Como consertar um celular brickado

É ótimo para os usuários do Android a possibilidade de modificar seus dispositivos com novas ROMs, kernels ou outros recursos. No entanto, o dispositivo Android pode brickar ou virar um "tijolo" se ocorrer um erro durante as operações. Um telefone com um loop infinito ou brickado é um grande inconveniente. Mas, ao final, o que é um telefone brickado? Será que os dados serão perdidos irremediavelmente? Como consertar um Android brickado? Este artigo irá lhe apresentar uma solução fácil de usar para consertar seu telefone Android brickado.


Parte 1. O que é um telefone brickado ou celular com loop infinito

Quando seu dispositivo Android é brickado, ele se transforma em, praticamente, um tijolo que não presta para nada. Isso ocorre normalmente quando você faz o root com uma nova ROM do sistema operacional ou, infelizmente, instala um aplicativo mal-intencionado. No entanto, a situação não é tão difícil assim como você pensa.

Sinais de que o dispositivo Android está sendo brickado:

  • O aparelho está travado no loop de inicialização
  • É impossível desligar o aparelho ou está travado no logotipo da marca
  • Aparece uma tela branca da morte ou preta no seu aparelho
  • O aparelho reinicia sem parar
  • Outra situação na qual o aparelho não liga de nenhum jeito

O brick pode ser de dois tipos: hard brick ou soft brick. Veja as diferenças mais abaixo e confira qual tipo de brick tem seu aparelho:

Hard brick


Este tipo de brick fará que seu dispositivo Android pareça estar "morto" e não dê sinais de vida. Não será possível ligar mais o aparelho e tampouco aparecerá nenhum logotipo. A instalação de um firmware malicioso ou inadequado pode ser o principal motivo, o qual será iniciado com um procedimento incorreto de flashing.

Soft brick


O soft brick geralmente ocorre quando o dispositivo não consegue inicializar corretamente e fica travado no logotipo da marca do celular, em uma animação, reinicia sem parar ou trava em uma tela branca ou preta da morte. Uma das principais razões para a aparição do soft brick são as instalações inválidas ou corrompidas do firmware, scripts incorretos, tentativa de root falida no aparelho ou uma imagem de recuperação personalizada para um dispositivo com a inicialização bloqueada. Não se preocupe, os soft bricks podem ser tirados!


Parte 2. Como consertar o soft brick

O soft brick pode ser resolvido com o FoneLab Android Data Extraction, independentemente da causa do mesmo. Apresentamos as situações mais comuns e depois explicamos detalhadamente como funciona a melhor ferramenta de recuperação de dados para Android.

  1. Soft-brick por flash stock ROM
  2. Se durante um procedimento deste tipo alguma coisa deu errado ou o dispositivo foi desligado, o telefone pode ter brickado. Ele ficará preso no loop de inicialização depois de instalar ou executar uma nova ROM.

  3. Soft-brick ao rootear o telefone Android
  4. As instruções sobre o processo de root no telefone Android devem ser lidas e seguidas com muita atenção. Se ocorrerem erros durante o processo de root, seu telefone pode sofrer um soft brick. Isso também pode acontecer quando alguns códigos essenciais de programação são excluídos.

  5. Soft-brick enquanto usa aplicativos que requerem acesso ao root
  6. Enquanto você está usando um aplicativo que requer acesso ao root, ele pode levar ao brick. Quando o aplicativo solicita sua permissão de root, ao concedê-lo, pode provocar o brick ao reiniciar o telefone.

  7. Soft-brick ao instalar a ROM personalizada
  8. A falha na instalação de uma ROM personalizada pode levar ao brick do aparelho se, durante o processo, o cabo da conexão USB soltar e perder a conexão ou o aparelho tiver poca bateria.

  9. Soft-brick ao atualizar o firmware do Android
  10. Quando a bateria está fraca ou devido a problemas de conexão de rede, o aparelho pode sofrer um soft brick. Por isso, garanta que a bateria esteja pelo menos em 80% antes de atualizar o firmware do seu dispositivo Android.

  11. Soft-brick ao redefinir os dados de fábrica
  12. Uma simples reinicialização de fábrica também pode provocar o brick!

  13. Soft-brick ao realizar múltiplas tareas.
  14. Quando várias tarefas são operadas ao mesmo tempo no seu telefone Android, o dispositivo irá aquecer e, em seguida, brickará. Normalmente, isso ocorre em modelos inferiores de Android ou iniciar aplicativos no Android.

Para trazer seu celular de volta para seu estado normal, apresentamos o FoneLab Android Data Extraction, a melhor ferramenta para gerenciar dados nos celulares Android. O programa é capaz de recuperar contatos, fotos, vídeos, mensagens, histórico de chamadas, entre outros, em um celular ou tablet Android quebrado. O software é optimizado para aparelhos da gama Samsung Galaxy.

Principais características

  • Conserta o aparelho congelado, com falha, na tela-preta ou infestado por vírus.
  • Recupera e extrai mensagens, contatos, histórico de chamadas, WhatsApp, fotos, etc de um telefone Android quebrado.
  • Compatível com quase todos os aparelhos Samsung, tais e como o Samsung Galaxy S, Samsung Galaxy Note, etc.
  • Series Samsung Modelos
    Samsung Galaxy Note Note 3, Note 4, Note 5
    Samsung Galaxy S S4, S5, S6
    Samsung Galaxy Tab Tab Pro 10.1
    Arquivos compatíveis
    Contatos, SMS, anexos de SMS, histórico de chamadas, WhatsApp, anexos de WhatsApp, Galeria de fotos, vídeos, áudios e documentos

Como utilizar o Android Data Extraction

Passo 1: Inicialize o programa e clique "Broken Android Phone Data Extraction" na coluna da esquerda. Depois, selecionamos a opção da direita.

Observação: Clique em "Começar" caso tenha esquecido a senha ou a tela do seu celular se torne preta ou não responda.

Passo 2: Agora, escolha a situação na qual se encontra seu aparelho Android (travado na tela de inicialização, no modo de download, na interface do FoneGo, na tela preta, entre outros) e clique em Seguinte.

Passo 3: Na seguinte interface, escolha o nome e modelo do seu aparelho Android. No momento, o programa funciona com os aparelhos da série Samsung Galaxy S, Galaxy Note e Galaxy Tab. Depois, clique em "Confirmar".

Passo 4: Agora, siga as instruções que aparecem dentro do programa para entrar no modo de download.

Passo 5: o programa começará a baixar o pacote de recuperação e depois continuará com a recuperação do sistema Android. Após finalizar, é possível utilizar a funcionalidade "Recuperação de datos Android" para acessar e fazer o scan dos dados presentes no Android, incluindo os arquivos deletados.


Parte 4. Deixe seu dispositivo, marca e modelo

Caso seu dispositivo não se encontre na lista, você pode enviar informações sobre a marca, nome e modelo do aparelho junto com o problema em concreto que está tendo e tentaremos resolvê-lo o antes possível. Também pode entrar em contato com a equipe de suporte enviando un email para suporte@aiseesoftware.com.br e lhe daremos uma resposta em 1 dia útil.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab Android Data Extraction

Seguir @rafadiasbcn