Tudo que você deve saber sobre o iTunes

O iTunes é um programa grátis desenvolvido pela Apple para reproduzir arquivos de mídia. Com ele você pode reproduzir, gerenciar e comprar músicas, além de poder visualizar, gerenciar e sincronizar todo o conteúdo dos dispositivos Apple, como o iPod, iPad e o iPhone.

Segundo a própria Apple, o "iTunes tem tudo que você precisa quando se trata de entretenimento – onde e quando você quiser".

Com o iTunes você pode:

  • Organizar e reproduzir músicas e vídeos;

  • Encontrar músicas, filmes, séries, audiolivros, podcasts gratuitos e mais na iTunes Store;

  • Configurar seu iPod, iPhone ou iPad e adicionar músicas, vídeos e outros arquivos aos seus dispositivos.

E ainda há muito mais que você pode fazer com o iTunes.

Em outras palavras, com o iTunes você pode aproveitar e gerenciar todo o entretenimento digital de sua vida e seus dispositivos iOS. Porém, o iTunes não é muito prático em nosso dia-a-dia, já que existem alternativas melhores ao iTunes que combinam tudo que o iTunes tem e mais um pouco.


Baixar e atualizar o iTunes

Baixar e atualizar o iTunes

Para baixar a última versão do iTunes, vá até o site oficial da Apple: http://www.apple.com/itunes/download/

Se você quiser atualizar o iTunes em seu Mac, deve abrir o iTunes e, na barra de menus superior, selecionar "iTunes" -> "Procurar por Atualizações". Após isto, siga as instruções do programa para instalar sua última versão.

No Windows, você deve abrir o iTunes e pressionar "Ctrl+B" para mostrar a barra de menus, caso ela ainda não esteja ativa. Após isto, selecione "Ajuda" -> "Procurar por Atualizações" e siga as instruções do programa para instalar sua última versão.


Como autorizar o computador e entrar no iTunes

Antes de autorizar seu computador, é preciso baixar e instalar a última versão do iTunes.

Após abrir o iTunes, selecione "Loja" -> "Autorizar Este Computador".

Agora que você fez a autorização, pode entrar em sua conta Apple para verificá-la. No menu de login do iTunes, você encontrará a opção "Informações da Conta", clique-a para ver as informações de sua conta Apple. Aqui você poderá ver se autorizou 2 ou mais computadores. Caso tenha autorizado somente 1 computador, não verá esta informação. Além disto, você também pode desautorizar todos os seus computadores e re-autorizar somente os que você usa.


Conectar e reconhecer um iPhone

Conectar e reconhecer um iPhone

Antes de conectar seu iPhone, iPad ou iPod ao iTunes, você precisa se certificar de que seu iTunes está atualizado. Caso você tenha instalado o iTunes há muito tempo, desinstale o programa, baixe-o e instale-o novamente. Após isto, abra o iTunes e conecte seu dispositivo iOS ao computador através de um cabo USB. O iTunes irá reconhecer seu iPhone automaticamente e um ícone será mostrado na interface do programa.


Como sincronizar um iPhone com o iTunes

Existem duas formas de sincronizar um iPad, iPod ou iPhone com o iTunes. Você pode sincronizar seu dispositivo através da Wi-Fi ou com um cabo USB.

Para sincronizar um iPhone com o iTunes através da Wi-Fi, encontre seu iPhone na interface do iTunes e vá até "Sumário" -> "Opções" -> selecione "Sincronizar com este iPhone pela Wi-Fi", clique em "Aplicar" e desconecte seu cabo USB. Após isto, você poderá escolher o que quiser sincronizar através de uma rede Wi-Fi.

Você também pode sincronizar um iPhone com o iTunes através de um cabo USB. Para isto, clique no ícone do seu iPhone no canto superior esquerdo do iTunes, vá em "Configurações" no menu à esquerda e selecione uma das categorias, como "Apps" ou "Filmes" para sincronizar seu dispositivo.


Biblioteca do iTunes e compartilhamento de arquivos

Biblioteca do iTunes e compartilhamento de arquivos

Se você estiver interessado no compartilhamento de arquivos do iTunes, pode seguir os parágrafos abaixo. De acordo com o suporte da Apple, o iTunes usa a biblioteca de arquivos e a pasta de mídia para organizar e guardar suas músicas e outros arquivos de mídia. Você pode adicionar arquivos/pastas para sua biblioteca, organizar ou exportar a biblioteca, importar/exportar playlists e atualizar a capa de seus álbuns. Você também pode reconstruir a biblioteca do iTunes, se assim desejar.

Além disto, você pode usar o compartilhamento de arquivos para compartilhar sua biblioteca do iTunes com Apple TVs, dispositivos iOS e outros computadores. É possível compartilhar suas bibliotecas do iTunes com até 5 computadores de sua casa. Porém, é necessário utilizar a mesma conta Apple para utilizar o compartilhamento de arquivos em seus outros computadores.


Como transferir músicas do iTunes para um iPhone

Existem dois tipos de músicas no iTunes: músicas compradas da iTunes Store e músicas de seus CDs ou outras fontes. Se você já sabe como transferir músicas do iPhone para o iTunes, aqui nós iremos lhe ensinar como transferir músicas de um CD ou outras fontes para seu iPhone.

Nós lhe recomendamos dois métodos para transferir músicas do iTunes para seu iPhone. No primeiro, você pode usar o "Compartilhamento Pessoal" para transferir músicas para seu iPhone ou outros dispositivos iOS. Para começar, vá em "Ajustes" -> "Músicas" e vá até "Compartilhamento Pessoal" para entrar em sua conta Apple. Após isto, abra o aplicativo "Músicas" e clique em "Minhas Músicas" -> "Biblioteca". Na tela, toque na categoria desejada e clique em "Compartilhamento Pessoal". Por último, selecione a biblioteca que deseja compartilhar. No seu Mac ou PC, abra o iTunes e clique em "Loja" -> "iTunes Match" -> "Assinar". No seu iPhone, vá em "Ajustes" -> "Músicas" -> "Assinar" na opção iTunes Match. Agora você pode enviar sua biblioteca de músicas para o computador. Quando estiver terminado, pode acessar sua biblioteca de músicas no seu iPhone indo até "Ajustes" -> "Músicas" -> "Ativas iTunes Match". Além de transferir músicas do iTunes para seu iPhone, iPad ou iPod, você também pode transferir músicas de dispositivos iOS para o iTunes.


Como fazer backup dos dados de um iPhone no computador ou iCloud

Faça backup de seus dados

Com o iTunes você pode fazer backups dos dados de seu iPhone no computador ou iCloud.

Para isto, abra o iTunes em seu Mac ou PC e conecte seu iPhone ao computador. Após isto, clique no nome do seu iPhone para ver os dados de seu dispositivo na lista à esquerda e selecione "Este Computador" ou "iCloud" e clique em "Efetuar Backup Agora" para fazer um backup dos dados do seu iPhone. Você pode clicar em "Preferências" -> "Dispositivo" para ver os backups do iTunes de seu dispositivo e a data em que o backup foi feito.

Nota: Você sabia que também é possível fazer um backup de seus dados no computador de forma rápida, fácil e prática com um programa de transferências para dispositivos iOS como o Aiseesoft FoneTrans? Usando o FoneTrans você pode transferir seus contatos, mensagens de texto, lembretes, músicas, vídeos, fotos e muito mais do iPhone para o computador e vice-versa. Experimente o programa e surpreenda-se!


Restaurar um iPhone com um backup do iTunes

Como restaurar os dados de um iPhone com um backup do iTunes? Primeiro, você precisa conectar seu iPhone ao computador com o qual normalmente se sincroniza. No iTunes, clique no botão de seu iPhone e vá até "Sumário". Após isto, na interface do programa, vá até "Restaurar Backup" para restaurar as mensagens de texto do seu iPhone, histórico de chamadas, contatos, notas e fotos de seu backup do iTunes para o iPhone. Além disto, músicas, vídeos e fotos podem ser restauradas sincronizando-as com seu iTunes. Porém, é bom saber onde ficam os backups do iTunes para transferir suas fotos, músicas e contatos de um backup do iTunes para outro iPhone, caso você troque de dispositivo.

Se você deletou alguns arquivos de seu iPhone antes de fazer um backup do iTunes, deve estar se perguntando como recuperá-los. Sim, você pode recuperar arquivos deletados de um backup do iTunes com a ajuda de um outro programa, como o Aiseesoft FoneLab.


Perguntas e respostas sobre o iTunes
  1. Como adicionar músicas ao iTunes?

  2. Você pode simplesmente arrastar e soltar suas músicas na interface do programa, ou adicioná-las usando o menu do iTunes.

  3. Como deletar músicas duplicadas do iTunes?

  4. Você pode deletar músicas duplicadas do iTunes clicando em "Visualizar" -> "Músicas" -> "Mostrar Itens Duplicados" e deletar todas elas pressionando a tecla "Delete".

  5. Como transferir músicas do iTunes para um celular Android?

  6. Você pode transferir músicas do iTunes para um dispositivo Android através de um cabo USB, conectando seu dispositivo diretamente ao computador, ou usando um aplicativo.

  7. O que fazer ao esquecer a senha do iTunes?

  8. Caso você tenha esquecido sua senha de login, é possível recuperar sua senha do iTunes através do site iforgot.apple.com. Para recuperar senhas de backups criptografados do iTunes, é necessário usar ferramentas de recuperação de senha.

  9. O que fazer se o iTunes não detecta seu iPad? Ou, o que fazer se o iTunes não reconhece seu iPhone?

  10. Você pode verificar sua versão do iTunes, se o dispositivo iPhone/iPad considera seu computador confiável, seu cabo USB, etc.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneTrans

Aiseesoft FoneTrans

  • Transfere música, vídeos, fotos do PC para dispositivos iOS
  • Copia arquivos multimídia, playlists, álbuns e SMS de dispositivos iOS ao PC
  • Realiza backup de arquivos do dispositivo iOS no iTunes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneTrans

Seguir @rafadiasbcn