Como entrar no modo de recuperação para o Android

como entrar modo recuperacao android

Falando de telefones Android, há um monte de questões técnicas com as quais os usuários se confundem e buscam soluções na Internet, como: procedimento de root no Android, redefinir o Android às configurações de fábrica, atualizar o sistema, etc. Todas essas dúvidas podem ser resolvidas com o Modo de recuperação do Android.

Modo de recuperação, um recurso do Android, é um ambiente integrado que é independente do sistema operacional original. Você pode considerá-lo como uma "sala de monitoramento", onde as coisas podem ser corrigidas sem entrar realmente no sistema. Você pode inicializar o Android em modo de recuperação para redefinir o dispositivo às configurações de fábrica, aplicar atualizações de software, etc. A maneira mais fácil de acessar o modo de recuperação é usando combinações de botões, mas pode haver diferenças de acordo com Android marcas e versões. Continue a ler e aprender sobre os métodos específicos para inicialização do Android em modo de recuperação.


Parte 1: Como inicializar o Android em modo de recuperação

como iniciar android modo recuperacao

Para acessar o modo de recuperação, o Android fornece uma combinação de botões em seus aparelhos. Pressione-os juntos e você pode entrar em modo de recuperação do Android facilmente. No entanto, as combinações podem ser diferentes com base nas versões e marcas dos dispositivos Android. Aqui estão os métodos para alguns dos dispositivos Android mais populares para entrar em modo de recuperação:


Samsung Galaxy S7/S6 Edge/S6/S5/Note 5/Note Edge e outros da série Galaxy
  1. Mantenha pressionada a tecla Power e desligue o telefone.

  2. Pressione e mantenha pressionados Power, Home e Volume +.

  3. Continue segurando até que você veja o logotipo da Samsung. Depois disso, você terá entrado em modo de recuperação com sucesso.


HTC One M9/M8 e outros da série One
  1. Siga o caminho de "Configurações" > "Bateria" e desative a opção "Fastboot".

  2. Mantenha pressionada a tecla Power e desligue o telefone.

  3. Pressione e segure Power-Volume - até mostrar um menu incluindo opções de modo de recuperação, use as teclas de Volume para selecioná-lo e entre com o botão Power.


Google Nexus 9/6P/5X outros da série
  • Desligue o telefone.

  • Pressione e segure Power, Volume + e Volume - até que você veja um menu com a opção de modo de recuperação.

  • Navegue até o modo de recuperação com as teclas de Volume e acesse-o com a tecla Power.


  • LG G5/G4 e outras séries

    1. Desligue o telefone.
    2. Pressione e segure as teclas Power, e Volume - até ver o logotipo da LG, em seguida, solte a tecla Power e pressione-a novamente.
    3. O menu é exibido e você pode entrar no modo de recuperação com as teclas de Volume.

    Parte 2: Opções disponíveis de modo de recuperação

    As opções disponíveis modo de recuperação podem diferir de acordo com os dispositivos Android, assim como o acesso ao modo de recuperação. Mas existem algumas funções básicas que você sempre vai obter:

    opcoes modo recuperacao

    1. Reiniciar o sistema agora

      Esta é uma opção para reiniciar seu telefone ou tablet Android manualmente. Se o seu telefone Android está travado, você pode tentar entrar no modo recuperação e reiniciar o sistema novamente.

    2. Aplicar a atualização de ADB

      ADB, sigla para Ponte de depuração do Android, é uma ferramenta que permite executar e operar seus dispositivos Android através do computador. É amplamente utilizado por desenvolvedores de aplicativos Android para corrigir bugs. Você também pode usar o ADB para enviar arquivos do PC para seu telefone.

    3. Limpar dados/Reset de fábrica

      Esta é uma forma muito comum para resetar o seu Android. Esse recurso pode ser usado quando você precisa limpar todos os dados em seu telefone antigo. Depois disso, todos os seus dados do Android, incluindo fotos, vídeos, apps, mensagens de texto e mais, serão excluídos.

    4. Limpar o cache da partição

      O cache da partição é composto dos dados temporários armazenados em seu telefone. A maioria dos usuários ignora o cache de Android e ele vai aumentando. Com o tempo, ele pode deixar seu celular mais lento. Portanto, você deve usar essa função regularmente para deixar o boot de seu Android mais rápido e executar os aplicativos mais rápido.

    Além destas funções acima mencionadas, alguns dispositivos Android também permitem que você aplique uma atualização a partir do armazenamento externo, instale uma versão (ROM) personalizada e muito mais.

    Outra ótima alternativa é usar um software profissional de recuperação, como o Aiseesoft FoneLab Android, que permite recuperar todos os tipos de dados do seu celular ou tablet Android, além de ter várias funções de correção.

    Baixe o Aiseesoft FoneLab Android através do link abaixo:

    Veja mais sobre o FoneLab nos seguintes artigos: Como imprimir mensagens de texto do Android e Como recuperar arquivos do Android.

    Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

    / Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab Android

    Seguir @rafadiasbcn