Saiba um pouco mais sobre as baterias dos smartphones


A Apple teve que admitir que estava diminuindo o desempenho de alguns modelos com mais baterias antigas para forçar menos problemas nelas e, de certa manera, fazer negócio com a troca dessas baterias degradadas: como parte do processo a companhia anunciou preços especiais na troca de baterias do smartphone, custando 149 R$ no Brasil fora da garantia. A empresa revelou que estava piorando o desempenho das baterias em três casos: com a bateria baixa, velha ou quando está frio demais. Recentemente, tiveram que publicar um pedido de desculpas no site americano aos clientes que se sentiram lesados por esta medida, sobretudo no iPhone 6s e no iPhone 7.

Mas, porque as baterias estragam? Para explicar o motivo, primeiro é preciso saber como elas funcionam. Os smartphones atuais funcionam com uma bateria íon-lítio, as quais carregam mais rápido, duram mais e têm maior densidade de carga, aumentando a vida útil da bateria mesmo em uma estrutura menor. Este tipo de baterias está por todos os lados: nas tablets, nos laptops, nos carros elétricos da Tesla, etc. Elas funcionam convertendo energia quimica em energia elétrica. Cada uma tem dois elétrodos: um ânode negativo e um cátion positivo. Uma substância conhecida como electrolyte (sais de litio) permite a passagem das partículas carregadas de energía e fez com que os celulares funcionem.

Um pouco de história

Lá pelos anos 70, o tipo de baterias que eram mais utilizadas na maioria dos eletrodomésticos eram as criadas com zinc e elétrodos de carbono. Posteriormente, os investigadores descobriram que o lítio podia armazenar melhor e que, configurado adequadamente, era possível recarregar as baterias. Também descobriram que adicionando cobalto na mistura, as baterias ficavam mais estáveis. É por isso que a Apple, entre outras, é dependente do cobalto para suas baterias. O problema é que esse material gera muitas controvérsias, pois a maioria vem de minas do Congo onde há exploração infantil. No entanto, as principais companhias dizem não trabalhar mais com fornecedores que utilizem crianças.

Qual dos últimos iPhone apresenta melhor duração?

Segundo o site Mashable, o ganhador indiscutível é o iPhone 8 Plus: a bateria dura 21h com uma só carga! Veja todos os detalhes na comparativa dos últimos modelos no site da Apple:

Cada vez que um celular descarrega totalmente, os íons de lítios criam erros no ânode e acabam danificando o cátion. Com o tempo, a bateria vai ficando pior e não aguenta mais. Normalmente as baterias se degradam nas 1.500 carregas, mas há estudios- como por o exemplo o da University of Central Florida- visando criar uma espécie de "super-carregador" que começa a degradá-las somente depois de 30 mil carregas.

Como fazer que durem mais as baterias?

Estes são os conselhos do site oficial:

  • Mantenha o software atualizado sempre

  • É importante verificar se o dispositivo está com a versão mais recente do iOS. Caso o celular trave na tela preta, vermelha, no iTunes ou no logotipo da Apple, existem programa que corrigem esses erros. Recomendamos o FoneLab System Repair para reparar o sistema iOS nestes casos. É um programa livre de vírus e seguro.

  • Otimize as configurações

  • É recomendável reduzir a luminosidade da tela ou ativar o Brilho Automático. Uma conexão Wi-Fi também consome menos energia que o 3G/4G e por isso é boa idéia manter o Wi-Fi sempre ligado.

  • Ative o Modo de Pouca Energia

  • A partir do iOS 9, o Modo de Pouca Energia pode ser ativado acessando Ajustes > Bateria. Este modo, entre outras medidas, reduz o brilho da tela, as animações do sistema e otimiza o desempenho do dispositivo.

  • Verifique as informações sobre Uso da Bateria

  • É possível ver a porcentagem de uso de cada app no seu celular indo para Ajustes > Bateria. Abaixo dos apps que está utilizando, você pode ver informações sobre atividade em 2º Plano, localização e localização em segundo plano, tela de Início e Tela Bloqueada, Sem Cobertura de Celular e Sinal Baixo.

  • Evite temperaturas extremas

  • Os celulares da Apple foram projetados para temperaturas entre 16 e 22 ºC. Por isso, é necessário evitar expor o aparelho a temperaturas acima de 35 ºC, pois isso pode causar danos permanentes à capacidade da bateria e ela não carregará o dispositivo o suficiente.

Como evitar perder arquivos (vídeos, fotos, WhatsApps, notas, etc) em celulares iPhone?

A melhor forma de não perder dados de forma acidental nos celulares da maçã é definitivamente criar backups. Eles são uma garantia de que os dados presentes neles serão recuperados. Veja as diferentes formas de criar um backup:

Opção 1: Backup com o iCloud

Vá a Ajustes > [seu nome] e toque em iCloud. Para quem usar o iOS 10.2 ou anterior, é preciso acessar Ajustes, arrastar a tela para baixo e lá tocar em iCloud.

fazer backup de iphone

Depois, toque em "Backup do iCloud".  Para usuários do iOS 10.2 ou anterior, basta selecionar Backup. Aqui, certifique-se que a opção "Backup do iCloud" esteja ativa.

fazer backup de iphone

Para fazer backup do iPhone manualmente, toque em "Fazer Backup Agora". Lembre-se que você precisa estar conectado ao Wi-Fi até o fim do processo. Logo abaixo da opção, você verá a data do último backup e assim saberá se precisa fazer outro.


Opção 2: Backup com o iTunes

O iTunes não é a ferramenta mais amigável e não é fácil de entender. Veja como criar o backup:

  1. Abra o iTunes e conecte o celular ao PC

  2. Se aparecer uma mensagem solicitando o código de acesso do dispositivo ou um alerta "Confiar Neste Computador?", siga as etapas na tela do iPhone (ou iPad).

  3. Selecione o dispositivo quando ele aparecer no iTunes.

  4. Para fazer o backup, basta clicar em Fazer Backup Agora. Lembre-se que um backup novo sobrescreve os dados do anterior. Aqui você também pode optar por criptografar o backup. No entanto, é preciso que você guarde a senha em um lugar seguro, pois será impossível restaurar o backup sem a senha.

  5. fazer backup de iphone con itunes

  6. Quando o iTunes finalizar o backup, você poderá ver a informação na tela de Resumo do iTunes. Em Backup Mais Recente você verá a data e hora do último backup.

  7. fazer backup de iphone con itunes


Opção 3: Como fazer backup do iPhone com o FoneLab Backup & Restore [opção recomendada]

Uma das principais desvantagens de criar um backup do iPhone X/8/7/6s Plus/6s/6/5s/5 através do iTunes ou iCloud é que não é possível selecionar arquivos específicos e é necessário incluir tudo o que está armazenado no aparelho. Além disso, toda vez que se cria um backup, o anterior é reescrito. Com o FoneLab Backup & Restore esses dois inconvenientes desaparecem. Aprenda neste passo- a- passo como criar um backup com o programa:

  1. Primeiro, baixe e instale o programa no PC.

  2. Abra o programa. Escolha a opção "Backup e restauração de dados iOS".

  3. fazer backup de iphone

  4. Conecte o iPhone ao PC com um cabo USB e selecione a opção "Backup de dados iOS".

  5. fazer backup de iphone

  6. Espere até que o programa detecte o aparelho e clique em “Iniciar”. O programa fará o scan do iPhone e depois será possível selecionar o tipo de arquivo que deseja incluir no backup.

  7. fazer backup de iphone

    fazer backup de iphone

  8. Clique em “Seguinte” e confirme em que pasta deseja guardar o backup. Depois, clique em “Backup” para fazer backup do iPhone e salvar os dados no seu computador.

Observação: essa janela somente aparecerá no primeiro backup realizado com o programa. Para mudar a rota selecionada, faça clique no menu (na esquina superior direita) e selecione “Preferências”. Mude a pasta de destino do backup à vontade.

fazer backup de iphone

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab Backup & Restore

Seguir @rafadiasbcn