Ganhe memória no seu telefone com nossos conselhos

É comum que o nosso iPhone ou iPad mostre mensagens indicando que não há espaço suficiente para tirar fotos, instalar novos aplicativos ou atualizar o sistema se já o tivermos usado por algum tempo. É muito chato isso e, ainda por cima, a Apple não facilitou liberar espaço na memória dos dispositivos nem uma forma de aumentar com cartões SD.

Uma memória muito cheia em um iPhone ou iPad pode levar a uma lentidão dos processos do dispositivo e impedir atualizações do sistema. Portanto, é importante resolver o problema o mais rápido possível. Neste artigo, oferecemos algumas dicas e recomendações para limpar a memória do dispositivo.

Delete os aplicativos mais pesados

Alguns aplicativos são muito pesados ​​ou mantêm uma grande quantidade de dados, como histórico, cache, arquivos baixados, etc. A melhor opção é se livrar de aplicativos desse tipo que não usamos regularmente. Para descobrir quais aplicativos estão ocupando mais memória, é só acessar Configurações > Geral> Armazenamento e iCloud e clicar em "Gerenciar armazenamento". O iPhone mostrará a lista de aplicativos ordenados de acordo com os gastos da memória. Podemos encontrar os que não usamos e desinstalá-los um por um.

Delete fotos, vídeos e música antigos

Fotos, vídeos e músicas costumam ocupar muito da memória de um iPhone/iPad. O recomendável nesses casos é salvar esses arquivos no PC ou na nuvem para poder depois removê-los da memória do dispositivo.

Salvar fotos, vídeos e músicas no PC pode ser um processo chato, principalmente se o usuário não manjar bem no iTunes. Nós recomendamos uma ótima alternativa: o FoneTrans, um software para transferir arquivos do iOS para o PC com facilidade e em poucos cliques.

Delete mensagens antigas

Uma única mensagem ocupa pouco espaço, mas manter as mensagens antigas no dispositivo pode acabar ocupando uma grande quantidade de memória. Por isso, excluir SMS e iMessages antigos e não necessários pode nos ajudar a liberar algo de espaço no iPhone/iPad.

Delete o histórico do Safari

O navegador dos dispositivos iOS, o Safari, mantém um registro de nossa navegação (páginas visitadas, cookies, etc.) na memória do dispositivo. Com o tempo, o registro aumenta de tamanho e ocupa mais espaço. Para apagá-lo, clique em Configurações> Safari e clique em "Limpar histórico e dados do site". Lembre-se de salvar as páginas que lhe interessam antes de excluí-lo.

Delete o caché dos aplicativos

Assim como o Safari, os aplicativos salvam informações durante seu uso para funcionar depois de forma mais rápida e ágil. A maioria armazena alguns megabytes de informações no cache, mas pode acumular uma grande quantidade de informações ao longo do tempo que pode acabar envolvendo uma acumulação significativa de memória. O iOS não oferece nenhuma maneira de eliminar o cache do aplicativo. Portanto, a maneira mais fácil de fazer isso é remover e reinstalar os aplicativos que possuem mais cache.

Atualize a versão do sistema

Essa opção é recomendada apenas para os modelos mais recentes do iPhone ou iPad, já que os mais antigos podem ver seus processos desacelerados devido aos requisitos técnicos do iOS. Para os mais novos, a atualização do sistema pode economizar espaço, já que as atualizações do iOS são projetadas para reduzir o consumo de recursos do dispositivo, incluindo a memória. Para verificar se há uma atualização do sistema, acesse Configurações > Geral > Atualização de software. O próprio dispositivo mostrará uma notificação se houver uma atualização disponível.

Alugue um filme no iTunes

O iTunes tem um serviço de aluguel de filmes que funciona fazendo o download temporário no dispositivo. Se o espaço na memória do celular é insuficiente, ele deleta elementos da memória para que os usuários possam desfrutar do filme alugado. Podemos aproveitar disso e escolher um filme longo que ocupe bastante espaço. o iTunes liberará espaço de armazenamento do telefone para fazer o download antes de realizar a segunda confirmação do pagamento: não é necessário comprar o filme de fato!

Restaure completamente o dispositivo

Excluir aplicativos, histórico, cache ou arquivos antigos um por um pode ser muito chato: a Apple projetou o iOS para que seus usuários não pudessem lidar facilmente com todos esses elementos. Para ajudar, suerimos uma opção mais simples: fazer um backup apenas dos dados e arquivos que estamos interessados ​​em manter com o Aiseesoft FoneLab Backup & Restore e limpar completamente o dispositivo usando o Aiseesoft FoneEraser. Este último programa irá remover completamente todos os dados do dispositivo, deixando apenas o sistema, fazendo que ele fique com se estivesse recém-adquirido. Siga estes passos para liberar espaço no seu dispositivo com o FoneEraser:

  1. Faça o download do programa no botão mais abaixo:

  2. Instale e abra o programa. Escolha a opção "Backup e restauração de dados iOS".

  3. Conecte seu celular ao PC e selecione a opção de backup.

  4. Clique em "Seguinte" e confirme a rota onde será salvo o backup. Depois, clique em "Ok". O programa criará o backup.

  5. Agora, você já pode deletar os dados do seu dispositivo com o FoneEraser. Para fazer isso, faça o download do programa clicando aqui. Instale e execute. Depois, conecte o celular com o PC através de um cabo USB. Agora selecione seu dispositivo na interface do programa e escolha o nível > Iniciar. O programa deletará todos os dados do seu dispositivo.

Gostou das dicas?

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab Backup & Restore

Seguir @rafadiasbcn