Três maneiras de se fazer backup de um iPad

"O touchscreen do meu iPad Air 2 parece não funcionar muito bem e eu quero mandar arrumar. Mas antes disso, minha esposa me sugeriu fazer um backup do meu iPad, caso eu perca os dados. Eu tenho quase 50GB de arquivos nele. Tem como fazer um backup do iPad para o iCloud ou computador? Qual opção é melhor?" - Pergunta feita no fórum de discussões da Apple

"Meu iPad Mini sempre me lembra que o espaço de armazenamento está cheio (tenho somente 16GB no meu iPad Mini) quando quero tirar fotos. Eu sei que tenho que apagar alguns arquivos, mas eles são importantes para mim. Então decidi fazer um backup do meu iPad, mas estou completamente por fora. Como faço um backup do meu iPad no computador?" - Pergunta feita nas comunidades do Google Plus

Como fazer backup de um iPad

A Apple criou mais dispositivos para agradar a maioria das pessoas. Entre eles, está o iPad! O iPad tem sua boa reputação por ser um ótimo dispositivo para se assistir filmes, fazer tarefas de trabalho e muito mais. Porém, com seu espaço de armazenamento limitado, é preciso deletar alguns arquivos de vez em quando. Mas antes disso, você deve fazer um backup de seus dados caso vá usá-los futuramente! Às vezes, também, é possível que haja algum acidente ou problema e você acabe perdendo os dados de seu iPad. Neste caso, você irá se arrepender caso não tenha um backup. Independente dos motivos, sempre é bom fazer um backup de seu iPad – por isso, como fazer backup de um iPad?


Como fazer backup de um iPad com o iCloud

O iCloud é um serviço de armazenamento da nuvem criado pela Apple. Você não precisa preparar um pen drive para guardar os dados de seu iPad. Além disto, você não precisa encontrar um local para o backup de seu iPad no seu computador. O problema, porém, é que o espaço do iCloud é limitado – você só pode guardar até 5GB no iCloud e, caso queira mais espaço, terá que pagar. Como fazer backup de um iPad com o iCloud? Veja abaixo!

Passo 1. Em seu iPad, vá em "Ajustes" -> "iCloud" e entre em sua conta do iCloud.

Passo 2. Ative as opções "Contatos", "Fotos", "E-mail", "Calendários", "Lembretes", "Safari" e "Notas". Após isto, ative a opção "Backup" e toque em "Efetuar Backup Agora" para criar um backup de seu iPad no iCloud.

Se você quiser fazer backup somente de suas fotos e de seus contatos, por exemplo, você pode ativar somente estas duas opções.

O backup do iCloud é compatível com todos os modelos do iPad (iPad Mini, iPad Mini 2, iPad Mini 3, iPad Mini 4, iPad Air, iPad Air 2 e iPad Pro). Ao fazer backup de seu iPad com o iCloud, você precisa estar conectado à internet. Após o backup, você pode entrar em sua conta do iCloud no site www.icloud.com para ver os dados de seu backup. Para informações mais detalhadas, leia este artigo sobre backups do iCloud.

Veja os prós e contras de se fazer backups do iPad com o iCloud:

Prós

  • O iCloud é gratuito

  • É fácil fazer backups do iPad com o iCloud sem precisar de outras ferramentas

  • O backup do iCloud está limitado a um espaço de 5GB grátis

  • Você precisa estar conectado à internet para fazer backups com o iCloud

  • Somente alguns dados do backup podem ser visualizados sem restaurá-lo para algum dispositivo


Como fazer backup de um iPad no PC com o iTunes

Enquanto o iCloud faz backups do iPad na internet, o iTunes faz backups do iPad em seu próprio computador. Fazer um backup de seu iPad com o iTunes lhe permite encontrar as músicas do seu iPad no seu Mac. É necessário instalar o iTunes em seu Windows ou Mac para fazer um backup de seu dispositivo.

Passo 1. Baixe, instale e abra a última versão do iTunes em seu computador.

Passo 2. Conecte seu iPad através de um cabo USB e espere alguns segundos até que o iTunes reconheça-o.

Passo 3. Encontre o ícone de seu iPad no iTunes e clique nele. Procure a opção "Backups" na janela da direita para ver outras opções: "Fazer backup automaticamente", "iCloud", "Este computador" e "Backup criptografado do iPad" – selecione "Este computador" e clique em "Efetuar Backup Agora". Após algum tempo o backup do iPad será feito em seu computador. Se você precisar futuramente, pode restaurar seu iPad a partir deste backup do iTunes clicando em "Restaurar Backup".

Ao sincronizar um iPad com o iTunes você pode encontrar arquivos de música no seu computador, mas outros dados do backup serão guardados em um arquivo que não pode ser aberto para visualização.

Veja abaixo os prós e contras de se fazer backups do seu iPad com o iTunes:

Prós

  • É fácil de se fazer backups de um iPad com o iTunes

  • Você pode restaurar o backup feito de seu iPad a partir do próprio iTunes

Contras

  • O novo backup irá remover o backup anterior de seu iPad no PC

  • Além das músicas, você não poderá visualizar outros arquivos do backup de seu iPad

  • O iTunes não funciona muito bem no Windows (e às vezes, nem no Mac)


Como fazer backup de um iPad sem o iTunes ou iCloud

Se o seu iPad não está fazendo backup do iCloud sem rede ou se você não quer baixar o iTunes em seu computador ou Mac, como fazer backup de um iPad? A resposta é simples: com o Aiseesoft FoneTrans. Com este programa você pode gerenciar os arquivos de seu iPad em um Mac ou Windows com facilidade. Se você quiser baixar e instalar o FoneTrans agora mesmo para testá-lo, só tem que clicar no botão abaixo.

Passo 1. Abra o FoneTrans

Após instalar o FoneTrans em seu computador, abra o programa. Lembre-se de baixar a versão correta para seu sistema operacional, Windows ou Mac.

Abra o FoneTrans

Passo 2. Conecte seu iPad ao computador

Conecte seu iPad ao computador através de um cabo USB e espere o programa reconhecer seu dispositivo.

Conecte seu iPad

Passo 3. Faça um backup de seu iPad

Com o iPad conectado, seus arquivos aparecerão sob diferentes categorias à esquerda. Clique em uma delas e selecione os arquivos que você deseja salvar em seu computador. Por exemplo, clique em "Fotos" -> selecione as fotos desejadas -> "Exportar para" -> "Exportar para PC" para copiar as fotos de seu iPad para o computador.

Exporte os arquivos que você deseja salvar


Fazer backup do iPad para o computador ou HD externo

Se você quiser fazer backup dos arquivos de seu iPad para o computador, pode repetir os passos acima clicando em "Mídia", "Fotos", "Livros", "Contatos" e "SMS". Após isto, selecione um local em seu computador ou HD externo para salvar seus arquivos.

Dica: Se você quiser extrair todos os arquivos de seu iPad para o computador, clique em "Ferramentas" -> "Para pasta" para fazer um backup de todos os dados do seu iPad para o computador de uma só vez.

Faça um backup de seu iPad


Copie os arquivos de seu iPad para o iTunes

Esta ferramenta também lhe permite copiar músicas, filmes e livros do iPad para o iTunes. Após selecionar os arquivos desejados, clique em "Exportar para" -> "Exportar para iTunes" para transferir seus filmes favoritos do iPad para o iTunes.


Sincronize seu iPad com um iPhone/iPad/iPod

Se você quiser transferir os dados de seu iPad para um iPhone, conecte seu iPhone e seu iPad ao mesmo tempo no computador e, após selecionar os arquivos desejados, clique em "Exportar para" -> "Exportar para XX (nome do seu iPhone)" para sincronizar seus dispositivos. Desta forma, você pode transferir músicas de um iPad para seu iPhone facilmente.

Se você quiser fazer backup de seu iPad para um iPod ou para outro iPad, o método é o mesmo.

Prós

  • Este programa pode fazer backup de seu iPad para um PC/iTunes/HD externo

  • Você pode transferir arquivos entre iPads, iPhones e iPods

  • É possível gerenciar os arquivos de seu iPad em um Mac ou PC antes de fazer um backup

Contras

  • Não é gratuito, embora ofereça uma versão de testes

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneTrans

Aiseesoft FoneTrans

  • Transfere música, vídeos, fotos do PC para dispositivos iOS
  • Copia arquivos multimídia, playlists, álbuns e SMS de dispositivos iOS ao PC
  • Realiza backup de arquivos do dispositivo iOS no iTunes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneTrans

Seguir @rafadiasbcn