3GP – O que é o formato 3GP

Existe um estranho fenômeno em relação ao formato 3GP, um formato multimídia exclusivo para celulares 3G, mas que ainda é muito popular entre diversos dispositivos, inclusive após o lançamento de celulares 4G. Você já pensou por quê? Este artigo irá desvendar os mistérios do formato 3GP!

Breve explicação do formato 3GP

O formato de arquivo 3GP é um formato multimídia usado principalmente em celulares 3G, mas também usado em alguns celulares 2G e 4G. Este formato foi desenvolvido para celulares GSM e sua extensão de arquivo é o .3gp. O formato 3GP é similar ao formato 3G2, outro formato contentor principalmente usado com celulares CDMA. Ambos são versões simplificadas do formato MP4, motivo pelo qual alguns celulares usam a extensão .mp4 para vídeos 3GP. A maioria dos celulares 3G, junto a alguns celulares 2G e 4G, suportam a reprodução e gravação de vídeos em 3GP. O formato 3GP ocupa menos espaço de armazenamento e usa menos o pacote de dados, trazendo vários benefícios ao usuário.

Formato 3GP

O que é um arquivo 3GP?

O formato 3GP é um formato multimídia definido pelo Third Generation Partnership Project (3GPP), que foi desenvolvido para ser usado com a transmissão de dados de alta velocidade das redes 3G. Ele pode ser reproduzido em celulares, MP4 players e outros dispositivos móveis. Os arquivos 3GP são populares devido ao seu tamanho pequeno e a sua alta mobilidade, embora seja inferior ao formato AVI quando usado em um PC devido a sua compatibilidade, menor suporte por parte dos softwares e baixa qualidade de imagem.

O formato 3GP pode conter faixas de vídeo em MPEG-4, H.263 ou MPEG-4 Part 10 (AVC/H.264) e faixas de áudio em AMR-NB, AMR-WB, AMR-WB+, AAC-LC, HE-AAC v1 ou HE-AAC V2. Os vídeos 3GP tem duas resoluções diferentes: resolução de 176x144 para celulares que suportam somente o formato 3GP ou 320x240 para celulares com widescreen, MP4 Players, PSP e iPod Touch.

Formato 3GP

Quais dispositivos e sistemas suportam o formato 3GP?

Quase todos os celulares 3G suportam a reprodução e gravação de vídeos em 3GP. Porém, o tamanho máximo dos vídeos em 3GP assim como os limites de resolução variam em diferentes dispositivos.

  • Alguns celulares sem suporte ao 3G também podem suportar a reprodução de vídeos ou filmes em 3GP.

  • Alguns players também podem suportar arquivos 3GP, como o Windows Media Player, Apple Quick Time Player, VLC Media Player, Media Player Classic, K-Multimedia Player, Totem, RealPlayer, MPlayer e outros reprodutores de vídeo.

  • Alguns áudios importados de um CD para o PS3.

  • O Nintendo DSi suporta arquivos 3GP em um cartão SD.

  • Um computador com Windows, Mac OS X ou Linux com Windows Media Player, Apple Quick Time Player ou VLC Media Player pode reproduzir filmes em 3GP.

  • Além disto, arquivos 3GP podem ser codificados e descodificados com o FFmpeg.

Como converter arquivos 3GP

Como reproduzir um filme em 3GP

Você gravou um vídeo em seu celular e quer assisti-lo em seu computador, mas não consegue reproduzir seu vídeo com o player instalado em seu computador? Neste caso, você precisa instalar um player de vídeo 3GP. Existem muitos players de vídeo populares no mercado que suportam o formato 3GP, incluindo o Aiseesoft Blu-ray Player, Media Player, Quick Time Player, RealPlayer, entre outros. Aqui, nós recomendamos o uso do Aiseesoft Blu-ray Player para assistir seus filmes em 3GP.

Porém, outra solução é converter os filmes em 3GP para MP4 ou converter os arquivos 3GP para AVI ou outros formatos populares usando o Aiseesoft Video Converter Ultimate. Leia mais sobre como converter arquivos 3GP para MP4 e converter arquivos 3GP para AVI.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Blu-ray Player

Seguir @rafadiasbcn