Como utilizar a autentificação em dois passos para aceder ao iCloud

Autentificação em dois passos

"Quando acesso minha conta do iCloud no PC, ele pede para informar o Código de Autentificação em dois fatores. O qué é isso? Como se utiliza?"

O ID da Apple é uma ferramenta de segurança muito importante nos dispositivos da Apple. Se você quiser acessar sua conta online do iCloud ou entrar pela primeira vez em seu novo Mac, é necessário inserir seu ID da Apple. No entanto, a Apple lançou um novo método chamado autentificação em dois fatores para proteger sua conta. Nesta página, vamos explicar como usar a autentificação em dois fatores em seu dispositivo.


Parte 1. Como funciona a autentificação em dois fatores?

A autentificação em dois fatores é uma capa extra de segurança para garantir sua conta da Apple, mesmo que outros saibam sua senha. Ela funciona em iPhone, iPad e iPod com uma versão do iOS 9 ou posterior, ou em Mac com OS X El Capitan ou posterior.

Ao iniciar sessão em um dispositivo pela primeira vez, é necessário fornecer a senha e o código de verificação de seis dígitos que é mostrado automaticamente nos dispositivos confiáveis. Ao inserir o código, você confirma que confia no novo dispositivo e poderá utilizar a conta da Apple no dispositivo verificado.

Por exemplo, se você quiser entrar em www.icloud.com em um computador novo e pela primeira vez, você deve inserir o código de autentificação em dois fatores.


Parte 2. Como configurar a autentificação em dois fatores?

Para habilitar a autentificação em dois fatores você precisa de um dispositivo confiável (iPhone, iPad, iPod touch com iOS 9 e posterior, ou um Mac com OS X El Capitan ou posterior) e um número de telefone que possa ser utilizado para receber os códigos através de um SMS ou ligação telefónica.

Configuração da autentificação em dois fatores no iPhone iPad ou iPod

Passo 1: No telefone, acesse Ajustes > Seu nome > Senha e Segurança > Ativar a autentificação em dois fatores.

Habilitar a autentificação em dois fatores

Passo 2: Toque em Continuar > Insira o número de telefone no qual você deseja receber os códigos de verificação > Próximo e siga as instruções para completar as configurações. Aqui você pode escolher entre receber o código por SMs ou chamada:

Configurar autentificação em dois fatores

Configuração da autentificação em dois fatores no Mac

Acesse o menu Apple > Preferências do Sistema > iCloud > Detalhes da Conta > Segurança > Ativar a autentificação em dois fatores.

Habilitar a autentificação em dois fatores


Parte 3. Como desativar a autentificação em dois fatores?

Não é possível desativar a autentificação em dois fatores para os IDs Apple criados no iOS 10.3 ou macOS 10.12.4 (são protegidos assim por padrão. Se seu ID Apple foi criado em uma versão anterior do iOS ou macOS, você sim pode desativar a autentificação em dois fatores.

Passo 1: Inicie uma sessão na página da conta do ID Apple. Se a verificação de duas etapas estiver ativada, você vai precisar de inserir o código.

Desativar a autentificação em dois fatores

Passo 2: Clique em Editar na seção Segurança. Depois, clique em Desativar verificação de duas etapas.

Desligar a autentificação em dois fatores


Parte 4. Perguntas mais comuns sobre a autentificação em dois fatores

A verificação de duas etapas é a mesma coisa que a autentificação em dois fatores?

Não, não é. A autentificação em dois fatores é um método de segurança novo que está diretamente integrado ao iOS, macOS, tvOS, watchOS e aos sites da Apple enquanto a verificação de duas etapas é um método de segurança mais antigo que está disponível para usuários que não têm dispositivos Apple, que não conseguem atualizar os dispositivos ou que de alguma forma não podem aceder à autentificação em dois fatores.


Devo inserir o código sempre que estiver longe do meu dispositivo confiável?

Quando você já tiver feito o login, o código de verificação não será solicitado nesse dispositivo novamente, a menos que você desconecte completamente, apague o dispositivo ou precise alterar sua senha por motivos de segurança.


Que aconteceria se eu desativo a autentificação em dois fatores?

Remover um dispositivo confiável vai garantir que ele deixe de mostrar os códigos de verificação e que o acesso ao iCloud e outros serviços da Apple estarão bloqueados no dispositivo até que você faça novamente o login com a autentificação em dois fatores.


Como utilizar a autentificação em dois fatores no Aiseesoft FoneLab?

Quando você utiliza a terceira opção de scan do Aiseesoft FoneLab chamada "Recuperar de um backup do iCloud", você vai precisar de tirar a autentificação em dois fatores do seu aparelho. Depois de ter recuperado os dados do backup do iCloud com sucesso, você poder habilitar ou desabilitar a autentificação à vontade.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneLab

Aiseesoft FoneLab

  • Recupera arquivos perdidos de iPhone, iPad e iPod
  • Restaura dados a partir de backup de iTunes e iCloud
  • Compatível com os dispositivos iOS mais recentes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab

Seguir @rafadiasbcn