Como entrar no modo de recuperação para o Android

Modo de recuperação Android

Falando de telefones Android, há um monte de questões técnicas com as quais os usuários se confundem e buscam soluções na Internet, como: procedimento de root no Android, redefinir o Android às configurações de fábrica, atualizar o sistema, etc. Todos esses problemas podem ser corrigidos através do Modo de recuperação do Android. Mas o que é o Modo de Recuperação do Android? O que podemos fazer nele? Como podemos acessá-lo? Vamos conhecer o Modo de Recuperação do início.

Modo de recuperação, um recurso do Android, é um ambiente integrado que é independente do sistema operacional original. Você pode inicializar o Android em modo de recuperação para redefinir o dispositivo às configurações de fábrica, aplicar atualizações de software, etc. A maneira mais fácil de acessar o modo de recuperação é usando combinações de botões, mas pode haver diferenças de acordo com Android marcas e versões. Continue a ler e aprender sobre os métodos específicos para inicialização do Android em modo de recuperação.


Parte 1: Como inicializar o Android em modo de recuperação

Como entrar Modo de recuperação do Android

Para acessar o modo de recuperação, o Android fornece uma combinação de botões em seus aparelhos. Pressione-os juntos e você pode entrar em modo de recuperação do Android facilmente. No entanto, as combinações podem ser diferentes com base nas versões e marcas dos dispositivos Android. Aqui estão os métodos para alguns dos dispositivos Android mais populares para entrar em modo de recuperação:


Samsung Galaxy S7/S6 Edge/S6/S5/Note 5/Note Edge e outros da série Galaxy
  1. Mantenha pressionada a tecla Power e desligue o telefone.

  2. Pressione e mantenha pressionados Power, Home e Volume +.

  3. Continue segurando até que você veja o logotipo da Samsung. Depois disso, você terá entrado em modo de recuperação com sucesso. Você pode usar os botões de "Volume" para selecionar as opções do menu.


HTC One M9/M8 e outros da série One
  1. Siga o caminho de "Configurações" > "Bateria" e desative a opção "Fastboot".

  2. Mantenha pressionada a tecla Power e desligue o telefone.

  3. Pressione e segure Power-Volume - até mostrar um menu incluindo opções de modo de recuperação, use as teclas de Volume para selecioná-lo e entre com o botão Power.


Google Nexus 9/6P/5X outros da série
  1. Desligue o telefone.

  2. Pressione e segure Power, Volume + e Volume - até que você veja um menu com a opção de modo de recuperação.

  3. Navegue até o modo de recuperação com as teclas de Volume e acesse-o com a tecla Power.


LG G5/G4 e outras séries
  1. Desligue o telefone.

  2. Pressione e segure as teclas Power, e Volume - até ver o logotipo da LG, em seguida, solte a tecla Power e pressione-a novamente.

  3. O menu é exibido e você pode entrar no modo de recuperação com as teclas de Volume.


Parte 2: Opções disponíveis de modo de recuperação

As opções disponíveis modo de recuperação podem diferir de acordo com os dispositivos Android, assim como o acesso ao modo de recuperação. Mas existem algumas funções básicas que você sempre vai obter:

Opções Modo Recuperação


Reiniciar o sistema agora

Esta é uma opção para reiniciar seu telefone ou tablet Android manualmente. Se o seu telefone Android está travado, você pode tentar entrar no modo recuperação e reiniciar o sistema novamente.


Aplicar a atualização de ADB

ADB, sigla para Ponte de depuração do Android, é uma ferramenta que permite executar e operar seus dispositivos Android através do computador. é amplamente utilizado por desenvolvedores de aplicativos Android para corrigir bugs. Você também pode usar o ADB para enviar arquivos do PC para seu telefone.


Limpar dados/Reset de fábrica

Esta é uma forma muito comum para resetar o seu Android. Esse recurso pode ser usado quando você precisa limpar todos os dados em seu telefone antigo. Depois disso, todos os seus dados do Android, incluindo fotos, vídeos, apps, mensagens de texto e mais, serão excluídos.


Limpar o cache da partição

O cache da partição é composto dos dados temporários armazenados em seu telefone. A maioria dos usuários ignora o cache de Android e ele vai aumentando. Com o tempo, ele pode deixar seu celular mais lento. Portanto, você deve usar essa função regularmente para deixar o boot de seu Android mais rápido e executar os aplicativos mais rápido.

Além destas funções acima mencionadas, alguns dispositivos Android também permitem que você aplique uma atualização a partir do armazenamento externo, instale uma versão (ROM) personalizada e muito mais.


Parte 3: Android preso no modo de recuperação

Embora o modo de recuperação possa ser útil em muitas circunstâncias, ninguém precisa das funções de recuperação o tempo todo. Por razões desconhecidas, alguns telefones Android podem ficar presos no modo de recuperação, não responder a comandos e sem conseguir sair. Bem, não se preocupe, aqui estão algumas dicas para você consertar o seu telefone:

  1. Para sair do modo de recuperação Android, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar se os botões do aparelho estão em uma posição apropriada. Como já mencionado acima, o modo de recuperação pode ser acessado pressionando alguns botões juntos, mas se eles são presos e pressionados o tempo todo, você não poderá sair dele.

  2. Ligue o dispositivo uma vez que você tenha pressionado as teclas por alguns segundos. Veja se ele vai iniciar.

  3. Remova a bateria e em seguida coloque-a de volta. Verifique se vai funcionar.

  4. Se nenhum desses métodos funcionar, você pode escolher as opções do modo de recuperação "Limpar dados/Reset de fábrica" e tentar restaurar seu telefone. Mas este método pode eliminar dados que você deseja manter.

  5. Ainda não funciona? Aparentemente o seu telefone parou de funcionar, você deve levá-lo à uma assistência autorizada.

Conseguiu fazer seu telefone funcionar, mas está sem os seus dados?

Há uma grande possibilidade de perda de dados depois de finalmente tirar seu telefone do modo de recuperação, de alguma forma. Existe alguma maneira de recuperar seus dados? Claro, uma ferramenta de recuperação de dados como o Aiseesoft FoneLab Android pode resolver seu problema facilmente. Siga os passos abaixo:

  1. Baixe o Aiseesoft FoneLab Android através do link abaixo:

    Instale e execute esta ferramenta de recuperação de dados do Android.

    Passo 1 Android Preso Modo Recuperação

  2. Conecte seu iPhone ao PC com um cabo USB. Espere até que seu telefone seja reconhecido automaticamente.

  3. Você vai poder escolher os tipos de arquivo que você quer recuperar da janela da direita, incluindo "Contatos & mensagens" ("Contatos", "Mensagens", "Anexos de mensagens", "Registros de chamadas").

    Passo 3 Android preso Modo Recuperação

  4. Clique em "Próximo", e seu dispositivo será analisado. Após o processo de análise, clique em "Recuperação" e escolha o destino do arquivo. Agora você restaurou seus arquivos do Android para o PC com sucesso! Desta forma, você pode recuperar chamadas, contatos, mensagens, e mais dados, de forma rápida e gratuita.

    Passo 4 Android preso Modo Recuperação

Leia mais sobre o FoneLab Android nos seguintes artigos: Como fazer backup das mensagens do Android e Como recuperar arquivos do Android sem procedimento de root.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab Android

Seguir @rafadiasbcn