Blu-ray vs. DVD - Diferença entre Blu-ray e DVD

blu ray x dvd

O Blu-ray, como mídia digital, veio para oferecer uma melhor experiência visual que o DVD. Mesmo que o Blu-ray tenha finalmente ganhado a guerra de formatos de alta definição, muitos usuários ainda se confundem em relação à diferença entre o processo de upscaling de resolução do DVD padrão e a verdadeira capacidade de alta definição do disco BD. Vamos ver algumas informações sobre os dois formatos nesse artigo.


Parte 1: Blu-ray vs. DVD

Você pode achar que o Blu-ray não traz uma grande melhora na qualidade dos vídeos. No entanto, por várias razões, você ainda deve escolher o Blu-ray, e você sabe que o formato Blu-ray é o futuro de mídias e formatos. Mesmo que o disco Blu-ray pareça exatamente igual ao DVD em tamanho e forma, ainda existem muitas diferenças entre a mídia, incluindo a capacidade de armazenamento, a tecnologia de leitura, a resolução de imagem e a compatibilidade com players. Verifique algumas das diferenças do Blu-ray vs. DVD:

Recurso

Blu-ray

DVD

Capacidade de armazenamento

O disco Blu-ray pode armazenar aproximadamente 25 GB de dados. Isso equivale a cerca de duas horas de informação de alta definição ou 13 horas na definição padrão. O disco Blu-ray de camada dupla pode armazenar até 50 GB de dados. Ou seja, uma capacidade de armazenamento maior que o DVD. Desta forma, você pode armazenar vídeo e áudio de maior qualidade.

Um DVD de camada única pode armazenar cerca de 4,7 GB de dados, que é cerca de duas horas de filme. Um DVD de camada dupla ou DVD-9, pode armazenar o dobro da quantidade de dados em 8,7 GB. Ainda é muito menos do que o menor disco Blu-ray.

Resolução de imagem

Devido à maior capacidade de armazenamento do disco Blu-ray, ele pode armazenar muito vídeos e áudios de alta qualidade. O Blu-ray foi projetado para exibição de alta definição em 1080 linhas. O Blu-ray suporta resoluções até 1920x1080 e taxas de quadros até 29.97 na resolução mais alta (taxas de quadros de até 59.94 em resoluções mais baixas).

O DVD padrão oferece uma resolução de definição de 480 ou 520 linhas e pode lhe dar uma excelente qualidade de imagem em uma TV normal. Mas se você reproduzir um DVD em uma HDTV widescreen, a imagem pode parecer granulada. Devido à capacidade de armazenamento muito menor de um DVD padrão, não é possível ter qualidade de vídeo HD em um DVD.

Disponibilidade

O Blu-ray é uma tecnologia mais nova que o DVD, o que significa que nem todos os filmes mais antigos ainda estão disponíveis em formato Blu-ray.

O DVD existe desde 1996 e teve anos para desenvolver sua biblioteca. Quase todos os filmes já feitos estão disponíveis em formato DVD e, ao alugar filmes, você encontrará o filme em formato DVD muito mais facilmente do que em formato Blu-ray.

Compatibilidade do player

Todos os players de Blu-ray atualmente no mercado têm a capacidade de reproduzir DVDs padrão.

Os discos Blu-ray não são lidos em um leitor de DVD padrão.

Conteúdo

Muitos filmes Blu-ray vem com conteúdo adicional não disponível com o DVD. Este conteúdo pode incluir comentários adicionais, bastidores, e muito mais e geralmente todos em um único disco.

Com o espaço limitado de um DVD, alguns filmes em DVD podem vir conteúdo extra adicional, mas muitas vezes em um segundo disco.

Tecnologia do laser

Os players de Blu-ray usam um laser azul para ler as informações armazenadas. Os comprimentos de onda do laser azul são mais baixos do que o vermelho a 405nm. Eles são cerca de duas vezes e meia menores em diâmetro do que os lasers vermelhos. Isso permite uma leitura mais precisa das informações armazenadas no disco.

Os leitores de DVD usam um laser vermelho com 650nm de comprimento de onda para ler discos de DVD.

Preço

O preço dos players de Blu-ray é um pouco maior do que o preço dos players de DVD. Mas ele está mais acessível do que nunca. Os discos Blu-ray custam um pouco mais do que DVDs padrão.

Players e discos de DVD, no entanto, são mais baratos do que um disco Blu-ray.

3D

Todos os filmes 3D mais recentes só são lançados em Blu-ray.

Todos os filmes 3D mais recentes só são lançados em Blu-ray. Embora existam DVDs em 3D, todos os últimos filmes só estão saindo no Blu-ray.


Parte 2: Melhor player de Blu-Ray disponível

Se você preferir usar um software para reproduzir filmes em Blu-ray no PC/Mac, você deve prestar mais atenção a esta parte. Para isso, recomendamos o player profissional Aiseesoft Blu-Ray Player para ajudá-lo a reproduzir discos BD no computador.

melhor player de blu ray

Aiseesoft Blu-ray Player é um reprodutor profissional, que pode reproduzir discos ou pastas de Blu-ray, Blu-rays em imagens ISO e arquivos de mídia comuns de forma suave. Você pode reproduzir qualquer disco Blu-ray/arquivos ISO diretamente com o efeito visual em 1080p HD e reproduzir H.265/HEVC 4K sem perdas no PC. Além disso, ele pode funcionar como um player de mídia comum para reproduzir arquivos de vídeo HD/SD. Você pode baixá-lo através do link abaixo:

Veja também: melhores programas para reproduzir FLV e melhores alternativas ao QuickTime Player.

Neste artigo, falamos principalmente sobre reproduzir discos Blu-Ray e as diferenças entre os formatos de DVD e Blu-Ray.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafael sobre Aiseesoft Blu-ray Player

Seguir @rafaeldvz