Como, do quê e onde o iTunes faz backups

"Eu fiz um backup do meu iPhone para o computador com o iTunes antes de levá-lo para o conserto em uma loja da Apple. Quando voltei para casa com o iPhone funcionando, abri o iTunes no computador novamente e preparei tudo para restaurar o iPhone com o iTunes. Eu encontrei todos meus arquivos de mídia no iTunes, mas não consegui encontrar as imagens e fotos. O iTunes faz backups de fotos e imagens? Onde eu posso encontrá-las? Estou bem confuso agora." - Jonas

Esta é uma questão retirada do fórum de suporte da Apple. O iTunes é oferecido pela Apple para ajudar os usuários a, entre outras funções, fazerem backups dos dados do iOS (iPhone, iPad e iPod). Porém, você conhece o programa bem o suficiente? Você sabe se o iTunes faz backup de fotos e imagens? Você sabe como fazer um backup das músicas do iPhone com o iTunes? Onde ficam os backups do iTunes no Windows e no Mac? Você sabe como restaurar seu iPhone com um backup do iTunes? Estas dúvidas podem ser complicadas se você precisa usar o iTunes, mas felizmente este artigo irá lhe dar uma simples explicação sobre os backups do iTunes!

Backups do iTunes

O iTunes faz backup de fotos e imagens?

O iTunes pode fazer backup de fotos e imagens, assim como pode fazer backup de vários outros dados dos dispositivos iOS. Veja os detalhes abaixo.

O iTunes pode fazer backups de:
Fotos e imagens Câmera, screenshots, imagens salvas, papéis de parede, etc.
Arquivos de mídia Filmes, músicas, vídeos (outros apps), toques, etc.
Mensagens e histórico de chamadas iMessage, SMS, mensagens de voz, contatos, histórico de chamadas, etc.
Dados de aplicativos • Configurações de apps, preferências, dados, documentos e perfis de instalação
• Dados de aplicativos comprados na App Store
• Game Center e contas de E-mail (não são feitos backups dos e-mails)
• Chaves (todas as contas e senhas salvas em sites ou aplicativos, incluindo senhas de conexões Wi-Fi)
• Organização da tela de início, dispositivos Bluetooth pareados, etc.
Ajustes • Configurações de rede (Wi-Fi hotspots, configurações de VPN, preferências de rede)
• Treinos e configurações salvos para Nike + iPod
Lembretes, calendário e favoritos • Notas, lembretes de voz, correios de voz
• Contas de calendário, calendários inscritos, eventos, etc.
• Favoritos do Safari e do mapa
Outros • Histórico do Safari, dados offline, cache de navegação, cache de e-mail/mensagens/anexos, arquivos temporários, etc.
O iTunes não pode fazer backup de:
  • Conteúdo do iTunes e da App Store ou PDFs baixados diretamente para o iBooks;

  • Conteúdo sincronizado do iTunes, como músicas importadas em MP3 ou CDs, vídeos, livros e fotos;

  • Fotos já salvas na nuvem, como fotos do Photo Stream e da biblioteca de fotos do iCloud;

  • Informações e configurações do Apple Pay;

  • Configurações do Touch ID;

  • Dados de chaves, atividade e saúde (para fazer backup destes dados é preciso usar backup criptografado no iTunes).

Como fazer e verificar um backup do iTunes?

Existem algumas maneiras de se fazer um backup do iTunes. A maneira mais comum explicada pela Apple é bem simples: abra o iTunes em seu computador, conecte seu iPhone ao PC com um cabo USB, clique no pequeno ícone de seu iPhone no iTunes, clique em "Backups" -> "Este computador". Você também pode marcar a opção "Criptografar Backup do iPhone" colocando sua senha do iTunes para criptografar arquivos importantes. Ao recuperar um backup do iTunes, você também precisará desta senha para recuperar seus arquivos do backup do iTunes. Após isto, clique em "Sincronizar" no canto inferior direito para fazer um backup dos dados do seu iPhone para o iTunes. Se você tiver um iPad ou iPod, o processo é o mesmo. Mas desta forma você gastará mais tempo e será forçado a fazer um backup de todos os dados, sem poder selecionar somente aquilo que deseja. Além disto, você não poderá visualizar as fotos, mensagens, etc. do seu backup do iTunes. Por isso, é uma boa ideia usar outros métodos para sincronizar o iPad com o iTunes.

Após fazer um backup com o iTunes, como saber se tudo correu bem com o backup? Você deve verificar seu backup do iTunes! Clique no botão de menu do iTunes no canto superior esquerdo, vá em "Preferências" -> "Dispositivo" para encontrar todos os backups com o nome do dispositivo e a data de backup.

Onde fica o backup do iTunes?

Agora você sabe o que o iTunes pode salvar de seus dados e também pode verificar se o iTunes realmente fez um backup de seus arquivos. Mas você sabe onde fica o arquivo de backup do iTunes em seu Windows ou Mac? Você pode mudar o local de seu backup do iTunes manualmente?

Os backups do iTunes ficam localizados nas seguintes pastas:

Windows XP: \Documents and Settings\usuário\Application Data\Apple Computer\MobileSync\Backup\

Windows 7/8/10: \Users\usuário\AppData\Roaming\Apple Computer\MobileSync\Backup\

MacOS: \Library\Application Support\MobileSync\Backup\

O iTunes pode fazer backups dos dados do seu dispositivo iOS, mas você não pode visualizar qualquer arquivo de seus backups, exceto pelos arquivos de mídia. Você pode transferir uma biblioteca do iTunes para um disco externo/pen drive para ouvir no futuro, assim como pode reconstruir a biblioteca do iTunes para mudar sua lista de reprodução manualmente. Mas você deve ser mais cuidadoso para isto.

Como recuperar os arquivos de um backup do iTunes?

Se você precisa de algum dado existente em seu backup do iTunes, como seus contatos, você pode recuperar ou visualizar os arquivos de um backup do iTunes usando o Aiseesoft FoneLab. Com o FoneLab você pode recuperar arquivos deletados e perdidos de seu iPhone, assim como qualquer arquivo salvo em um backup do iTunes ou em um backup do iCloud! Experimente a versão de testes do FoneLab agora mesmo!

Após fazer um backup do iPhone para o iTunes do seu computador, você pode facilmente recuperar os dados do backup do iTunes. Se o seu computador com os backups do iTunes estragou, você pode recuperar seus arquivos de outra maneira, como explicado no seguinte guia: Como recuperar dados se os backups do iTunes foram perdidos após o computador estragar

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneLab

Aiseesoft FoneLab

  • Recupera arquivos perdidos de iPhone, iPad e iPod
  • Restaura dados a partir de backup de iTunes e iCloud
  • Compatível com os dispositivos iOS mais recentes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab

Seguir @rafadiasbcn