Quer saber como tirar o iphone do modo fone de ouvido?

No serviço de suporte da Aiseesoft recebemos diariamente consultas como as seguintes:

  • Meu iPhone não toca quando me ligam! Parece que meu celular está sem som, já tentei todas as dicas que encontrei pela Internet e nada acontece... Meu iphone nao sai som nenhum... O que eu faço? Já reinicie várias vezes e ele segue igual”

  • ”Vocês me ajudam a tirar o modo fone de ouvido? Conecte com o carro e agora aparece como fone de ouvido conectado mas nao esta. Tem como tirar isso? Não sai som no alto falante

Este tipo de dúvida é bastante comum entre os donos do celular da Apple e por isso decidimos escrever um artigo para ensinar como tirar o modo fone de ouvido do iPhone. Não se preocupe, seja qual for o motivo pelo qual seu iPhone esteja sem som, você vai poder recuperar o volumem do seu iPhone. A primeira coisa que você deve tentar é bastante simples e se já fez isso, passe para o seguinte parágrafo e segue lendo: reinicia o aparelho.


Motivo nº1 para iPhone sem som: A entrada do fone de ouvido está, básicamente, suja!

Sim por incrível que pareça, essa é a solução mais comum. Tente o seguinte:

  1. Tire qualquer tipo de capa ou protetor de tela que você use, pois utilizadas da forma incorreta, podem tapar a entrada fazendo que o som não saia mais. Se é um iPhone novo, tire o plástico da frente e atrás. Assim temos certeza que nada está tapando a entrada.

  2. Limpe a entrada do fone de ouvido (ainda que você ache que está impoluto, faça isso). Utilize um palito de dentes, uma agulha ou cotonete para isso mas com muito cuidado para não estragar nada e não deixar mais pelúcia. A entrada está sujeita à todo tipo de sujeiras!


Motivo nº2 para problemas de som com o iPhone/iPad: o fone que foi conectado era de baixa qualidade

Se seu iPad/iPhone segue sem som, tente conectar e desconectar outros fones de uma marca e modelo diferentes do conectado anteriormente.


Motivo nº3 para iPhone travado no modo fone de ouvido: o aparelho não consegue reconhecer que o fone não está mais conectado

A solução para isso é bem simples e não requer nenhuma técnica em especial: conecte e desconecte várias vezes o fone da entrada até que volte ao normal. Simples assim!


Motivo nº4 para iPhone com problemas de volume: talvez ainda está conectado através do Bluetooth

Hoje em dia os fones de ouvidos sem nenhum tipo de cabo tornaram-se muito populares e é provável que você os conheça e utilize. Por isso, você deve ter certeza que o desconectou do seu iPhone porque talvez o som esteja sendo enviado ali. Isso também poderia acontecer se você tiver algum auto-falante conectado ao seu iPhone através do Bluetooth. Segue os seguinte passos para desvincular o aparelho de um acessório Bluetooth:

Vá até a Ajustes > Bluetooth. Desactive a opção até que fique cinza e não verde. Assim, você vai desconectar a reprodução em qualquer acessório.


Motivo nº5 para iPhone que não toca: seu iPhone precisa de atualizar o iOS

Atualizar para a versão mais recente do iOS pode ser a solução para este problema tão chato. Veja se você criou um backup das fotos, mensagens, vídeos, etc antes de atualizar, pois poderiam ser perdidos. Existem duas formas para atualizar o sistema iOS:

  • Através do iTunes: Instale a versão mais recente do iTunes no PC e conecte seu celular. Agora é só abrir o programa e selecionar seu aparelho. Clique em "Resumo" > Buscar atualização. Depois, toque em Baixar e atualizar.


  • Através do aparelho: Conecte o carregador e veja se o celular está conectado com uma rede Wi-Fi. Vá até Ajustes > Geral > Atualização de software > Transferir e instalar.



Motivo nº5 para um celular que não toca música: o sistema precisa de reparação

Se você já tentou todas as dicas acima e seu iPhone continua bloqueado no modo fone de ouvido, sugerimos o Aiseesoft FoneLab System Repair, um programa que tira erros no sistema operativo iOS e conserta o aparelho. Veja o tutorial para tirar este erro no seu celular:

Passo 1. Faça o download e instale o programa no PC (abaixo está o link para a versão Windows do FoneLab System Repair. Caso você utilize Mac, clique aqui).

Passo 2. Conecte o aparelho através de um cabo USB. Agora, clique em “Recuperar sistema iOS” > "Começar" para consertar o iPhone travado no modo fone de ouvido.

AVISO: Se aparecer uma interface como a da imagem abaixo, quer dizer que seu telefone está normal e não há necessidade de reparação.

Passo 3. O programa vai tentar reconhecer o iPhone bloqueado no modo fone de ouvido automaticamente. Depois disso, toque em "Confirmar" e você entrará no modo de recuperação. Confirme os dados do aparelho e clique em "Reparar" para que o software baixe o plugin adequado. Espere até que o processo seja completado e seu iPhone será reiniciado.


Pronto seu iPhone voltou já para seu estado normal: comprove isso depois do reinicio.. Se você tentou tudo e ainda continuar travado, isso é um problema no hardware que o programa não vai poder consertar. Neste caso recomendamos contatar diretamente com o serviço de assistência técnica da Apple e solucionar isso diretamente com eles.

Também é útil mencionar a necessidade de fazer backups dos dados no telefone constantemente para evitar perdas acidentais de dados, vídeos, mensagens, fotos, etc. No entanto, também é possível recuperar arquivos deletados sem backup. Faça clique aqui para saber como:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab System Repair

Seguir @rafadiasbcn