O que são codecs Blu-ray e como reproduzir filmes em Blu-ray?

Discos Blu-ray tem uma quantia de espaço gigante, e é aqui que a história começa. Uma única camada de um disco Blu-ray pode conter até 25GB de dados, enquanto um Blu-ray dual layer pode conter até 50GB. É quase o dobro de um HD DVD, uma razão importante pela qual o Blu-ray venceu a guerra contra o HD DVD.

Quanto ao codec de vídeo, enquanto o HD DVD suporta somente o MPEG-2, o mesmo codec do DVD, discos Blu-ray suportam MPEG-4 AVC e SMPTE VC-1, além do MPEG-2. Abaixo estão introduções detalhadas destes codecs do Blu-ray. Você também irá aprender como reproduzir filmes em Blu-ray sem precisar instalar codecs em seu computador.

Codecs Blu-ray

Um codec é um programa de computador que codifica e decodifica arquivos de mídia com ou sem perda de qualidade. Um disco Blu-ray usa principalmente os codecs de vídeo abaixo:

MPEG-2

Este é um codec de vídeo lossy usado tanto no HD DVD quanto nos primeiros discos BLu-ray. Embora o MPEG-2 possa ser usado como um codec de alta definição, ele não é otimizado para taxas de bits baixas (mas com imagens de alta qualidade). Assim, muitos estúdios de filmes agora mudaram para outros codecs de vídeo ao usar discos Blu-ray.

MPEG-4 AVC

Este é o nome informal do H.264/MPEG-4 Part 10 ou AVC (Advanced Video Coding). O MPEG-4 AVC é o mais usado dos codecs de vídeo em discos Blu-ray. Ele suporta uma resolução de 4096x2340 pixels e até 26.7 Mbps de taxa de bits. Este é um codec de vídeo otimizado para o Blu-ray, que oferece alta qualidade de imagem até mesmo em taxas de bits mais baixar que o MPEG-1 em VCD.

Além de ser usado em discos Blu-ray, o MPEG-4 AVC (H.264) também é muito adotado para o stream de vídeos online, como no YouTube, Vimeo e na iTunes Store.

SMPTE VC-1

O VC-1 foi inicialmente desenvolvido como um formato proprietário de vídeo da Microsoft, e lançado como um padrão de vídeo SMPTE formal em 3 de Abril de 2006. O SMPTE VC-1 é a melhor alternativa ao MPEG-4 AVC para discos Blu-ray. Ele suporta sequências de vídeo entrelaçado sem convertê-los para progressivo antes. E, é claro, o VC-1 também suporta a codificação de conteúdo entrelaçado.

Reproduzir filmes Blu-ray com qualquer codec de discos Blu-ray

Você pode reproduzir filmes Blu-ray com vários players de Blu-ray no Windows, como o Aiseesoft Blu-ray Player, o PowerDVD ou o WinDVD. Para usuários de Mac, as opções são mais limitadas. Porém, você ainda pode contar com o Aiseesoft Blu-ray Player ou com o Macgo Blu-ray Player.

Estes reprodutores de Blu-ray geralmente instalaram seus próprios codecs de vídeo para rodar os discos Blu-ray, assim você não tem que instalar por si mesmo!

Reproduza filmes em Blu-ray com o Aiseesoft Blu-ray Player

Aiseesoft Blu-ray Player

O Aiseesoft Blu-ray Player é um reprodutor de Blu-ray para Windows e Mac que suporta, além de discos Blu-ray, inúmeros formatos de vídeo como MTS, M2TS, MXF, TS, TRP, MKV, MPEG, FLV, WMV, MP4 e vídeos de alta resolução.

Veja agora mesmo a versão de testes do programa! Baixe o Aiseesoft Blu-ray Player e experimente!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Blu-ray Player

Seguir @rafadiasbcn