Como recuperar dados de um iPhone após restaurar configurações de fábrica

Recuperar dados de um iPhone

"Tinha algo errado com meu iPhone, então eu o levei até uma loja para arrumar. O técnico da loja redefiniu meu iPhone para as configurações de fábrica e eu perdi tudo. Minhas fotos, contatos, mensagens de texto e outros arquivos se foram. O que eu posso fazer para recuperar os dados do meu iPhone?" - Retirado do fórum de discussão da Apple

Se você for um usuário da Apple, provavelmente tem várias dúvidas sobre a opção de restaurar as configurações de fábrica. "Como restaurar um iPhone 4/4s/5 para as configurações de fábrica?", "Se eu restaurar meu iPhone irei perder meus dados, como imagens, contatos, etc.?", "Como recuperar os dados de um iPhone resetado?"... Felizmente, neste artigo nós iremos lhe mostrar como resolver os problemas trazidos por esta opção!


Como restaurar um iPhone às configurações de fábrica

Se você redefiniu seu iPhone às configurações de fábrica, seja por acidente ou para acelerar seu iPhone que estava lento, deve saber que após restaurar seu iPhone às configurações de fábrica, todos os seus dados (contatos, mensagens de texto, aplicativos, configurações, etc.) serão deletados do dispositivo. Assim, pense duas vezes antes de usar esta opção.

Se você quiser resetar seu iPhone às configurações de fábrica, incluindo iPhone SE/6s Plus/6s/6 Plus/6/5s/5c/5/4s/4, iPad ou iPod, siga os passos abaixo:

Tomando o iPhone 4 como exemplo, vá ao seu iPhone e toque em "Ajustes" -> "Geral" -> "Redefinir" -> "Apagar Todos os Dados e Ajustes" para redefinir seu iPhone. Após alguns minutos, seu iPhone irá ser reiniciado.

O processo acima irá apagar todo o conteúdo e as configurações de seu iPhone, e você irá perder permanentemente tudo que seu iphone contém, exceto os aplicativos pré-instalados. Porém, se você fizer um backup do seu iPhone no computador com o iTunes ou com o iCloud, poderá restaurar seus arquivos após uma restauração. Como? Veja abaixo!


Restaurar todos os dados de um iPhone por um backup do iCloud após resetar o dispositivo

Se você fez um backup do seu iPhone com o iCloud, só precisa de sua conta do iCloud, seu iPhone e de uma conexão à internet para recuperar seus arquivos, sem precisar conectar o iPhone a um computador.

Se você perdeu os dados do seu iPhone após restaurar as configurações de fábrica, terá três opções ao re-configurar seu iPhone, incluindo configurá-lo como um iPhone novo, restaurar os arquivos de um backup do iCloud ou restaurar os arquivos de um backup do iTunes. Aqui nós iremos mostrá-lo como recuperar os dados de seu iPhone de duas maneiras. Selecione a opção para restaurar seu iPhone com um backup do iCloud e entre em sua conta do iCloud. Após isto, selecione o último backup feito em sua conta do iCloud para iniciar a restauração de seus dados. O processo levará alguns minutos e tudo de que você precisa é paciência.


Restaurar todos os dados de um iPhone por um backup do iTunes após resetar o dispositivo

Se você já fez um backup do iTunes, pode restaurar seu iPhone por ele. Selecione a opção para restaurar a partir de um backup do iTunes e siga o guia abaixo para recuperar os dados do seu iPhone pelo iTunes.

Passo 1. Conecte seu iPhone ao PC através de um cabo USB e clique no ícone do seu iPhone na parte superior do programa.

Passo 2. Selecione o backup desejado entre os presentes na lista "Restaurar com este backup" e clique em "Continuar" para recuperar os dados de seu iPhone após a restauração. Durante o processo, seu iPhone será reiniciado.

Restaure seu iPhone com um backup do iTunes

  • Seu iPhone deve ter bateria o suficiente para recuperar seus dados durante o processo de reinicialização.

  • É preciso desligar a opção "Buscar meu iPhone" indo em "Ajustes" -> "iCloud" -> desative a opção e entre em sua conta do iCloud para confirmar.

  • Caso o seu backup do iTunes esteja criptografado, é preciso inserir sua senha. Se você esqueceu sua senha do iTunes, leia o artigo "O que fazer ao esquecer a senha do iTunes".


Visualizar e recuperar dados de um iPhone após restaurá-lo com um backup do iTunes ou iCloud

Você provavelmente já sabe que os métodos acima têm algumas desvantagens. Tanto o iTunes quanto o iCloud, por exemplo, o forçam a restaurar todos os dados de seu backup, sem lhe permitir visualizar os arquivos contidos no backup ou restaurar seu iPhone com o iCloud escolhendo somente os arquivos que você desejar. Caso você queira visualizar seus arquivos de um backup do iTunes e do iCloud ou selecionar somente os dados que deseja recuperar, precisará de um programa como o Aiseesoft FoneLab.

Primeiro, você deve baixar e instalar o FoneLab em seu PC ou Mac. Lembre-se de baixar a versão correta de acordo com seu sistema operacional.

Passo 1. Abra o FoneLab

Após baixar e instalar o FoneLab em seu computador, abra o programa. Você verá três modos de recuperação: "Recuperar de dispositivo iOS", "Recuperar de arquivo de backup do iTunes" e "Recuperar de arquivo de backup do iCloud".

Abra o FoneLab

Passo 2. Analise seu backup do iTunes ou iCloud

Selecione o modo de recuperação desejado, como "Recuperar de arquivo de backup do iTunes" e selecione o backup que deseja utilizar para recuperar seus arquivos. Após selecionar o backup correto, clique em "Iniciar análise".

Analise seu backup do iTunes

Você também pode clicar em "Restaurar de arquivo de backup do iCloud", entrar em sua conta do iCloud e selecionar o backup desejado para baixá-lo em seu computador. Após isto, selecione os arquivos que deseja recuperar e clique em "Próximo" para iniciar a análise de seu backup do iCloud.

Analise seu backup do iCloud

Passo 3. Recupere seus dados perdidos ou deletados

Após a análise, todos seus arquivos aparecerão à esquerda do programa sob diferentes categorias. Selecione a categoria de sua preferência para ver os arquivos contidos nela à direita, como fotos, imagens, mensagens de texto, contatos, músicas, dados de aplicativos, etc. Após isto, marque os arquivos que deseja recuperar e clique em "Recuperar" no canto inferior direito do programa para salvá-los em seu computador.

Leia também: Como salvar mensagens de texto (SMS) de um iPhone no computador

Recupere seus arquivos

  • Os dados recuperados de seu iPhone serão salvos no computador sob diferentes formatos. Por exemplo, ao recuperar contatos de um backup do iCloud, os contatos serão salvos no fomrato CSV, VCF e HTML, enquanto as mensagens de texto serão salvas nos formatos CSV e HTML, os quais você pode abrir com seu navegador, incluindo Firefox e Chrome.

  • Se você quer mover os dados restaurados para seu iPhone, pode utilizar o iTunes, iCloud ou outros programas de transferência de arquivos, como o Aiseesoft FoneTrans.

  • Ao usar este método para recuperar dados de um iPhone restaurado, você não deve abrir o iTunes durante o processo para evitar conflitos.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneLab

Aiseesoft FoneLab

  • Recupera arquivos perdidos de iPhone, iPad e iPod
  • Restaura dados a partir de backup de iTunes e iCloud
  • Compatível com os dispositivos iOS mais recentes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab

Seguir @rafadiasbcn