Como desinstalar completamente o iTunes e outros programas da Apple

Como desinstalar completamente o iTunes

O iTunes é um programa muito importante lançado pela Apple e instalado em inúmeros Macs e PCs por todo o mundo. Porém, nem todos sabem como usá-lo e alguns usuários preferem até mesmo usar outros programas em seu lugar. Sob essas condições, se você quiser escolher uma alternativa ao iTunes e trocar seu player de mídia, programa para fazer backups do iOS ou conversor de músicas, você precisará remover completamente o iTunes junto de outros programas relacionados da Apple de seu computador. Assim, você irá se deparar com algumas dúvidas. Como desinstalar o iTunes 12 completamente? Se eu desinstalar o iTunes, perderei minhas músicas? Ou como eu posso remover completamente o iTunes de um Mac/Windows? Assim, neste artigo, iremos lhe mostrar os métodos e passos para desinstalar completamente o iTunes de seu computador.

Você sabia que também pode usar programas alternativos ao iTunes para gerenciar seus dispositivos iOS, como iPhone, iPad e iPod, incluindo transferir arquivos do iPhone para o computador e vice-versa, organizar seus contatos e muito mais? Baixe o Aiseesoft FoneTrans para Mac e descubra tudo que este programa pode fazer por você!


Como desinstalar completamente o iTunes no Mac OS X

É um pouco difícil desinstalar o iTunes 12/11 de um Mac OS X/El Captain em comparação ao Windows. Mas não se preocupe: iremos lhe ensinar uma maneira relativamente simples de desinstalá-lo.

Passo 1. Certifique-se de que o iTunes está fechado.

Passo 2. Encontre o iTunes e arraste-o para a lixeira.

Arraste o iTunes para a lixeira

Passo 3. Abra o Monitor de Atividades.

Abra o Monitor de Atividades

Passo 4. Encontre o "iTunes Helper" na lista e feche o processo. Neste passo, você será perguntado se deseja fechar o processo. Confirme e saia do Monitor de Atividades.

Feche o processo do iTunes

Passo 5. Remova o iTunes Helper dos itens de login

Você pode encontrar os itens de login pelo seguinte caminho: ícone da Apple -> Preferências de Sistema -> Contas/Usuários & Grupos -> Itens de Login. Após encontrar, selecione o iTunes Helper, clique no botão de "-" e remova-o.

Remova o iTunes Helper

Passo 6. Clique em "Ir" no topo da janela e selecione "Ir até Pasta".

Passo 7. Digite "/System/Library/Extension" na caixa em branco e clique em "Ir".

Digite o caminho citado

Passo 8. Arraste o arquivo AppleMobileDevicpSupport.pkg para a lixeira.

Se este arquivo não existir em seu Mac, ignore este passo.

Arraste o arquivo para a lixeira

Passo 9. Remova os arquivos contendo "iTunes" no nome e que terminem em ".pkg".

Remova arquivos com iTunes e .pkg no nome

Passo 10. Esvazie sua lixeira após reiniciar o computador.


Como desinstalar completamente o iTunes no Windows 10/8/7/Vista/XP

Para remover completamente o iTunes 12/11 de seu Windows 10/8/7/Vista/XP você precisa certificar-se de que o iTunes está completamente fechado, assim como outros componentes relacionados da Apple, como o QuickTime Player e o Apple Software Update que também deve ser desinstalado. Após isto, siga os passos abaixo para desinstalar o iTunes no Windows 10/8/7/Vista/XP.

Passo 1. Clique em "Iniciar" e vá até "Painel de Controle".

Abra o Painel de Controle

Passo 2. Encontre a opção "Programas e Recursos" no Painel de Controle e clique-a.

Clique na opção Programas e Recursos

Passo 3. Selecione o iTunes na lista que aparecer e vá em "Desinstalar" clicando com o botão direito. Quando você for perguntado se deseja remover o iTunes ou não, confirme.

Desinstale o iTunes

Passo 4. Espere alguns segundos até que a desinstalação do iTunes seja concluída. Durante este período, não desligue ou reinicie seu computador.

Aguarde o fim da desinstalação

Passo 5. Após desinstalar o iTunes, remova os programas relacionados da Apple, como o Apple Software Update, Apple Mobile Device Support, Apple Application Support e Bonjour para desinstalar completamente o iTunes.

Remova os outros programas da Apple

Passo 6. Reinicie seu computador.

Reinicie seu computador

Passo 7. Certifique-se de que a desinstalação do iTunes foi feita completamente.

Aqui, devemos verificar e certficar-nos de que o iTunes e os outros programas foram completamente removidos. Para começar, clique em "Iniciar" e selecione "Meu Computador". Após isto, abra o disco local (C:/) e abra a pasta "Arquivos de Programas".

Agora, delete as pastas a seguir, uma a uma: "QuickTime", "iPod", "Bonjour" e "iTunes". Caso encontre estas pastas em "Arquivos de Programas", clique-as com o botão direito e selecione "Excluir". É claro, se você não encontrá-las, pode ficar tranquilo pois os programas foram removidos completamente.

Exclua as pastas dos programas removidos

Passo 8. Exclua a pasta da Apple da mesma forma acima após abrir a pasta "Common Files".

Agora, clique no menu "Iniciar" e "Meu Computador". Após isto, abra a pasta "Windows" dentro do seu disco local e abra a pasta "System 32". Exclua as pastas "QuickTime" e "QuickTime VR" caso você as encontre.

Exclua as pastas do QuickTime

Passo 9. Por último, esvazie sua lixeira clicando com o botão direito no ícone da lixeira em sua área de trabalho.

Esvazie sua lixeira


Dúvidas sobre a desinstalação do iTunes

Quanto se trata de desinstalar o iTunes 12/11, muitos usuários tem dúvidas como "Se eu desinstalar o iTunes completamente do computador, irei perder as músicas do iTunes?". Nesta situação, você pode escolher transferir a biblioteca do iTunes para um drive externo como backup. Se você não sabe onde fica o backup das bibliotecas do iTunes, leia o artigo O que, como e onde o iTunes faz backups. Como opção, você também pode usar o Aiseesoft FoneLab para recuperar os arquivos de um backup do iTunes. Com este programa, você poderá recuperar e fazer backup das músicas do iTunes de antemão e exportá-las para o seu computador antes de desinstalar o programa.


Outros métodos para remover o iTunes

Além dos métodos acima, você também pode utilizar outras ferramentas para desinstalar o iTunes no Mac e no Windows. Alguns programas como o iTunes Eradicator, CopyTrans Drivers Installer, etc. também podem ajudá-lo a excluir o iTuner. Porém, você deve baixar estes programas de seus respectivos sites antes de usá-los, além de não haver uma garantia de segurança para seu computador.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneTrans

Aiseesoft FoneTrans

  • Transfere música, vídeos, fotos do PC para dispositivos iOS
  • Copia arquivos multimídia, playlists, álbuns e SMS de dispositivos iOS ao PC
  • Realiza backup de arquivos do dispositivo iOS no iTunes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneTrans

Seguir @rafadiasbcn