Backup dos dados do Android

Backup dados Android

Para fazer o procedimento de root ou instalar uma ROM personalizada para uma melhor experiência no Android, o primeiro passo é desbloquear o bootloader. Mas antes disso, é muito importante fazer backup dos dados do Android, porque é certo que seus dados serão excluídos ao desbloquear o bootloader. Este tutorial passo-a-passo é preparado para você sobre como fazer backup do Android antes de desbloquear o Bootloader.

Parte 1 - Sobre bootloaders:

O que é um Bootloader?

Literalmente, um bootloader é um código executado antes do início de qualquer sistema operacional que funciona em smartphones, laptops, PC e mais dispositivos. Eles têm as instruções para iniciar o kernel do sistema operacional, a maioria dos quais tem modificações particulares. Vários telefones Android têm ROMs personalizadas, porque cada placa-mãe tem seu Bootloader, que faz o processador ser específico.

O que é um bootloader Android?

Cada telefone Android tem seu bootloader específico, para inicializar e instruir o sistema operacional. O bootloader é necessário antes de qualquer software entrar em ação. Os sistemas Android são de código aberto e compatíveis com vários hardwares. No entanto, existem dois tipos de telefones Android: Aqueles que permitem desbloquear o bootloader e os outros que não permitem isso, pois são bloqueados pela fabricante do telefone. Cada fabricante tem sua versão particular do bootloader.

Por que desbloquear o bootloader no dispositivo Android?

Um bootloader é travado para você usar a versão sugerida do SO Android, projetada para aquele telefone específico. Com um bootloader bloqueado no seu dispositivo Android, você não consegue alterar as permissões de root ou instalar uma ROM personalizada no sistema operacional Android. Estas são as principais razões para desbloquear bootloaders em seus dispositivos Android.

Parte 2 - Fazer backup dos dados antes de desbloquear o bootloader

É provável que seus dados serão apagados no processo de desbloqueio do bootloader. Para começar com o desbloqueio do bootloader, é bom você fazer um backup dos seus dados do Android, se você tem fotos, contatos, vídeos e outros arquivos significativos.

Para fazer o backup dos dados do seu telefone Android, você pode utilizar o programa Aiseesoft FoneLab, que permite fazer backup de todos os dados do seu dispositivo para um computador Windows, e armazená-los para depois restaurar.

Se você decidir ainda por migrar do seu dispositivo Android para um dispositivo iOS como o iPhone ou iPad, você pode utilizar o aplicativo Aiseesoft FoneCopy, que permite copiar dados de um dispositivo antigo para um novo e até mesmo copiar dados de um dispositivo quebrado ou danificado, para inseri-los em um dispositivo que esteja funcionando.

Aiseesoft FoneCopy migrar dados

Leia mais sobre o FoneCopy em: migrar de Android para iOS

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneCopy

Aiseesoft FoneCopy

  • Transfere contatos, fotos e arquivos multimídia diretamente ao novo dispositivo
  • Sincroniza contatos, fotos e arquivos multimídia entre iOS e Android
  • Compatível com os dispositivos iOS e Andoid mais utilizados

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneCopy

Seguir @rafadiasbcn