Reproduzir arquivos MXF no Windows

O "Material eXchange Format" (MXF) é um formato de arquivo para a troca de material entre servidores, streamers de fita e arquivos digitais, vídeos, áudio e metadata em um arquivo contentor. Com foco profissional e uma ampla gama de aplicações, o MXF pode ser implementado em diversos dispositivos, indo de câmeras até sistemas de computador. Seguindo as necessidades do usuário e as demandas comerciais, fabricantes competidores estão trabalhando juntos para oferecer uma solução de padrão aberto para este formato, o que pode ser visto através dos dispositivos lançados capazes de gravar em MXF, como a Panasonic DVCPRO P2 MXF, a Sony XDCAM MXF e a Canon XF MXF. O formato MXF também é usado como o formato encapsulador para o Dolby Digital Cinema.

Embora satisfaça a maioria das necessidades de mídia, o MXF ainda tem muito caminho pela frente para se tornar popular. Inevitavelmente, será necessário um outro reprodutor de MXF ao invés de se usar somente o Windows Media Player ou o QuickTime do Mac. Se você quiser reproduzir arquivos MXF, a melhor maneira de se fazer isto é encontrando um reprodutor de mídia que suporte a reprodução de arquivos MXF. Para aproveitar melhor a experiência de se assistir vídeos profissionais com o formato MXF, nós oferecemos o Aiseesoft Blu-ray Player. Embora seja reprodutor de Blu-ray, o programa tem um desempenho excelente ao reproduzir arquivos MXF. Você também pode baixar a versão para Windows ou Mac no link abaixo.

Leia o guia abaixo para saber como reproduzir arquivos MXF facilmente com o Blu-ray Player, após baixá-lo e instalá-lo em seu computador.

Passo 1. Abra seus arquivos MXF

Você tem três maneiras diferentes para abrir seu arquivo MXF. Você poderá escolher qualquer uma delas de acordo com seus hábitos:

  • A primeira maneira: Após abrir o programa, você verá duas opções – "Abrir arquivo" e "Abrir disco". Selecione "Abrir arquivo". Na janela que aparecer, abra o arquivo MXF que você deseja reproduzir.

  • Abra o MXF desejado

  • A segunda maneira: Clique em "Arquivo" na barra superior da interface e selecione "Abrir arquivo".

  • Selecione Abrir arquivo no menu Arquivo

  • A terceira maneira: Esta também é a mais fácil. Você pode simplesmente arrastar e soltar o MXF na interface do programa para que o Aiseesoft Blu-ray Player reproduza seu arquivo MXF automaticamente.

Passo 2. Reproduza seus vídeos em MXF

Após abrir o MXF no programa, você poderá aproveitar o seu vídeo. Mas, para melhorar ainda mais sua experiência, vamos apresentar alguns truques para agilizar a sua utilização do programa. Pausar/Parar/Reproduzir: Você pode controlar estas funções durante a reprodução do seu vídeo clicando diretamente no ícone existente na área inferior da tela.

Pause, pare e reproduza seu vídeo

Você também pode clicar com o botão direito na área em que o vídeo está sendo reproduzido para ver um pequeno painel de opções, incluindo "Parar" e "Reproduzir". Além disto, você pode clicar em "Controles" no menu superior para encontrar a opção "Reproduzir" e "Parar". Escolha a maneira mais confortável para você e divirta-se!

Controle seu vídeo como desejar

Tela cheia/Restaurar: A maneira mais fácil e imediata para abrir seu vídeo em tela cheia é clicando no ícone do canto inferior direito.

Tela cheia

Outra maneira para abrir seu vídeo em tela cheia é clicando na imagem do seu vídeo e selecionando "Tela completa/Restaurar". Quando você estiver em tela cheia, você pode voltar para o modo normal clicando duas vezes na tela, clicando com o botão direito ou pressionando "Esc" no seu teclado. Você também pode passar o mouse na área inferior da tela para mostrar a barra de controle do seu vídeo. Para mais opções, você pode ir até a opção "Vídeo" no topo da interface.

Captura de imagem: Durante a reprodução dos seus vídeos em MXF, você pode capturas imagens clicando no ícone de câmera na parte inferior da interface quando encontrar alguma cena engraçada! O ícone com o formato de uma pasta logo ao lado irá abrir a pasta em que as imagens serão salvas.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Blu-ray Player

Seguir @rafadiasbcn