Guerra de alta definição: Blu-ray vs DVD HD

Blu-ray vs DVD HD

Para começar, Blu-ray não vem de DVD Blu-ray. Se chama Disco Blu-ray (Blu-ray Disc), cuja abreviação é BD. O DVD HD, também chamado de AOD (Advanced Optical Disc), foi co-desenvolvido pelas gigantes eletrônicas Toshiba e NEC. Estes são so dois principais sistemas de alta definição para substituir o formato DVD padrão. Na verdade, existem outros competidores como a Warner Bros. Pictures com o HD-DVD-9, o FVD de Taiwan (Forward Versatile Disc), o EOD da China (Enhanced Video Disc) e assim por diante. Este artigo irá focar nos principais: Blu-ray e DVD HD.

Diferenças entre o Blu-ray e o DVD HD

Sejamos francos, a guerra das tecnologias de alta definição não foi decidida devido aos méritos técnicos de cada formato. Ao invés disto, outros fatores como política empresarial e marketing são vantagens técnicas mais importantes. Não acredita? Veja na tabela abaixo as diferenças entre o Blu-ray e o DVD HD:

  DVD HD Blu-ray
Laser 405 nanômetros O mesmo que o DVD HD. Porém, aumentando o orifício de 0,60 para 0,85 e fazendo a camada de revestimento mais fina para evitar efeitos ópticos indesejados, o feixe do laser pode ser focado em um ponto menor, o que faz com que o Blu-ray guarde mais informações no mesmo espaço.
Capacidade 15GB (layer única), 30GB (dual layer). O limite teórico é de 60GB. 25GB (layer única), 50GB (dual layer). O limite teórico é de 200GB.
Compressão MPEG-2, AVC MPEG-4 e VC-1 O mesmo que o DVD HD
Resolução máxima 1080p O mesmo que o DVD HD
Compatibilidade Compatível com o DVD padrão. O mesmo que o DVD HD.
Vantagens Primeiro a entrar no mercado, com o apoio da Microsoft. Mais barato de ser produzido. Capacidade de armazenamento muito maior. Discos regraváveis podem gravar e reproduzir ao mesmo tempo. A Sony é dona da Columbia Pictures e da MGM. O Playstation 3 da Sony pode reproduzir discos Blu-ray.
Associação Microsoft, Toshiba, NEC, Sanyo, Memory-Tech, NBC Universal, Viacom (Paramount e Dreamworks). Sony, Pioneer, Dell, HP, Hitachi, LG Electronics, Panasonic, Mitsubishi, Philips, Samsung, Sharp, TDK, Dell e Thomson Multimedia. Disney, Fox, MGM e Warner Bros.
Preço Não muito caro Mais caro que o DVD HD

Aiseesoft Blu-ray Player

Qualquer que seja sua conclusão, você precisará reproduzir os filmes de alguma forma, certo? Para reproduzir filmes blu-ray ou DVD HD com a melhor qualidade possível, nós recomendamos o Aiseesoft Blu-ray Player. O Blu-ray Player é um reprodutor de mídias Blu-ray que também suporta inúmeros outros formatos de vídeo, incluindo MTS, M2TS, MXF, TS, TRP, MKV, MPEG, FLV, WMV, MP4 e vídeos de alta resolução.

Se interessou? Baixe agora mesmo a versão de testes do Aiseesoft Blu-ray Player e experimente!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Blu-ray Player

Seguir @rafadiasbcn