Conheça as ferramentas para gravar DVD no Windows e no Mac

O DVD Flick é um programa gratuito que permite a gravação de arquivos de vídeo do computador em DVDs que podem ser reproduzidos em qualquer DVD player, em seu computador ou em outros reprodutores de mídia. O programa permite a adição de um menu e de suas próprias legendas ao DVD criado. Os arquivos de vídeo a serem gravados podem estar em qualquer um dos seguintes formatos: AVI, MOV, MPG, WMV, ASF, FLV (Flash Video), e Matroska. Entre os codecs suportados estão o MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, XviD, DivX, WMA e WMV (Windows Media Audio e Video), MP3, OGG Vorbis, H.264 e On2 VP5/6. O programa é open source.

O DVD Flick pode converter os seguintes formatos de vídeo para DVD: AVI, HD MOV, MKV, MJPG, MPG, M2V, MP4, NSV, NUT, QT, MOV, RM, SMK, OGM, WMV, ASF, FLV, M4V e WMV.

O programa também suporta autoração de DVDs, criação de imagens ISO e gravação de DVDs, tudo em uma só ferramenta.

Clique aqui para baixar a última versão do DVD Flick no site oficial do programa, ou clique aqui para gravar arquivos nos formatos M4V, WMV e FLV em DVD usando o Aiseesft DVD Creator para Mac.

  1. Baixe e abra o DVD Flick em seu computador
  2. Abra o DVD Flick

  3. Clique em "New Project" para criar um novo projeto
  4. Selecione a pasta de destino do projeto
  5. Selecione a pasta de destino em que serão salvas as pastas "AUDIO_TS" e "VIDEO_TS" do DVD. É recomendado usar o sistema de arquivos NTFS em seu sistema operacional, já que os arquivos temporários m2v excedem o limite de 4GB do sistema de arquivos FAT32. Além disto, não use letras fora do alfabeto inglês no caminho da pasta de destino, já que podem ocorrer erros durante o processo de autoração do DVD.

  6. Selecione o vídeo desejado para o projeto
  7. O DVD Flick suporta os seguintes tipos de arquivos de vídeo: M4V, WMV, FLV, AVI, HD MOV, MKV, MJPG, MPG, M2V, MP4, NSV, NUT, QT, MOV, RM, SMK, OGM, ASF, 3GP e 3G2.

  8. Espaço ocupado no DVD
  9. A barra da esquerda indica quantos bytes serão ocupados em seu DVD com as configurações padrão do programa. A porcentagem é diretamente relacionada ao tamanho do arquivo adicionado no passo anterior deste guia.

    Espaço ocupado no DVD

  10. Edite as preferências de gravação do DVD
  11. Aba 1. General

    O "Aspect Ratio" é um valor auto-detectado de acordo com a dimensão de quadro dos vídeos que você irá gravar.

    O objetivo dos capítulos é pular uma quantia determinada de tempo dos vídeos ou filmes de maneira prática. É recomendado o uso da opção "Create chapters every X minutes", que irá criar capítulos a cada determinada quantia de minutos.

    Você pode usar também um número fixo de capítulos marcando a opção "Create".

    Edite as configurações gerais

    Aba 2. Video Sources

    Esta aba informa o codec, o tamanho do quadro, a proporção de tela e a taxa de quadros por segundo dos vídeos que você adicionou.

    Veja as informações de seus vídeos

    Taxa de quadros – Veja a lista de FPS e formatos abaixo (FPS – Quadros por segundo):

    • 23,976 FPS – NTSC Film

    • 25 FPS – PAL

    • 29,97 FPS – NTSC

    • 30 FPS – NTSC recomendado para vídeos fora do padrão

    • 12,5 FPS – PAL

    • 15 FPS – NTSC

    • Aviso: Lembre o formato de seu arquivo – ele terá de ser o mesmo formato em "Project settings".

    "Add a file" – Esta opção permite que você adicione novos arquivos ao DVD que você está criando. Podem ser vídeos adicionais, como cenas excluídas por exemplo. É importante que o mesmo FPS do vídeo principal seja mantido nestes vídeos adicionais.

    "Remove a file" – Você também pode remover um arquivo adicionado.

    Aba 3. Audio tracks

    Remova uma faixa de áudio clicando no botão "Edit" e removendo a faixa de áudio adicional que você não deseja da lista "Audio track sources".

    Adicione uma faixa de áudio clicando no botão "Add" e selecionando um arquivo de áudio em seu computador. Após selecionar o áudio, clique em "Accept". O DVD Flick também pode extrair faixas de áudio de todos os arquivos de vídeo suportados (AVI, FLV, HD MOV, MKV, MJPG, MPG, M2V, MP4, M4V, NSV, NUT, QT, MOV, RM, SMK, OGM, WMV, ASF, 3GP e 3G2) e formatos de áudio nativos (AAC, AC3, FLAC, MKA, MP3, MP2, MPA, OGG, WAV e WMA).

    Selecione o idioma da faixa de áudio adicional clicando na faixa de áudio e selecionando um idioma da lista "Track language".

    Aba 4. Subtitles

    Adicione legendas ao seu DVD clicando no botão "Add" e selecionando legendas presentes em seu computador. O DVD Flick suporta os seguintes formatos de legenda: AQT, JS, RT, SMI, ASS, SRT, SSA e TXT.

    Você também pode editar as configurações das legendas clicando no botão "Edit". Selecione o idioma, modifique a fonte, o tamanho da fonte e o local em que serão mostradas as legendas. Como sempre, clique em "Accept" para salvar suas modificações. A opção "Force display" irá forçar a exibição de uma legenda durante a reprodução do DVD, mesmo que uma não seja selecionada no menu.

    Edite suas legendas

    Se tudo foi feito corretamente você verá esta janela com as configurações modificadas das legendas. Pressione "Accept" para salvar suas modificações.

  12. Configurações do projeto
  13. Na tela principal do DVD Flick clique em "Project settings" para modificar as configurações de seu projeto.

    Aba "General"

    Selecione o tamanho de sua mídia na lista da opção "Target size". O tamanho padrão é "DVD (4,3 GB)". Se você precisar selecionar um tamanho personalizado para seu DVD vá à opção "Custom" para habilitar a opção "Custom size".

    A opção "Encoder priority" permite que você use o DVD Flick com alta prioridade em seu sistema operacional para que o tempo total de codificação seja reduzido.

    Aba geral

    Aba "Video"

    Defina o formato de seu DVD na opção "Target Format". A opção "Encoding profile" tem por recomendação o uso em "Normal" ou "Best". Os modos "Fastest" e "Fast" reduzem o tempo total do processo, mas têm resultados piores de qualidade.

    A opção "Target bitrate" é mais fácil de ser usada em "Auto fit". Esta opção irá calcular a taxa de bits para a codificação automaticamente de acordo com o tamanho do DVD e definir o maior valor possível. Se você for experiente neste assunto, é possível selecionar a opção "Custom bitrate".

    Modifique as opções avançadas de vídeo clicando em "Advanced".

    Marque a opção "Second encoding pass" para melhorar o resultado da codificação. É altamente recomendado o uso desta opção, mas isto irá aumentar o tempo total do processo.

    Marque a opção "Half horizontal resolution" para habilitar o modo Half D1 DVD – um dos padrões para DVD, que diminui o tamanho do quadro para 352x576 para PAL e 352x480 para NTSC (ao invés de 720x576 para PAL e 720x480 para NTSC).

    Marque a opção "Add overscan borders" para deixa seu DVD com margens pretas à esquerda e à direita, permitindo que você veja a imagem completa de seu DVD 4:3 mesmo em uma televisão 16:9.

    O uso da opção "Deinterlace" não é recomendado.

    Marque "Force MPEG-2 recompression" para recomprimir seus arquivos MPEG-2. Não marque esta opção se os arquivos M2V foram codificados com o Cam Video Tool 4 DVD Flick.

    Modifique as opções avançadas

    Aba "Burning"

    Se a opção "Create ISO image" estiver marcada, a imagem ISO do DVD será criada em seu disco na pasta de destino selecionada na opção "Project destination folder". Ter a imagem ISO do DVD pode ser útil se você preferir gravar seu DVD utilizando outro programa que suporte imagens ISO. Um arquivo "MDS" (Media decriptor) também será criado. Se você quiser gravar seu DVD com o DVD Flick, marque a opção "Burn project to disc" (seta vermelha).

    Se você estiver usando um DVD regravável (+RW ou -RW) marque a opção "Automatically erase disc if it is rewritable".

    Aceite todas as modificações do projeto clicando em "Accept". Agora você está pronto para gravar seu DVD!

  14. Iniciando a gravação
  15. Clique em "Create DVD" na tela principal do programa. O DVD Flick irá perguntar se você deseja realmente continuar, clique em "Yes".

    Um outro aviso irá aparecer citando a opção "Project destination folder", clique em "Yes".

    A janela "DVD Flick Progress" irá mostrar ao usuário todos os passos executados.

    Após a conclusão da gravação você verá uma nova janela. Clique em "Close" para retornar à janela principal do DVD Flick. Aqui você poderá salvar o projeto que você criou em seu computador.

Nota: O DVD Flick está disponível somente para usuários do Windows. Se você quiser gravar filmes em DVD no seu Mac, você pode usar o Aiseesoft DVD Creator para Mac. Este é um conversor profissional para Mac de filmes para DVD que pode gravar filmes (arquivos de vídeo) em formatos populares, como MOV, AVI, MP4, FLV, M4V e WMV para DVD em seu Mac. Você pode baixá-lo no botão abaixo:

Se você quiser converter vídeos do iTunes para DVD, você precisa salvar os vídeos do iTunes em seu computador. Após isto, use o DVD Flick para converter os vídeos do iTunes para DVD gratuitamente.

Se você quiser gravar vídeos do YouTube em DVD você pode baixar vídeos do YouTube para seu computador utilizando o Aiseesoft Video Converter Ultimate. Após isto, use o DVD Flick para gravar vídeos do YouTube em DVD grátis. Você também pode baixar vídeos de outros sites como Veoh, Google Video, iFilm, VidILife, Blip.TV, Music.com, ZippyVideos, Dailymotion, DevilDucky, etc. e gravar em DVD usando o método mostrado acima.

Outros programas para gravar DVDs

DVD Styler

O DVD Styler é um programa open-source de autoração de DVDs para Windows e Linux. Ele pode converter arquivos MPEG, criar menus para DVDs NTSC/PAL altamente personalizáveis (você pode definir imagens de fundo, colocar textos e imagens onde quiser, mudar a fonte e cores, etc.), definir capítulos para o filme, etc.

Aiseesoft DVD Creator

O Aiseesoft DVD Creator é um programa para gravar e criar DVDs com inúmeras funções, podendo converter arquivos de quase todos os formatos populares para DVD sem perdas de qualidade. O programa permite a gravação direta de vídeos e filmes em DVD ou criação de imagens ISO, além de oferecer opções para criação de menus personalizados, adição de faixas de áudio e adição de legendas e diversas opções de configuração de vídeo, áudio e legendas para seus DVDs.

DivXToDVD Perl Script

O DivXtoDVD é um script Perl para Linux e outros sistemas Posix (como BSD, Unix e outros sistemas operacionais semelhantes) que pode converter filmes em DivX para arquivos de DVD (arquivos e pastas AUDIO_TS e VIDEO_TS). Este script é open source e é bom notar que não se trata do programa de nome semelhante (e comercial) ConvertXtoDVD, também chamado de DivXtoDVD.

ImgBurn

O ImgBurn é um programa leve para a gravação de CDs, DVDs, HD DVDs e Blu-rays que todos deveriam ter em seu kit de ferramentas! O programa oferece diversos "modos", cada um para uma tarefa diferente:

Read - Converte um disco para uma imagem

Build - Cria uma imagem a partir de arquivos em seu computador ou rede, ou você pode gravar os arquivos diretamente em um disco

Write - Grava uma imagem em um disco

Verify - Verifica se um disco é 100% legível. Você também pode fazer com que o ImgBurn compare o disco com uma imagem para garantir que os dados estejam corretos

Discovery - Testa seu drive de DVD! Usado em combinação com o DVDInfoPro você poderá checar a qualidade das gravações do seu drive.

Q DVD-Author

O Q DVD-Author é, essencialmente, uma versão com interface gráfica do dvdauthor e outras ferramentas relacionadas encontradas em um sistema Linux. Com este programa você pode criar menus para DVDs, converter seus projetos entre PAL e NTSC (ou vice versa), criar sub-menus, adicionar legendas, converter seus vídeos de outros formatos, adicionar múltiplas faixas de áudio aos vídeos, adicionar múltiplas trilhas sonoras aos menus, criar uma apresentação de slides para seu DVD, criar menus animados, etc. Este é um programa open source que funciona no Linux e outros sistemas Posix.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

DVD Creator

Aiseesoft DVD Creator

  • Grava vídeos em DVD, pasta DVD virtual ou arquivo ISO
  • Permite personalizar o menu do DVD, faixas de áudio e legendas
  • Oferece opções para editar o vídeo antes de gravá-lo

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft DVD Creator

Seguir @rafadiasbcn