Maneiras de fazer backup de fotos do Android e iPhone

backup fotos android iphone

É muito triste quando você perde fotos importantes de seu smartphone.

E muitas pessoas não têm um backup dessas fotos. Para evitar esse tipo de problema, mostraremos nesse artigo como fazer backup de suas fotos no Android e iPhone.


Parte 1: Como fazer backup de fotos no Android

Existem várias maneiras de fazer backup das fotos do dispositivo Android. Confira abaixo como:


Salve e faça backup das fotos do Android para PC

Enviar fotos do Android para um dispositivo de armazenamento secundário é uma maneira útil para o backup de fotos do Android. E o computador pode ser tal dispositivo de armazenamento. Veja como fazer:

  1. Conecte seu celular Andoid ao computador através de um cabo USB.

    passo 1 salvar backup fotos android

  2. Desbloqueie o seu telefone e permita a depuração USB.

    passo 2 salvar backup fotos android

  3. Navegue até "Meu Computador", "Este Computador" ou ao Windows Explorer para encontrar seu dispositivo. Clique duas vezes no armazenamento interno ou no cartão SD e selecione a pasta "DCIM" onde você deseja transferir fotos do Android para o PC. Arraste as imagens e cole-as para uma pasta específica no computador.


Backup com o Aiseesoft FoneLab Android

Copiar diretamente e depois colar as fotos do telefone Android para o PC pode demorar muito tempo. Outra maneira eficiente de fazer backup de fotos do Android para o PC é usar o Aiseesoft FoneLab Android.

backup aiseesoft

O FoneLab Android é o aplicativo de backup de dados profissional para extrair dados de dispositivos Android. Ele permite:

  • Fazer backup de fotos, contatos, mensagens, histórico de chamadas, etc. do Android para o PC.

  • Fazer backup de dados de dispositivo Samsung, HTC, LG, Huawei, etc.

  • Recuperar dados excluídos do telefone Android/cartão SD.

  1. Baixe o FoneLab Android através do link abaixo:

    Conecte seu celular Andoid ao computador através de um cabo USB. Aguarde alguns segundos, e este programa irá detectar o seu dispositivo Android automaticamente.

    passo 1 como fazer backup aiseesoft

  2. Depois de conseguir conectar seu telefone, marque "Galeria" e "Biblioteca de imagens" para analisar. Se você precisar, você pode escolher outros tipos de arquivos para recuperar ou fazer backup.

    passo 2 como fazer backup aiseesoft

    Faça o procedimento de root em seu telefone Android para permitir que o FoneLab Android analise as fotos do seu telefone.

    passo 1 como fazer backup aiseesoft img 2

  3. Clique em "Galeria" ou "Biblioteca de imagens" após a análise, e você pode visualizar todas as fotos, até as excluídas (fotos marcadas em vermelho) e fotos existentes (fotos marcadas em preto).

    passo 3 como fazer backup aiseesoft

  4. Selecione as fotos que deseja fazer copiar e clique em "Recuperar" para fazer backup das fotos para o seu computador. Para as fotos baixadas, você pode mantê-las em seu PC para backup.

    passo 4 como fazer backup aiseesoft

Com o FoneLab Android você também pode: recuperar contatos excluídos do Android e recuperar arquivos do Android, entre outras funcionalidades.


Usar DropBox para fazer backup das fotos

Outra maneira útil é usar o Dropbox para fazer backup das fotos do Android. O Dropbox é um ótimo aplicativo para Android que tem um ótimo recurso de upload de fotos da câmera e, com isso, este aplicativo irá fazer backup e salvar suas fotos do Android diretamente na pasta do Dropbox. Isso significa que essas fotos serão automaticamente armazenadas na nuvem no Dropbox.

  1. Primeiro, baixe e instale a versão mais recente do Dropbox da loja do Google Play em seu telefone. Defina as configurações do Dropbox para fazer uma conta ou clique em "Inscrever-se". Faça login no Dropbox para fazer backup das fotos.

    dropbox para backup

  2. Em seguida, você deve habilitar os uploads da câmera, que salvará automaticamente as imagens e os vídeos do seu dispositivo fazendo uma nova pasta com o nome de Uploads da Câmera no Dropbox.

No entanto, o Dropbox fornece apenas 2 GB de espaço para manter nossos dados no Dropbox. Mas fique tranquilo, que ele não eliminará nenhum tipo de dados sem a permissão do usuário.


Backup do Google Photos

O Google Photos torna muito fácil o backup de fotos do Android. E o recurso de backup automático faz com que suas fotos sejam automaticamente copiadas para o Google Drive.

backup google fotos

  1. Baixe o aplicativo Google Photos no Android.

  2. Inicie o Google Photos no Android. Vá para "Configurações" e, em seguida, ative a opção "Backup e sincronização". Agora o recurso de backup automático de fotos do Google foi ativado e você pode escolher apenas sincronizar fotos do Google por meio de rede Wi-Fi ou quando o dispositivo está carregando.

  3. Ou você pode clicar em "Escolher pasta para fazer backup" e escolher as fotos que deseja enviar.

  4. Quando quiser visualizar as imagens de backup do Google, visite o site do Google Photos para ver as fotos das quais você fez backup.


Faça o backup com o Google+

O Google+ possui um recurso de backup automático com segurança total, pois as imagens armazenadas por qualquer usuário são armazenadas sempre no espaço privado de cada um. Se o usuário habilitar o Backup automático, fotos e vídeos serão armazenados automaticamente no Google+.

  1. Primeiro você precisa baixar o aplicativo Google Photos da Google Play Store e instalá-lo no seu dispositivo.

  2. Instale o aplicativo e crie uma conta, clique em "Iniciar sessão" para efetuar o login. Depois disso, clique em "Configurações" e ative a opção "Backup e sincronização".

    backup google mais

  3. Após a 2ª etapa, clique em "escolher pasta para backup", onde todos os arquivos de imagem que estão armazenados em seu telefone aparecerão em uma lista e selecionar essas imagens para fazer backup.

  4. Logo você pode ver todas as suas imagens do seu dispositivo enquanto estiver conectado ao Google Photos.


Parte 2: Como fazer backup de fotos no iPhone

Esta parte vai mostrar cinco soluções para backup de fotos do iPhone.


Aiseesoft FoneTrans

aiseesoft fonetrans

Aiseesoft FoneTrans é uma ferramenta profissional de sincronização do iPhone para transferir dados entre dispositivos iOS, mover dados do iPhone para o PC e sincronizar dados do Mac com o iPhone.

Veja como fazer backup usando o FoneTrans:

  1. Baixe e instale o FoneTrans no seu PC ou Mac. Conecte seu iPhone ao computador por meio de um cabo USB.

    passo 1 backup com fonetrans

  2. Clique em "Fotos" no lado esquerdo da interface.

    passo 2 backup com fonetrans

  3. Clique no álbum de fotos na interface, escolha as pastas das fotos que deseja exportar e clique no botão "Exportar para" para mover as fotos do iPhone para o computador.

    passo 3 backup com fonetrans


Faça backup das fotos do iPhone para o iCloud

Atualmente, o espaço de armazenamento do iCloud é outro local útil para fazer backup de fotos dos dispositivos iOS. Ele fornece 5 GB de espaço de armazenamento gratuito para permitir que você faça backup dos dados.


Transferir fotos do iPhone para o iCloud automaticamente

backup icloud automaticamente

No seu dispositivo iOS 8 ou posterior: Toque em "Configurações"> "iCloud" > Ative "Fotos" > "Backup" > Ativar "backup no iCloud".

No seu dispositivo iOS 7 ou anterior: Toque em "Configurações"> "iCloud" > Ative "Photo Stream" > "Armazenamento e Backup" > Ativar "backup no iCloud".


Transferir fotos do iPhone para o iCloud manualmente

backup icloud manualmente

No seu dispositivo iOS 8 ou posterior: Toque em "Configurações"> "iCloud"> Ative "Fotos"> "Backup"> Toque em "Fazer backup agora".

No seu dispositivo iOS 7 ou anterior: Toque em "Configurações"> "iCloud"> Ative "Photo Stream"> "Armazenamento e Backup"> Toque em "Fazer backup agora".


Fazer backup de fotos do iPhone para o iTunes

Você também pode optar por usar o iTunes para fazer backup de dados do iPhone, incluindo suas fotos. Abra o iTunes > Conecte seu iPhone ao computador > Clique no ícone do iPhone no canto superior esquerdo da interface > Escolha "Este computador" em Backup automático ou escolha "Fazer backup agora" para fazer o backup manual do iPhone > Clique no botão Aplicar no canto inferior direito da interface.

backup para itunes


Fazer backup de fotos do iPhone para o Google Drive

Com o espaço livre de 15 GB, o Google Drive é uma boa opção para você armazenar fotos de backup do iPhone. No entanto, você precisa comprar mais espaço de armazenamento além dos 15 GB iniciais.

  1. Baixe e instale o Google Drive no seu iPhone. Em seguida, faça login com a sua conta do Gmail.

  2. Vá para as configurações do Google Drive no iPhone e escolha a guia "Fotos".

    passo 2 backup iphone para google drive

  3. Vá para "Backup automático" e ative. Dê permissão ao Google Drive para fazer backup automático das suas fotos. Vá para as configurações, selecione o aplicativo "Drive" e clique em "Fotos" e ative-o. Suas fotos devem ser copiadas automaticamente para o Google Drive quando você atualizar o aplicativo.

    passo 3 backup iphone para google drive


Backup de fotos do iPhone com Dropbox

O Dropbox possui espaço básico de armazenamento gratuito em 2 GB, mas você pode comprar mais espaço. Abaixo mostramos como fazer backup das fotos do seu iPhone.

  1. Baixe e instale o aplicativo Dropbox para iOS e crie uma conta do Dropbox.

    backup iphone dropbox

  2. Faça o login na sua conta e vá para "Carregamento da câmera" > selecione "Somente Wi-Fi" > toque em "Ativar". Isso fornece seu Dropbox com acesso ao seu iPhone e começará a carregar as fotos para armazenamento em seu Dropbox. Se você estiver usando dados móveis, selecione "Wi-Fi + Rede Celular". O processo de backup depende da velocidade da internet e do tamanho das suas fotos.

Neste artigo, mostramos várias maneiras para fazer backup das fotos em celulares Android e iPhone.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafael sobre Aiseesoft FoneLab Android

Seguir @rafaeldvz