Como recuperar histórico de bate-papo do WhatsApp de um dispositivo Android

Recuperar histórico WhatsApp

WhatsApp é um aplicativo multi-plataforma muito popular, um cliente de mensagens instantâneas criptografado, para smartphones. Muitos usuários de dispositivos Android enviam e recebem mensagens, fotos, arquivos de áudio e vídeo informações com ele. Mesmo que ele traga muitas conveniências para nossas vidas agora que podemos nos comunicar com nossos amigos on-line facilmente, WhatsApp pode nos dar alguns problemas, às vezes.

Mas não se preocupe. A seguir, documentamos dois métodos para você recuperar mensagens do WhatsApp no seu celular Android.


Parte 1: Restaurar o histórico do chat do WhatsApp a partir de backups

Recuperar mensagens de bate-papo do WhatsApp dos últimos sete dias pode ser bastante simples. O fato é que o WhatsApp faz backup automático de seus dados diariamente às 04:00hs (hora do sistema) e armazena-os na memória interna ou cartão SD de seu celular. Esse backup fica armazenado por sete dias.

Para encontrar e usar esses backups automáticos, uma alternativa é desinstalar e instalar novamente o WhatsApp no dispositivo. Durante o processo de instalação, você será solicitado para restaurar seu histórico de mensagens. Toque em "Restaurar" e todos os arquivos excluídos nos últimos sete dias voltarão ao seu celular como num passe de mágica.

Nota: Esta maneira de recuperar o histórico de bate-papo do WhatsApp num celular Android só é válida dentro de 7 dias.

Além disso, o processo de reinstalação pode ser problemático. E a observação mais importante, você vai perder as mensagens mais novas do WhatsApp após a exclusão. E isso mais atrapalha do que ajuda, não é?


Parte 2: Recuperar mensagens de bate-papo mais antigas do WhatsApp sem backups

Além de backups de sete dias, existem também uma maneira de restaurar o histórico mais antigo do chat do WhatsApp em seu celular. Com a ajuda de uma ferramenta profissional de recuperação de dados do WhatsApp, como o Aiseesoft FoneLab Android, você pode facilmente restaurar todo seu histórico de bate-papo, msemo sem ter feito backup anteriormente.

Veja as seguintes instruções:

  1. Baixe o software para recuperação, o Aiseesoft FoneLab Android, através do link abaixo:

    Instale e execute esta ferramenta de recuperação em seu computador. Você verá uma interface como a mostrada abaixo.

    Passo 1 recuperar histórico Whatsapp sem backup

  2. Conecte seu celular com o computador.

    Conecte seu dispositivo ao computador através de um cabo USB. O software detectará automaticamente o seu dispositivo.

    Passo 2 recuperar histórico Whatsapp sem backup

    Se o seu Android não puder ser detectado da primeira vez, certifique-se de que a depuração USB está habilitada. O procedimento pode variar de versão para versão do Android.

  3. Confira os procedimentos para cada versão do Android:

    Para o Android 2.3 ou anterior

    Vá para "Configurações" > "Aplicativo" > "Desenvolvimento" > marcar "Depuração USB".

    Para o Android 3.0 até 4.1

    Vá para "Configurações" > "Opções de desenvolvimento" > marcar "Depuração USB".

    Para o Android 4.2 e posterior

    Vá para "Configurações", clique em "Número da build" por 7 vezes. Depois volte para "Configurações" e escolha "Opções do desenvolvedor" > "Depuração USB".

    Depois que você habilitar a depuração USB em seu dispositivo, o software pode continuar a carregar as informações do seu dispositivo.

    Habilitar depuração USB

  4. Após a análise, todos os arquivos no seu Samsung e cartão SD podem ser categorizados como "Contatos", "Mensagens", "Anexos de mensagens", "Registros de chamadas", "WhatsApp", "anexos do WhatsApp" e arquivos de mídia como "Galeria", "Biblioteca de imagens", "Vídeos", "áudio", etc. Então, selecione "WhatsApp" e "Anexos do WhatsApp" de acordo com suas necessidades e, em seguida, clique no botão "Próximo" para analisar seu cartão SD e seu dispositivo. Isso irá listar todas as mensagens de bate-papo do WhatsApp.

  5. O software irá lhe mostrar todos os dados por padrão; marque "Exibir somente os itens excluídos" no topo da janela da direita, e você pode conferir somente as mensagens apagadas do WhatsApp.

  6. Depois que você encontrar todo o histórico que deseja recuperar, clique no botão "Recuperar". O software vai recuperar seu histórico de bate-papo excluído do WhatsApp. Ele vai abrir a pasta onde os dados recuperados são salvos automaticamente e você poderá vê-los e copiá-los facilmente.

A partir da descrição acima, vê-se que este programa também pode funcionar para recuperar outros dados, como mensagens, fotos, contatos, e muito mais de um dispositivo Android.

Com alguns simples cliques, você pode recuperar tranquilamente seu histórico do WhatsApp num dispositivo Android. Com o mesmo método, esta ferramenta de recuperação também poderia ajudar a recuperar os outros arquivos, incluindo contatos, mensagens de texto, registros de chamadas, vídeos, fotos e muito mais. Para evitar todos os problemas de possível exclusão acidental, você também pode usá-lo para fazer backup de seu celular regularmente.

Confira mais sobre o FoneLab Android: Como transferir músicas do PC para o Android e Como fazer backup das mensagens do Android.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab Android

Seguir @rafadiasbcn