Como acelerar o celular/Tablet Android

Acelerar celular tablet Android

Você está com o celular Android na sua mão, vendo suas fotos e de repente uma mensagem WhatsApp chega e você quer trocar de programa e responder ao seu amigo. Mas aí vem a tortura. Seu telefone Android reage lentamente como uma tartaruga, tudo que você pode fazer é esperar e tentar não quebrar o celular.

Você precisa de alguns métodos eficazes para acelerar o telefone Android e fazê-lo rodar tão suave quanto antes. No seguinte artigo, você verá algumas dicas e truques para acelerar o celular Android.

1. Excluir arquivos não utilizados

Excluir aplicativos não utilizados

O motivo mais comum para a lentidão no celular/tablet Android é que ele está cheio de aplicativos. Muitos deles você nunca mais vai abrir de novo. Então por que mantê-los em seu celular para ocupar espaço necessário para outros apps?

Dê uma boa olhada em seus apps e diga adeus àqueles que você não vai mais usar. Desinstalar apps pode ser feito nas Configurações, no menu Aplicativos, e selecionando o app que você deseja desinstalar. Alguns aplicativos de operadoras ou fabricantes não podem ser desinstalados e você terá que desabilitá-los.

2. Limpar o cache dos aplicativos

Limpar cache aplicativos

Dados carregados em cache podem acumular-se ao longo do tempo. Todas as imagens, vídeos, músicas e mais que você armazenou no Android afetarão a velocidade do seu dispositivo.

Para limpar o cache dos aplicativos e acelerar seu Android, vá ao menu de Armazenamento nas configurações e você verá exatamente quanto espaço está em uso. Clique em dados em cache e clique em OK para confirmar a exclusão. Excluir cache de aplicativos individuais também pode ser feito no menu de aplicativos.

3. Limitar widgets e papéis de parede animados

Limitar widgets papéis de parede animados

Widgets são uma forma de encontrar informações rapidamente sem ter que abrir um aplicativo, mas eles também exigem maior poder de processamento para executar em comparação a exibir um ícone.

Se você tem muitas páginas da tela inicial, considere reduzir aqueles que você não usa muito. Ter menos widgets vai aliviar a carga e acelerar o seu Android.

Outra opção legal do Android é poder definir papéis de parede animados como plano de fundo. Mas isso também pode deixar seu Android mais lento. Mude para papéis de parede comuns ao invés dos animados, para deixar seu Android mais rápido.

4. Desabilitar animações

Desabilitar animações

O Android tem alguns efeitos bacanas de transição, mas eles podem deixar o celular mais lento do que se fosse fazer a transição normalmente.

Verifique nas configurações do seu celular se existe uma maneira de desativar qualquer um destes extras desnecessários.

5. Atualize a versão do software

Atualizar versão software Android

Os desenvolvedores Android continuamente lançam atualizações de software, que incluem medidas de segurança e correções de bugs, entre outras coisas que vão melhorar a estabilidade do seu dispositivo Android. Portanto, é necessário atualizar seu Android sempre que há novas atualizações. Para verificar se há uma atualização disponível, vá para Configurações, escolha Sobre o telefone e escolha a opção "Atualizações do sistema".

6. Redefinir as configurações de fábrica

Restaurar definições de fábrica

Se nada do que você tentou deu certo, você pode tentar a última opção: redefinir as configurações de fábrica. Não é a opção ideal, mas pode ser o que você precisa para descobrir porque seu dispositivo Android está tão lento. Só esteja ciente de que todos os seus dados serão apagados, inclusive suas mensagens de texto, fotos, vídeos e mais. Então quando você redefinir o Android, você precisa baixar seus aplicativos novamente e fazer backup dos dados de seu Android.

Com essas dicas, você definitivamente vai conseguir deixar seu dispositivo Android mais rápido. Caso nenhuma delas resolver, ou você simplesmente desejar trocar o seu dispositivo, migrando para um com sistema iOS, como um iPhone ou um iPad, você pode ficar preocupado com perder dados nesse procedimento de migração.

Mas não se preocupe, você pode migrar todos os seus dados, ou aqueles que desejar, utilizando o software Aiseesoft FoneCopy. Com ele, você pode migrar de Android para iOS de forma fácil e rápida, transferindo os arquivos rapidamente de um para outro.

Migrar dados iPhone Android Aiseesoft FoneCopy

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneCopy

Aiseesoft FoneCopy

  • Transfere contatos, fotos e arquivos multimídia diretamente ao novo dispositivo
  • Sincroniza contatos, fotos e arquivos multimídia entre iOS e Android
  • Compatível com os dispositivos iOS e Andoid mais utilizados

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneCopy

Seguir @rafadiasbcn