Jailbreak em um iPhone: Vale a pena fazer ou não?

Fazer o desbloqueio (jailbreak) em um iPhone é muito comum hoje em dia, pois cria uma grande quantia de possibilidades. Porém, ao mesmo tempo, o jailbreak pode ser um problema em potencial para seu iPhone. Aqui iremos listar algumas razões para explicar melhor por que o jailbreak para iPhone pode ou não ser uma boa ideia.

Vantagens de se fazer jailbreak no iPhone
  • Acesso a outras operadoras - uma das principais preocupações com o iPhone é que o dispositivo vem com somente uma operadora disponível em alguns mercados. Nos EUA por exemplo, a AT&T tem todos os direitos sobre o iPhone por um longo período de tempo. Desbloquear o seu iPhone neste caso irá permitir que você use seu dispositivo com outras operadoras melhores, lhe dando mais liberdade para usar o provedor que quiser!

  • Muito mais aplicativos para seu iPhone - Embora a App Store tenha vários aplicativos novos adicionados a cada mês, com um dispositivo desbloqueado você poderá acessar um grande número de aplicativos novos e criativos. Por exemplo, após fazer jailbreak em seu iPhone, você pode acessar e usar o Cydia, uma central dos tão chamados "Apps ilegítimos" que você não poderá encontrar na App Store.

  • É muito fácil de se fazer - Fazer o desbloqueio em seu iPhone é fácil e rápido; você não precisa de nenhum programa nem nada do tipo. Todo o processo pode ser feito com alguns cliques usando um navegador e uma boa conexão Wi-Fi em poucos minutos.

  • O processo é completamente reversível - Isso mesmo! Caso você não goste do seu iPhone desbloqueado e queira remover o jailbreak, você tem que simplesmente conectar seu iPhone ao computador e usar a função de restauração disponível no iTunes para restaurar seu iPhone às configurações anteriores ao jailbreak.

Desvantagens de se fazer jailbreak no iPhone
  • Você pode acabar com um iPhone "brickado" - "Brickar" seu iPhone é sempre um risco ao tentar fazer jailbreak em seu iPhone, deixando seu dispositivo completamente inutilizável. Você pode limpar seu iPhone completamente nestes casos e restaurá-lo para deixar ele funcional novamente, mas, de qualquer forma, este é um incômodo que você provavelmente quer evitar.

  • Término da garantia - Desbloquear o seu iPhone irá com certeza anular a garantia de seu iphone, o que significa que a Apple não irá mais cobrir nenhum dano ou outros problemas com seu dispositivo – o que é uma grande desvantagem e algo que pode sair caro a longo prazo.

  • Maior ocorrência de bugs - Um iPhone desbloqueado não irá mais receber atualizações oficiais da Apple, deixando o dispositivo mais propício a erros e outros problemas relacionados. Você pode acabar tendo vários problemas com novos aplicativos e coisas do tipo.

  • Redução na segurança - Isto não é uma surpresa, mas ao fazer jailbreak em seu iPhone você estará potencialmente abrindo as portas para que hackers possam instalar malwares em seu iPhone.

Em que situações fazer jailbreak em seu iPhone

Então, como decidir se você está pronto para fazer o desbloqueio em seu iPhone e como saber se você deve fazer ou não? Bem, se você tem o conhecimento técnico necessário sobre o que fazer com um celular desbloqueado e como gerenciar os problemas que podem ocorrer, ou se você tem certos motivos para utilizar apps indisponíveis para seu iPhone, como por exemplo, usar o chat de vídeo do Facetime por 3G e não só por Wi-Fi, o jailbreak é uma boa opção para você. Mas tenha cuidado! A pior desvantagem de todas pode ser a perda de seus arquivos. Caso ocorra algum problema durante o desbloqueio, você pode acabar perdendo todos os arquivos do seu iPhone.

Como recuperar dados perdidos devido a um jailbreak

Para recuperar contatos perdidos depois de um jailbreak, entre outros arquivos, você pode usar o Aiseesoft FoneLab. O FoneLab é um incrível programa para recuperar arquivos perdidos do iPhone, iPad ou iPod que não irá lhe decepcionar!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneLab

Aiseesoft FoneLab

  • Recupera arquivos perdidos de iPhone, iPad e iPod
  • Restaura dados a partir de backup de iTunes e iCloud
  • Compatível com os dispositivos iOS mais recentes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab

Seguir @rafadiasbcn