Três maneiras de fazer backup de contatos do Android para PC

tres maneiras de fazer backup contatos android

Usuários de Android têm dificuldade em encontrar uma boa maneira de fazer backup de contatos do telefone Android, e acabam fazendo backup para um laptop ou digitam manualmente os contatos em uma planilha do Excel. Mas agora, com o desenvolvimento da tecnologia, há mais maneiras de fazer backup de contatos do Android para o PC ou serviço na nuvem para sincronizar com mais dispositivos. Então vamos compartilhar três métodos neste artigo para ajudá-lo a fazer backup de contatos do Android no PC.

Primeiro Método: Passar contatos do Android para o PC com cabo USB

Para exportar contatos do celular para o PC, segue as seguintes instruções.

  1. Encontrar lista de contatos

    Clique em "Contatos" no seu Android e você verá sua lista de contatos.

  2. Exportar Contatos

    Clique no botão "Menu" na parte inferior direita > "Importar/exportar". Você pode escolher a "Exportação para armazenamento", onde você pode exportar contatos do Android para o armazenamento interno ou cartão SD como arquivo vCard (FCR), e ele é renomeado aleatoriamente.

  3. Transferir contatos do Android para o computador

    Conecte o telefone Android com o cabo USB ao computador. Navegue até o backup de contatos do Android e transfira-os para seu PC.

Essa forma de fazer backup de contatos do Android para o PC é muito simples. No entanto, você só pode transferir contatos do seu telefone Android (Blackberry, Samsung, etc) para o PC, e em seguida, importar o backup de contatos para o seu Android a partir do PC. Mas se você deseja exibir os contatos no PC, então você não conseguirá fazê-lo.


Segundo Método: Sincronizar contatos Android com conta do Google

Uma conta do Google é uma forma prática e amplamente utilizada para fazer backup de dados do Android. Antes de continuar as etapas a seguir, certifique-se de que você tem uma conta do Google. Os passos são esses:

  1. Clique em "Configurações" no seu Android, encontre "Conta" > "Conta Google".

  2. Entre em sua conta do Google (com seu endereço do Gmail e senha), marque "Sincronizar contatos". Aguarde alguns minutos para sincronizar contatos para o Google.

  3. Abra o Gmail no seu navegador no seu PC. Clique em "Contatos" > "Mais" > "Importar". Aqui você pode exportar os contatos do Android para o PC nos formatos do Google CSV/Outlook CSV/ arquivo vCard.

Por favor, note que se você fizer backup de contatos do Android para formato Google CSV, então você tem permissão para importar contatos do Google em seu telefone Android. Se você sincronizar contatos do Android para PC como um arquivo Outlook CSV, então você é capaz de transferir contatos para seu Android com Outlook CSV. Se você escolher o último, então você é capaz de restaurar contatos Android a partir de um arquivo VCF.

Desta forma, quando você restaurar o backup de contatos em seu telefone Android, você pode obter alguns contatos repetidos, e não é uma boa ideia para você gerenciar contatos em seu telefone Android.


Terceiro método: Fazer backup de contatos com app de terceiros para Android

As formas acima têm algumas desvantagens para fazer backup de contatos do Android para PC ou restaurar backup de contatos para dispositivo Android. Portanto, recomendamos uma terceira maneira. Desta forma, você usará uma ferramenta de terceiros, o programa Aiseesoft FoneLab Android. Ele faz backup de contatos do seu Android para o PC com apenas alguns cliques. Você consegue ver os contatos do backup Android e fazer backup de seus contatos excluídos no Android para PC. Em primeiro lugar, você precisa baixar o programa no link abaixo, instalá-lo e executá-lo no seu PC. Para as próximas etapas, faça o seguinte,

  1. Conecte seu telefone Android com cabo USB a um PC. Aguarde alguns segundos, e este programa irá detectar o seu dispositivo Android automaticamente.

    Se você conectar seu telefone Android no computador, mas este programa não consegue detectá-lo será preciso ativar a depuração usb em seu celular.

  2. Depois de conectar seu telefone, escolha o tipo de arquivo que você deseja recuperar para analisar. Aqui nós escolhemos "Contatos e mensagens" mas você selecionar só ''Contatos''.

    Nesta etapa, para obter seus dados Android, este programa realizará o procedimento de root no seu telefone Android automaticamente. Pode aparecer a seguinte mensagem:

    Para fazer o root avançado, este programa precisa ter privilégios de administrador. Você precisa conceder permissão em seu telefone, na tela que vai aparecer nele. Continue para os próximos passos.

    Atenção: Se seu dispositivo Android não puder sofrer o procedimento de root por este programa, então você pode baixar outras ferramentas para prosseguir este processo.

  3. Após analisar os contatos, você verá as informações de contatos na interface. Clique em "Contatos" no lado esquerdo e você verá todos os detalhes de contatos na janela da direita. Os contatos marcados em vermelho são os contatos excluídos no seu Android antes, e os pretos são aqueles contatos armazenados no seu telefone agora.

    Escolha quais contatos que deseja recuperar e clique no botão "Recuperar" para baixar contatos do Android para o PC. Os contatos serão salvos na pasta escolhida anteriormente e em três formatos, CSV, HTML e VCF (caso você não lembre a pasta, procure Documentos > Aiseesoft Studio > Aiseesoft FoneLab para Android).

Nesse artigo, você viu como fazer backup de seus contatos do Android para o PC para uso futuro. Se você não desejar fazer backup de contatos em seu computador, você também pode transferir os contatos do Android para o iPhone ou outros dispositivos Android, como você desejar.

Saiba mais sobre o FoneLab nos seguintes artigos: Como transferir músicas do PC para o Android e Como fazer backup das mensagens do Android.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab Android

Seguir @rafadiasbcn