Aprenda a reconstruir a biblioteca do iTunes

O iOS ganha mais usuários a cada dia que passa, e os usuários de iPhone, iPad e iPod compram músicas, filmes, livros, aplicativos, etc. do iTunes. Geralmente, os usuários gerenciam seus arquivos com a biblioteca do iTunes. Em alguns casos, porém, a biblioteca do iTunes dá algum problema e o usuário tem que reconstruir sua biblioteca do iTunes sozinho. Neste artigo, nós iremos mostrá-lo como reconstruir sua biblioteca do iTunes!

Reconstruir biblioteca do iTunes

Faça um backup dos arquivos de sua biblioteca do iTunes

Antes de reconstruir sua biblioteca, você precisa fazer um backup da biblioteca do iTunes. Qualquer operação feita de maneira inapropriada no iTunes irá afetar diretamente seus dispositivos iOS. Se você fizer algo de maneira incorreta no computador, todas as suas músicas ou vídeos pagos podem ser perdidos ou acabarem tendo outros problemas e, como resultado, você não conseguirá recuperá-los. Por isto, antes de reconstruir sua biblioteca do iTunes, você precisará exportar os arquivos (músicas, filmes, livros, etc.) para o seu computador, por garantia. Neste guia nós usaremos um programa de transferência de arquivos para iOS, o Aiseesoft FoneTrans, uma ferramenta profissional que pode extrair e fazer backups dos arquivos de mídia, playlists, contatos, etc. de seus dispositivos iOS para o computador. Neste artigo nós usaremos o iPhone como exemplo para recriar uma biblioteca do iTunes.

Passo-a-passo: como reconstruir sua biblioteca do iTunes

Passo 1. Baixe, instale e abra o Aiseesoft FoneTrans. Após isto, conecte seu iPhone ao computador através de um cabo USB.

Passo 2. Selecione a categoria "Mídia" à esquerda do programa, marque os arquivos que você deseja salvar como backup em seu computador e clique em "Exportar para" > "Exportar para PC"

Exporte os arquivos desejados para o PC

Passo 3. Selecione a pasta de destino em que será salvo seu backup e clique em "OK" para iniciar o processo de backup.

Selecione a pasta de destino

Reconstrua sua biblioteca do iTunes

Após terminar de copiar os arquivos do seu iPhone para o computador, siga os passos abaixo para reconstruir sua biblioteca do iTunes.

Passo 1. Feche o iTunes em seu computador.

Passo 2. Encontre a pasta do iTunes e abra-a. Geralmente ela fica nos seguintes locais:

Se você estiver usando o Mac OS X, a pasta do iTunes fica em "C/Users/seu usuário/Music";

Se você estiver usando o Windows XP, a pasta do iTunes fica em "C/Documents and Settings/seu usuário/My Documents/My Music";

Se você estiver usando o Windows Vista, a pasta do iTunes fica em "C/Users/seu usuário/Music";

Se você estiver usando o Windows 7, 8 ou 10, a pasta do iTunes fica em "C/Users/seu usuário/My Music".

Passo 3. Recorte (CTRL+X no Windows) o arquivo "iTunes (Music) Library.xml" e cole-o na área de trabalho.

Passo 4. Apague o arquivo "iTunes Library(.itl)".

Passo 5. Abra o iTunes. Mas cuidado! Não adicione nenhuma informação nova, como músicas, vídeos, etc. no iTunes, pois isto irá apagar os arquivos originais.

Passo 6. Clique em "Arquivo" > "Biblioteca" > "Importar Lista de Reprodução" > selecione o arquivo "iTunes Library.xml" em sua área de trabalho e clique em "Abrir".

Pronto! Você reconstruiu sua biblioteca do iTunes com sucesso. Este método para se reconstruir uma biblioteca do iTunes é muito usado, mas infelizmente não garante sucesso absoluto. Por isso, é necessário fazer um backup de seu dispositivo iOS para proteger seus arquivos caso algo dê errado.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneTrans

Aiseesoft FoneTrans

  • Transfere música, vídeos, fotos do PC para dispositivos iOS
  • Copia arquivos multimídia, playlists, álbuns e SMS de dispositivos iOS ao PC
  • Realiza backup de arquivos do dispositivo iOS no iTunes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneTrans

Seguir @rafadiasbcn