Como gerenciar os arquivos de um iPod no Mac OS X

Gerenciar arquivos do iPod no Mac

Em 2001, a Apple trouxe o iPod ao mercado: um MP3 player bonito e com 5GB de capacidade. Seis gerações depois, o iPod oferece muito mais do que um simples player de músicas, sendo uma linha de players de mídia portáteis e computadores de bolso multifuncionais que lhe permitem reproduzir músicas, assistir filmes, jogar, tirar fotos, etc. Porém, ao usar seu iPod, cada vez mais dados são salvos, sendo necessário fazer um bom uso de sua capacidade de armazenamento para não acabar com todo o espaço disponível. Neste artigo nós iremos lhe mostrar três maneiras de gerenciar os arquivos de seu iPod em um Mac.


Usando o iTunes para gerenciar arquivos do iPod

O iTunes é uma ferramenta muito útil para transferir arquivos do iPod, como músicas, vídeos, imagens, contatos, calendários, notas e mais do seu iPod para um Mac como backup. Com ele, você não precisa gerenciar manualmente as músicas em seu iPod. Além disto, você poderá gerenciar facilmente os filmes e músicas do seu iPod com o iTunes arrastando-os ou removendo-os de suas playlists para reconstruir sua biblioteca do iTunes. Se você quiser gerenciar seus arquivos do iPod em um Mac, portanto, o iTunes é uma de suas opções. Veja abaixo os passos para gerenciar os seus arquivos com o iTunes:

  • Baixe e instale a última versão do iTunes em seu Mac. Abra o iTunes e conecte seu iPod ao Mac através de um cabo USB.

  • O iTunes irá detectar automaticamente seu iPod e mostrar suas informações básicas em sua interface.

  • Clique nas abas específicas como "Músicas", "Filmes", "Séries" e outros para verificar e gerenciar seus arquivos do iPod com facilidade.

  • Clique no ícone "iPod" na parte superior esquerda do programa.

  • Clique em "Sumário" na lista da esquerda, você também pode atualizar a versão do iOS, verificar os backups do iTunes, fazer um backup ou restaurar seu iPod.

  • Clique em cada item da lista à esquerda, você também pode sincronizar seu iPod com a biblioteca do iTunes.

Se você quiser gerenciar os arquivos de seu iPod, como músicas ou vídeos, o iTunes pode ser um ótimo assistente para transferir/adicionar/remover seus arquivos, como transferir músicas do iPod para o Mac.Porém, para outros arquivos em seu iPod Touch 6/5/4, Nano 8/7/6/5/4 e outros, como contatos, mensagens SMS, notas, lembretes, etc. o iTunes só permite fazer backup ou restaurar. Por isto, iremos lhe mostrar duas outras formas de gerenciar os arquivos do seu iPod no Mac abaixo.


Gerenciar os dados de um iPod com um programa profissional

Além de músicas e filmes, você também pode gerenciar dados como contatos, mensagens SMS, notas e outros arquivos de seu iPod. Aqui nós iremos lhe sugerir um poderoso programa de gerenciamento de arquivos de dispositivos iOS para Mac, o Aiseesoft FoneTrans para Mac. Se você usa um computador com Windows 10/8/7/Vista/XP, pode usar a versão para Windows do programa para transferir dados do iPod para o computador. Para começar, baixe e instale o programa em seu Mac.


Principais funções deste gerenciador de arquivos para iPod
  • Transferir músicas, fotos, filmes e contatos do Mac para o iPod/iPhone/iPad.

  • Importar músicas, fotos, contatos, playlists e álbuns do iPod para um Mac.

  • Fazer backup de arquivos do iPod para o iTunes.

  • Compartilhar arquivos multimídia, playlists, álbuns e contatos entre diferentes dispositivos iOS.

  • Gerenciar os arquivos de seu iPod, incluindo músicas, vídeos, fotos, mensagens, contatos, etc.

  • É compatível com o iOS 9.3 e com o iTunes 12, entre outras versões.

Abra o FoneTrans em seu Mac e conecte seu iPod através de um cabo USB. O programa irá reconhecer seu iPod automaticamente.


Transfira seus arquivos entre o iPod e seu Mac
  1. Selecione os arquivos do iPod que você deseja transferir clicando na categoria desejada à esquerda do programa. Aqui, usaremos a transferência de fotos como exemplo.

  2. Selecione os arquivos que deseja transferir

  3. Após selecionar as fotos desejadas, clique em "Exportar para" e escolha se deseja transferi-las para seu Mac, biblioteca do iTunes ou para outro dispositivo iOS. Se você quiser importar fotos de seu Mac para o iPod, clique em "Adicionar" para procurar as fotos ou pastas que deseja importar e clique em "Ok".

  4. Exporte suas fotos para o Mac

  5. Após alguns segundos, seus arquivos serão movidos do iPod para seu Mac ou vice-versa.


Edite e organize os arquivos de seu iPod em um Mac
  1. Delete os arquivos do iPhone

  2. Este gerenciador de arquivos para iPod/iPhone/iPad lhe permite deletar dados que você não usa mais, incluindo músicas, vídeos, contatos, fotos, etc. É só escolher os arquivos desejados e clicar no ícone de lixeira para que todos os dados selecionados sejam removidos de seu iPod imediatamente.

    Apague os arquivos que você não usa

  3. Cria playlists em seu iPod

  4. O FoneTrans também lhe permite criar suas próprias playlists de músicas para seu iPod. Clique com o botão direito na categoria "Playlists", crie uma playlist e adicione músicas a ela. Você também pode gerenciar as playlists que já tem.

    Crie e gerencie playlists do seu iPod

  5. Edite os contatos do seu iPod

  6. Você também pode adicionar ou editar contatos do seu iPod no Mac com este programa, além de poder excluir automaticamente todos os contatos duplicados com a função disponível no menu superior do programa. Clique-a para analisar seus contatos e mostrar todos os contatos duplicados contidos em seu dispositivo. Após isto você poderá usar a função "Unir" para unir os contatos duplicados ou "Ignorar" para mantê-los em seu iPod do jeito que estão.

    Gerencie seus contatos


    Faça backup de dados perdidos ou deletados em seu Mac

    Se você quiser fazer um backup de seus dados perdidos ou deletados do iPod no mac, pode usar o Aiseesoft FoneLab para Mac. O programa também conta com uma versão para Windows, caso você não utilize um Mac.

    Passo 1. Abra o programa

    Após baixar e instalar o FoneLab em seu Mac, conecte seu iPod ao Mac através de um cabo USB e selecione o modo "Recuperar de dispositivo iOS" entre os três disponíveis à esquerda da interface do programa.

    Selecione o modo Recuperar de dispositivo iOS

    Passo 2. Analise seu iPod

    Agora, clique em "Iniciar análise" para analisar os arquivos de seu iPod. Após alguns segundos, todos seus arquivos irão aparecer sob diferentes categorias à esquerda do programa, como "Rolo da câmera", "Meu Compartilhamento de Fotos", "Mensagens", "Contatos", "Notas", etc. à esquerda.

    Selecione a categoria desejada

    Passo 3. Após selecionar a categoria da qual deseja recuperar seus arquivos, marque os arquivos que você deseja salvar em seu Mac e clique em "Recuperar".

    Após alguns minutos, todos os arquivos selecionados serão copiados para seu Mac.

    Usando o mesmo programa, você também pode restaurar fotos perdidas do iPod e recuperar lembretes de voz apagados de um iPod.

    Neste artigo nós lhe mostramos os três métodos mais úteis para gerenciar os dados do seu iPod. Com a ajuda destas ferramentas, você poderá gerenciar seus arquivos facilmente e melhorar ainda mais sua vida digital!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneTrans para Mac

Aiseesoft FoneTrans para Mac

  • Transfere música, vídeos, fotos do Mac para dispositivos iOS
  • Copia arquivos multimídia, playlists, álbuns e SMS de dispositivos iOS ao Mac
  • Realiza backup de arquivos do dispositivo iOS no iTunes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneTrans

Seguir @rafadiasbcn