Aprenda a buscar o iPhone e a recuperar dados no pior dos casos

O Carnaval chegou e com ele as grandes aglomerações e tumulto. É uma ótima época para os ladrões, pois muitos estão totalmente desprevenidos curtindo a festa e esquecem dos hábitos básicos de segurança. Neste artigo, daremos valiosas dicas sobre como manter a salvo os dados do iPhone para aliviar, pelo menos um pouco, a perda sentimental e económica depois de ter sido roubado.

Dica nº 1: Tenha a função "Buscar iPhone" sempre ativada.

Este aplicativo disponível por padrão no celular é básico para rastrear o iPhone em caso de perda ou robo. Para acessar ao aplicativo sem o celular, é só iniciar a sessão em icloud.com/find usando um Mac ou PC. Também é possível fazer isto a partir de outro celular iPhone.

Dica nº 2: Utilize o "Buscar iPhone" para rastrear o iPhone.

Para localizar seu celular, abra o aplicativo como comentado e selecione seu dispositivo. Aparecerá um mapa com a localização: se o celular estiver perto, é possível reproduzir um som de alerta para ajudar na busca. Depois disto, aí é com você...

Dica nº 3: Ative imediatamente o Modo Perdido.

Para ativar este modo, entre em https://www.icloud.com/find > Clique em "Todos os dispositivos" > Selecione o dispositivo > Clique em Modo Perdido. Se você configurou o Compartilhamento familiar, poderá ativar também o Modo perdido para os dispositivos de membros da família.

Se o celular/iPod/iPad estiver on‑line quando você colocá-lo no Modo perdido, ele será bloqueado e o rastreamento irá iniciar. Mesmo que os Serviços de localização estejam desativados no celular, eles serão temporariamente ativados para continuar com a localização do mesmo. Um e‑mail de confirmação será enviado para seu endereço de e‑mail do ID Apple. Se alguém desligou o celular, o bloqueio será realizado assim que o dispositivo estiver on‑line denovo.

Usando o Modo Perdido, seu dispositivo vai ser remotamente bloqueado com um código. Ele mostrará na tela bloqueada uma mensagem que você pode personalizar com um número de telefone no qual você possa ser contatado. Se uma pessoa honesta encontrou seu celular, ela poderá utilizar essa informação da tela para lhe devolver o iPhone. Para sua segurança, se você tiver adicionado cartões de crédito ou débito ao Apple Pay, o recurso de fazer pagamentos no dispositivo ficará suspenso assim que você ativar o Modo Perdido. Será possível utilizar normalmente os cartões suspensos no dispositivo depois de desbloqueá-lo e iniciar sessão no iCloud. Bem útil, não é mesmo? .

Dica nº 4: Apague seu dispositivo remotamente,

Mesmo que você faça isso, o Bloqueio de ativação permanecerá ativo e seu ID Apple e senha são necessários para reativá-lo. No entanto, antes de apagar seu iPhone/iPod/iPad, tente localizá-lo porque depois de apagá-lo, não será possível usar o Buscar iPhone para rastreá-lo!. Você poderá apagar também um dispositivo de um membro da família. Veja onde fazer isto na imagem mais acima.

Será necessário inserir a senha de seu ID (ou a senha do ID Apple de um membro de sua família). Se você não estiver usando um navegador no qual tenha confiado anteriormente, será necessário responder as perguntas de segurança ou inserir o código de verificação que será enviado para seus outros dispositivos. Se o dispositivo que você quer apagar possui o iOS 8 ou posterior, digite um número de telefone e uma mensagem.

O apagamento remoto começará se seu celular estiver on-line e você receberá um email de confirmação no seu endereço email da Apple. Por outro lado, se ele estiver off-line, na próxima vez que ele estiver on-line será quando o processo começará.

E se eu já perdi/me roubaram o celular e o "Buscar iPhone" não estava ativado?

Infelizmente, não será possível usar este recurso para localizar seu telefone. Mesmo assim, recomendamos fazer o seguinte para proteger suas informações privadas:

  • Modifique sua senha do ID Apple para que ninguém possa acessar sua conta sem sua permissão.

  • Altere também as senhas de outras contas que você usava no celular: do Facebook, email, Youtube, Twitter,Instagram, etc.

  • Não se esqueça de registrar uma ocorrencia na polícia. Eles podem lhe solicitar o número de série do dispositivo (encontre- o na embalagem original, na aba Dispositivo das preferências do iTunes ou na nota fiscal).

  • Entre em contato com sua operadora. Fazendo isso, você suspenderá o serviço e evitará a cobrança de chamadas, mensagens, uso de dados, etc. feito com o dispositivo perdido.

E se você apagar o celular e depois acabar encontrando-o ou alguém devolve?

Não se preocupe, o Aiseesoft FoneLab lhe ajuda a recuperar os arquivos contidos no backup do iTunes ou do iCloud. Veja o passo-a-passo:

  1. Faça o download do programa no PC/Mac através do seguinte botão:

  2. Instale o programa e abra-o.Conecte o celular com um cabo USB. Na interface principal, escolha "Recuperar dados iOS":

  3. Agora selecione a opção "Recuperar arquivo de backup do iTunes" ou "Recuperar de arquivo de backup do iCloud".

  4. Se você escolheu a recuperação a partir de um backup do iTunes, selecione o arquivo e clique em "Iniciar análise":

  5. Caso tenha escolhida a recuperação de arquivos a partir do backup do iTunes, inicie a sessão com sua conta e faça a análise:

  6. Agora, é só esperar enquanto o programa faz o scan no aparelho. Todos os arquivos contidos no backup serão listados no programa e poderão ser recuperados e salvos no PC/Mac. Os dispositivos compatíveis com o programa são os seguintes, verifique o seu:

  7. iPadiPad, iPad 2, iPad 3, iPad 4, iPad Air, iPad Air 2, iPad mini, iPad mini 2, iPad mini 3, iPad Pro
    iPhoneiPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone SE, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6 Plus, iPhone 6, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 5, iPhone 4S, iPhone 4, iPhone 3GS
    iPodiPod touch 5, iPod touch 4

    Veja bem os dados recuperáveis (arquivos de texto e mídia):

    Arquivos de texto
    (9 tipos)
    Contatos, Mensagens, Histórico de chamadas, Calendário, Notas, Lembretes, Favoritos do Safari, WhatsApp, Documentos de App
    Arquivos de mídia
    (10 tipos)
    Rolo da Câmera, Álbuns, Meu Compart. de Fotos, Notas de voz, Anexos de mensagens, VoiceMail, Anexos de WhatsApp, Fotos, Vídeos, Música

    Importante: Em iPhone 8/8 Plus/7/7 Plus/SE/6s/6s Plus/6/6 Plus/5s/5c/5/4S, iPad 4/3/2/Air 2/Air, iPad mini/mini 2/mini 3/Pro e iPod touch 5, FoneLab recupera as fotos como miniaturas.

Estes são nossos conselhos para proteger seu dispositivo iOS e evitar mais dores de cabeça caso seja roubado durante este Carnaval. Lembre-se de criar sempre backups, pois eles são fundamentais para recuperar fotos, vídeos, notas, etc. do seu celular.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneLab

Aiseesoft FoneLab

  • Recupera arquivos perdidos de iPhone, iPad e iPod
  • Restaura dados a partir de backup de iTunes e iCloud
  • Compatível com os dispositivos iOS mais recentes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab

Seguir @rafadiasbcn