3. A seguir, você poderá transferir os contatos do Android para o iPhone. Selecione “Contatos” e clique em “Começar a copiar”. Depois de alguns segundos, todos os seus contatos do dispositivo Android, incluindo todas as informações, como nome, telefone, endereço, e-mail, etc., estarão disponíveis no iPhone.
    fonecopy-9

O que fazer se seu dispositivo não for reconhecido?

Dispositivos iOS

Ao conectar um dispositivo iOS ao PC para que seja reconhecido pelo FoneCopy, tenha em conta que há diferentes requisitos dependendo da versão iOS utilizada. Para dispositivos com versão inferior ao iOS7, se recomenda desbloquear o dispositivo antes de conectá-lo. Já para iPhone, iPad ou iPod com versão iOS 7 ou superior, será necessário desbloquear o dispositivo, conectá-lo ao PC e clicar em “Confiar” na tela do dispositivo.

Nota: Caso o programa continue sem reconhecer o dispositivo depois de seguir os passos acima, tente desconectá-lo e conectá-lo novamente, também pode tentar com outro cabo USB.

Dispositivos Android

Caso o programa não responda ao conectar seu dispositivo Android, desconecte-o do PC, arraste a lista de tarefas do dispositivo para baixo e altere o modo de conexão. A seguir, volte a conectar o dispositivo. Poderá escolher entre três modos de conexão, MTP, PTP e USB Mass Storage. Veja abaixo como funcionam estes modos de conexão.

MTP: A sigla em inglês significa “Media Transfer Protocol”, ou Protocolo de Transferência de Mídia. Utilizando este modo de conexão, o dispositivo Android será reconhecido pelo PC como um dispositivo de mídia. Este protocolo é amplamente utilizado como o protocolo padrão para a transferência de arquivos de áudio para reprodutores de áudio digitais, utilizando Windows Media Player ou aplicativos similares.

PTP: Do inglês “Picture Transfer Protocol”, significa Protocolo de Transferência de Foto. Ao utilizar este modo de conexão, o PC reconhecerá o dispositivo Android como uma câmera de fotos.

USB Mass Storage: É o protocolo padrão utilizado por memórias USB, discos externos, cartões SD e outros dispositivos de armazenamento USB. Ao conectar o dispositivo Android ao PC com este modo de conexão, o mesmo poderá ser completamente acessado no PC, como se fosse um disco interno.

O que é o modo de depuração de USB?

A conexão via UBS somente poderá ser estabelecida ativando o modo de depuração de USB, que permitirá acessar os arquivos do dispositivo. Este modo é uma função própria de desenvolvimento oferecida por Android. Com esta função, o usuário pode copiar e transferir dados entre o computador e dispositivos Android, instalar apps no dispositivo, acessar dados de registro, entre outras opções. Por predefinição, o modo de depuração de USB não está ativo e é necessário ativá-lo manualmente. Veja como nos passos abaixo:

Para Android 2.3 ou inferior

  1. Abra as Configurações.
  2. Escolha Aplicativos.
  3. Vá em Desenvolvimento.
  4. Marque a opção Depuração de USB..

Para Android 3.0 – 4.1

  1. Abra as Configurações.
  2. Vá à Opções do desenvolvedor.
  3. Marque a opção Depuração de USB.

Para Android 4.2 ou superior

  1. Entre em Configurações.
  2. Vá a Geral > Sobre o dispositivo.
  3. Toque 7 vezes seguidas no Número de compilação/versão.
  4. Volte à Sobre o dispositivo e escolha Opções do desenvolvedor.
  5. Marque a opção Depuração de USB.

Alguns dispositivos precisam ser autorizados quando conectados ao computador. Por favor, marque a opção “Sempre permitir este computador” no seu dispositivo. Se a caixa que se abre desaparecer da tela do dispositivo, basta desconectá-lo e voltar a conectá-lo para que esta apareça novamente.

Instale o driver do dispositivo
  1. Ao conectar o dispositivo, se o programa não detecta nenhum driver, uma janela pop-up aparecerá solicitando a instalação do driver. Clique em Instalar.
  2. Se o driver foi instalado corretamente, mas o dispositivo ainda não é reconhecido, verifique se o driver está desabilitado no Administrador de Dispositivos. Poderá encontrar o driver em Computador → Propriedades → Administrador de dispositivos → Android Phone.
  3. Clique com o botão direito no nome do driver e verifique se está desabilitado. Em caso positivo, clique Habilitar e o dispositivo poderá conectar-se ao PC corretamente.

    Caso tenha ativado o modo de depuração de USB, instalado o driver com êxito e autorizado o dispositivo, mas este ainda não é reconhecido, recomendamos o seguinte:

    • Desconecte o cabo UBS.
    • Em seu dispositivo, vá a Configurações → Aplicativos → Desenvolvimento e desative o modo de depuração de USB. Depois, volte a ativá-lo.
    • Reconecte seu dispositivo ao PC e inicie o programa.
    • Se o dispositivo continua sem ser reconhecido pelo FoneCopy depois de seguir todos os passos acima, por favor, entre em contato com nosso suporte em suporte@aiseesoftware.com.br