Como reproduzir um Blu-ray em 4k no PC?

4K é um formato de imagem de alta qualidade, 4 vezes melhor que o HD. No começo, somente era utilizado para projetar filmes no cinema, mas durante os últimos anos tem chegado às nossas televisões e outros aparelhos domésticos. As câmeras e os ecrãs dos nossos dispositivos celulares são cada vez melhores e é normal encontrar vídeos e filmes na Internet com essa qualidade.

No entanto, não sempre é tão fácil assim reproduzir filmes com esta qualidade de imagem. Os arquivos 4K normalmente são pesados e, mesmo com as melhores dos últimos anos, não todos os computadores nem todos os ecrãs são compatíveis com o 4K.

Deste modo, há poucos elementos de armazenamento que podem transmitir corretamente um arquivo 4K para um leitor. O Blu-ray, por exemplo, é um formato de disco óptico com uma grande capacidade de armazenar dados de alta densidade e uma ótima unidade para salvar e reproduzir vídeos em 4K. No entanto, também não é possível utilizá-lo com qualquer leitor.

Neste artigo, explicamos o que é necessário para reproduzir um arquivo 4K de um disco Blu-ray e assim desfrutá-lo sem falhos nem interrupções.


1. Leitor de Blu-Ray

Contrariamente ao que normalmente pensamos, um leitor DVD não é capaz de ler um disco Blu-ray. Os DVD são utilizados com leitores de luz vermelha, enquanto o Blu-ray é lido com luz azul. Portanto, para reproduzir um arquivo gravado em um disco Blu-ray no computador, será necessário um leitor de luz azul.

Temos que ter em conta que um leitor de Blu-ray é uma peça de hardware, ou seja, um aparelho físico que pode estar integrado já no próprio computador ou também pode ser externo e estar conectado ao PC com um cabo USB. Tenha presente que o hardware (as peças do computador, como o leitor Blu-ray) não pode ser substituido por um programa informático para realizar essa função. Neste caso, um programa para reproduzir discos Blu-ray não funcionará no PC se ele não tem nenhuma peça que permita ler e extrair a informação do disco.


2. Ecrã 4K

A resolução na hora de visualizar um arquivo não depende somente dele, mas também do dispositivo utilizado. Resumidamente, as televisões- por exemplo- reproduzem imagens a partir de quadrados de luz minúsculos no ecrã. Cada quadradinho pode variar sua cor e imagem no conjunto. Quantos mais quadrados de luz, maior o nível de detalhe que o ecrã é capaz de reproduzir.

Suponhamos que a tela de um computador é capaz de reproduzir filmes em HD com todos os detalhes na imagem. Cada píxel do vídeo corresponde com o um quadradinho de luz da tela. Mesmo assim, o ecrã não dispõe de suficientes quadradinhos para reproduzir um filme em 4K, pois cada quadradinho teria que se encarregar de mais de um píxel da imagem 4K. Portanto, deixará de lado alguns detalhes do 4K e reproduzirá a imagem na qualidade HD.


3. Um computador potente e um reprodutor adequado

Como mencionado, os arquivos 4K contém uma grande densidade de dados, provocando que o computador precise de destinar muitos recursos para que seja reproduzido. Algumas máquinas não conseguem por causa disto e, portanto, não podem mostrar imagens nesta resloução.

Além disso, existem muitos programas disponíveis no mercado para reproduzir vídeos, mas a grande maioria não é capaz de lidar com toda a informação que o arquivo 4K inclui. Na tentativa de reprodução, a imagem trava.

Neste artigo recomendamos o Aiseesoft Blu-ray Player, um ótimo programa para abrir arquivos em 4k da Internet ou de um Blu-ray.

Verifique que seu PC cumpra todos os requisitos listados para visualizar o Blu-ray em 4K.

  • Sistemas operativos compatíveis: Windows 10, Windows 8.1, Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP (SP2 ou superior), Mac OS X 10.5 ou superior (incluindo OS X El Capitan)
  • Processador: Intel Core2 Duo 2.4GHz / ADM Athlon™ ou superior
  • RAM: 2GB ou mais
  • Drive ótico: Blu-ray

Saiba que um computador antigo pode estar bastante desgastado com o tempo e ter perdido uma parte da capacidade de processamento. Por isso, ainda que no início ele cumprisse os requisitos mínimos, é possível que ele não consiga mais reproduzir 4k.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Blu-ray Player

Seguir @rafadiasbcn