Como consolidar arquivos em uma biblioteca do iTunes

Como consolidar arquivos de uma biblioteca do iTunes

O iTunes é um programa de gerenciamento de mídia para Mac e Windows que pode ajudá-lo a importar, reproduzir, visualizar, copiar e converter diversos tipos de arquivos de mídia, incluindo arquivos de áudio, vídeo, imagens e e-books. O iTunes pode até mesmo consolidar todos estes arquivos em uma pasta de forma rápida e completa, facilitando sua vida para encontrá-los e transferir estes arquivos entre outros computadores e dispositivos. O programa faz cópias de seus arquivos de mídia no seu disco rígido e move estas cópias para a pasta "iTunes Media", localizada em sua pasta "Minhas Músicas" por padrão.

Quando você faz com que o iTunes consolide seus arquivos na biblioteca do iTunes, você estará essencialmente pedindo para que o programa agrupe cópias de todas as músicas do seu computador em uma única pasta criada pelo iTunes. Isto significa que o iTunes irá acessar todas as músicas salvas em seu computador e adicioná-las a uma única biblioteca de músicas para que você as gerencie facilmente. Porém, se você está usando um sistema operacional como o Windows, precisará ajustar manualmente a biblioteca do iTunes para que ela consolide seus arquivos. Os detalhes para se fazer isto irão variar levemente de acordo com seu sistema operacional e a versão do iTunes instalada em seu computador, mas as instruções gerais para este processo serão mostradas abaixo.

Antes de seguir os passos abaixo para consolidar seus arquivos do iTunes, você deve fazer um backup do seu iPad, iPhone ou iPod sem o iTunes caso ocorra algum problema na consolidação de arquivos e você perca seus dados.

Nota: Você não aguenta mais as complicações do iTunes? Com o Aiseesoft FoneTrans você pode fazer backup de seus dispositivos iOS, como iPhone, iPad e iPod, de maneira prática e rápida, além de poder transferir e gerenciar os arquivos, contatos, playlists e muito mais do seu iPhone facilmente. Use o FoneTrans como alternativa ao iTunes e surpreenda-se!


Solução 1. Organize seus arquivos

Os passos abaixo irão lhe mostrar como consolidar os arquivos do iTunes facilmente.

Passo 1. Abra o iTunes

Primeiro, você deve abrir o iTunes e acessar o menu principal do iTunes na barra de opções.

Passo 2. Clique em "Preferências"

Agora, vá na opção "Editar" e clique em "Preferências" para abrir o principal menu do iTunes.

Abra o menu Preferências

Passo 3. Selecione a aba "Avançado" no menu "Preferências"

Na opção "Avançado", marque as opções "Manter a pasta iTunes Media organizada" e "Copiar arquivos para a pasta iTunes Media ao adicioná-los à biblioteca". Se estas opções já estiverem marcadas, deixe-as como estão.

Marque as duas opções


Solução 2. Consolidar a biblioteca do iTunes

Passo 1. Abra o iTunes e habilite a barra de menus

Após abrir o iTunes, clique no menu no canto superior esquerdo e selecione "Mostrar Barra de Menus" ou simplesmente pressione Ctrl+B no teclado.

Habilite a barra de menus

Passo 2. Verifique as opções da biblioteca

Agora, clique em "Arquivo" e selecione a opção "Biblioteca" -> "Organizar Biblioteca...".

Organizar Biblioteca...

Passo 3. Marque a opção "Consolidar arquivos"

Na janela que aparecer, você verá as opções "Consolidar arquivos" e "Reorganize arquivos na pasta iTunes Media". Marque a opção "Consolidar arquivos".

Marque a opção Consolidar arquivos

Passo 4. Clique em OK

Após clicar em "OK", seus arquivos serão consolidados na biblioteca do iTunes. Agora será fácil transferir arquivos da biblioteca do iTunes para um pen drive, por exemplo.


Gerenciamento do iTunes e arquivos duplicados

Quando se trata de consolidar arquivos, o iTunes faz cópias de todos os arquivos de bibliotecas do iTunes que ainda não estão na pasta consolidada. Ele não move os arquivos. Estas cópias são benéficas por ainda lhe dar acesso aos seus arquivos a partir do local em que já estavam, mas se você tem espaço de armazenamento limitado em seu disco rígido, pode precisar apagar os arquivos duplicados ou fazer com que o iTunes junte seus arquivos para evitar cópias.

Felizmente, no iTunes você pode deletar facilmente os arquivos duplicados. Com a barra de menus sendo mostrada, clique em "Visualizar" e clique na opção "Mostrar Itens Duplicados".

Mostrar Itens Duplicados

Antes de deletar os arquivos duplicados da lista, deve verificar se a mesma música vem de álbuns diferentes, pois seria péssimo deletar a música de um álbum ao vivo por já ter ela em um álbum gravado em estúdio. Para evitar isto, clique na opção "Mesmo Álbum" na parte superior da lista. Agora, você só verá as músicas duplicadas em um mesmo álbum.

A consolidação de arquivos do iTunes não está funcionando? Você pode ter modificado diversas configurações nas preferências do iTunes, por exemplo, mas nada aconteceu. Nestas situações, provavelmente seus arquivos já foram consolidados.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneTrans

Aiseesoft FoneTrans

  • Transfere música, vídeos, fotos do PC para dispositivos iOS
  • Copia arquivos multimídia, playlists, álbuns e SMS de dispositivos iOS ao PC
  • Realiza backup de arquivos do dispositivo iOS no iTunes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneTrans

Seguir @rafadiasbcn