Como usar o Root Genius para fazer root em dispositivos Android de forma segura

como-rootear-android-com-genius

Com a popularização dos celulares Android, cada vez vemos um número maior de pessoas utilizando estes dispositivos. Muitos usuários preferem o sistema Android por não ser tão fechado, no entanto, para desfrutar de mais autoridade para alterar o sistema e ter uma melhor experiência de uso, será preciso conseguir a permissão de super usuário. Mas o que é isso? Por exemplo, você pode querer personalizar seu celular Android e desinstalar alguns apps persistentes que só podem ser deletados se o dispositivo estiver rooteado. Por outro lado, quando você decide fazer o root no seu aparelho, surge uma dúvida: é seguro fazer o root?

Para resolver esta questão, este artigo mostra como fazer o root no celular Android de forma segura utilizando o Root Genius.


Parte 1. Breve introdução ao root do Android

O que é o root do Android?

Para os usuários de aparelhos Android, fazer o root significa ter a máxima autoridade de usuário para ter todas as permissões no dispositivo Android. Segundo a definição encontrada na Wikipédia, “o root ou rooting é um processo realizado em smartphones e em tablets com sistema operacional Android o qual permite que aplicativos instalados por usuários executem comandos privilegiados que tipicamente são indisponíveis em sua configuração padrão”. Também significa que se você fizer o root no seu aparelho, você poderá realizar qualquer operação no seu Android. Veja abaixo os principais benefícios e riscos do root.


Benefícios do root
  1. Permite eliminar programas e jogos indesejados pré-instalados pela sua operadora ou fabricante do aparelho. Desta forma, consegue mais espaço livre no celular.

  2. Alguns apps requerem o root para que o usuário desfrute de suficiente autoridade para utilizar algumas de suas funções ou simplesmente usá-las normalmente.

  3. Permite parar as notificações pop-up e anúncios de alguns malwares.

  4. Possibilita atualizar o Sistema Android à sua última versão mais rapidamente.


Riscos do root:
  1. Seu dispositivo pode ficar mais vulnerável a vírus e Trojans.

  2. O root do dispositivo significa que você terá acesso a todos os arquivos do seu aparelho. É possível que alguns arquivos importantes sejam deletados do seu dispositivo, o que causará erros de sistema.

  3. É possível que não possa usufruir da garantia do aparelho. Alguns fabricantes e operadoras de telefonia não estão dispostos a cumprir com os termos da garantia e o root lhes serve de desculpa.


Parte 2. O que você precisa ter em conta antes de fazer o root?

Faça backup do seu dispositivo

Para evitar a perda de qualquer dado armazenado no seu celular ou tablet Android, se recomenda fazer um backup do aparelho antes de iniciar o root.


Carregue completamente a bateria do seu Android

É difícil indicar o tempo necessário para levar a cabo o processo completo de root. Por isso, em caso de longas e inesperadas pausas, certifique-se de ter a bateria do seu dispositivo Android completamente carregada.


Escolha uma ferramenta de root

Existem muitas ferramentas de root no mercado. Aqui, usaremos o Root Genius como exemplo para mostrar como fazer o root no Android. O Root Genius é uma ferramenta gratuita e o mais popular software de root na China, o maior mercado de dispositivos Android do mundo. O programa se instala em PCs. Entre suas muitas vantagens, destaca-se o tamanho pequeno e a alta compatibilidade. Comparado com outras ferramentas de root, Root Genius funciona muito bem. Além disso, é compatível com os dispositivos Android mais populares, incluindo a linha Samsung Galaxy, HTC, Xiaomi, ZTE e etc. No entanto, dos dispositivos da marca LG, comente o LG Optimus G2 é suportado, segundo informação encontrada no site oficial.


Parte 3. Como fazer o root do aparelho Android com Root Genius?

Passo 1: Baixe e instale o Root Genius no seu computador. Após a instalação, execute-o.

Baixar para Windows

Passo 2: No seu dispositivo Android, você precisará habilitar o Modo de depuração USB para poder gerenciar seu celular no computador mais facilmente. Vá a “Ajustes” > “Opções de desenvolvedor” para habilitar o “Modo de depuração USB”.

Passo 3: Conecte seu telefone com um cabo USB ao computador e o Root Genius irá detectá-lo automaticamente. A seguir, clique no botão “Connect”.

como-rootear-android-com-genius

Passo 4: Depois que o programa detector seu Android, clique em “Root now”. O Root Genius começará a fazer o root do seu aparelho automaticamente.

como-rootear-android-com-genius

Espere alguns minutos. Seu Android será reiniciado após ter sido rooteado com sucesso.

como-rootear-android-com-genius

De forma geral, o Root Genius é um excelente software para fazer root de dispositivos Android. Basta seguir estes simples passos para rotear seu celular ou tablet. Após o root, você pode usar ferramentas de terceiros, como o FoneLab Android para recuperar arquivos apagados ou desinstalar apps indesejadas.


Parte 4. Como fazer o root do aparelho Android com Root Genius em um Mac?

É notório que existem uma série de incompatibilidades entres os sistemas da Apple e Android. Tanto que para fazer a migração de um iPhone para um celular Android, muitas vezes o usuário precisa de ferramentas específicas que façam esta ponte e contornem as incompatibilidades.

Para fazer o root, não é diferente. Infelizmente, atualmente não existem ferramentas fiáveis e seguras que permitam fazer o root de Android em um Mac. Por isso, para garantir a segurança dos seus dados e do seu sistema, o mais recomendável é não utilizar nenhuma das ferramentas disponíveis para Mac atualmente e, em vez disso, fazer o root no Windows. Sabemos que este é um inconveniente, mas por ser um sistema amplamente utilizado, você certamente terá algum familiar ou amigo que utilize Windows. Assim, recomendamos que peça a algum destes conhecidos para utilizar o PC deles para fazer o root antes de analisar e recuperar os dados no Mac. Assim que estejam disponíveis soluções mais estáveis, atualizaremos este post.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab Android

Seguir @rafadiasbcn