O iPhone, assim como qualquer outro smartphone na atualidade, é nosso fiel companheiro em todas as situações. A média de horas que passamos conectados à internet através de aparelhos móveis é bastante alta. Por exemplo, os brasileiros passam 3:56 horas ao dia conectados nos seus smartphones. Na Argentina, México e Espanha, o número baixa para 3:44, 3:35 e 1:53 respectivamente, mas ainda com uma importância alta.

Além disso, nossos iPhones também armazenam todas as nossas fotos, contatos, chats de WhatsApp e todo tipo de informação que às vezes nem lembramos que temos, mas que não queremos perder de jeito nenhum. No entanto, as perdas de dados são mais frequentemos do que se pode imaginar. Para evitar este problema tão frequente e manter os dados armazenados em nossos iPhones (ou incluso iPad) seguros, preparamos uma lista com as 3 principais maneiras de fazer backup do iPhone.


Opção 1: Como fazer backup do iPhone com o iCloud

A opção de fazer backup usando o iCloud é uma das mais fáceis, pois basta conectar-se a uma rede Wi-Fi para que o aparelho se sincronize com o serviço de nuvem da Apple automaticamente, sempre e quando tenhamos a opção configurada em nossos dispositivos. No entanto, há o inconveniente de que a Apple somente libera 5 GB de espaço gratuito. Atualmente, a maioria de nós utiliza muito mais que isso, tanto que os aparelhos mais recentes da companhia nem estão disponíveis com menos de 64 GB.

Veja como ativar a opção de backup do iCloud para fazer backup do iPhone:

  1. Vá a Ajustes > [seu nome] e toque em iCloud. Para quem usar o iOS 10.2 ou anterior, é preciso acessar Ajustes, arrastar a tela para baixo e lá tocar em iCloud.

  2. fazer backup de iphone

  3. Depois, toque em "Backup do iCloud".  Para usuários do iOS 10.2 ou anterior, basta selecionar Backup. Aqui, certifique-se que a opção "Backup do iCloud" esteja ativa.

  4. fazer backup de iphone

  5. Para fazer backup do iPhone manualmente, toque em "Fazer Backup Agora". Lembre-se que você precisa estar conectado ao Wi-Fi até o fim do processo. Logo abaixo da opção, você verá a data do último backup e assim saberá se precisa fazer outro.

Nota: para que o backup seja feito automaticamente, basta manter a opção “Backup do iCloud” ativa, conectar seu iPhone à rede Wi-Fi e conectá-lo na tomada pois o dispositivo precisa de uma garantia de que há suficiente bateria para fazer o processo automaticamente. Lembre-se que se não tiver suficiente espaço no iCloud, o backup não será completado.


Opção 2: Como fazer backup do iPhone com o iTunes

O iTunes não é a ferramenta mais amigável, principalmente para usuários de Windows. No entanto, é uma alternativa gratuita para fazer backup do iPhone. Veja como isso pode ser feito:

  1. Comece abrindo o iTunes e conecte o dispositivo ao computador.

  2. Se aparecer uma mensagem solicitando o código de acesso do dispositivo ou um alerta "Confiar Neste Computador?", siga as etapas na tela do iPhone (ou iPad).

  3. Selecione o dispositivo quando ele aparecer no iTunes.

  4. Para fazer o backup, basta clicar em Fazer Backup Agora. Lembre-se que um backup novo sobrescreve os dados do anterior. Aqui você também pode optar por criptografar o backup. No entanto, é preciso que você guarde a senha em um lugar seguro, pois será impossível restaurar o backup sem a senha.

  5. fazer backup de iphone con itunes

  6. Quando o iTunes finalizar o backup, você poderá ver a informação na tela de Resumo do iTunes. Em Backup Mais Recente você verá a data e hora do último backup.

  7. fazer backup de iphone con itunes


Opção 3: Como fazer backup do iPhone com o FoneLab Backup & Restore

Uma das principais desvantagens de criar um backup do iPhone X/8/7/6s Plus/6s/6/5s/5 através do iTunes ou iCloud é que não é possível selecionar arquivos específicos e é necessário incluir tudo o que está armazenado no aparelho. Além disso, toda vez que se cria um backup, o anterior é reescrito. Com o FoneLab Backup & Restore esses dois inconvenientes desaparecem. Aprenda neste passo- a- passo como criar um backup com o programa:

  1. Primeiro, baixe e instale o programa no PC.

  2. Abra o programa e na tela de início escolha a opção Backup e restauração de dados iOS.

  3. fazer backup de iphone

  4. Conecte o iPhone ao PC com um cabo USB e selecione a opção Backup de dados iOS.

  5. fazer backup de iphone

  6. Espere até que o programa detecte o aparelho (processo automático). Depois, clique em “Iniciar”. O programa analisará seu iPhone e depois você poderá selecionar o tipo de arquivo que deseja incluir no backup. Escolha entre fotos, mensagens, histórico de chamadas, contatos, calendário, notas, entre outros tipos de arquivos.

  7. fazer backup de iphone

    fazer backup de iphone

    Atenção: Caso queira proteger o backup com senha, selecione “Backup criptografado” antes de clicar em Iniciar.

  8. Clique em “Seguinte” e confirme em que pasta deseja guardar o backup. Depois, clique em “Backup” para fazer backup do iPhone e salvar os dados no seu disco local.

Observação: essa janela somente aparecerá no primeiro backup realizado com o programa. Para mudar a rota selecionada, faça clique no menu (na esquina superior direita) e selecione “Preferências”. Mude a pasta de destino do backup à vontade.

fazer backup de iphone

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab Backup & Restore

Seguir @rafadiasbcn