Como recuperar os dados perdidos de um iPhone depois de uma atualização

Recuperar dados de um iPhone após atualização

"Eu atualizei meu iPhone 4 para o iOS 8. Porém, não sei o que fiz errado, pois todos meus contatos do iPhone sumiram. Estes contatos significam muito para mim. Como recuperar os contatos perdidos do meu iPhone?" - Retirado do fórum de discussão da Apple

"Uma nova versão do iOS está para ser lançada e eu quero atualizar meu iPhone. Mas ouvi falar que muitos usuários perderam aplicativos, imagens, contatos, músicas, etc. depois de atualizar. Se eu atualizar meu iPhone vou perder todos meus dados?" - Jhonatan

Toda moeda tem dois lados, assim como uma atualização do iOS. As atualizações do iOS trazem muitas funções atraentes, mas também trazem o risco de ocorrer algum problema em seu iPhone. "Eu atualizei meu iPhone 6, mas perdi todas minhas músicas. O que aconteceu?", "Eu perdi todos os contatos do meu iPhone 4s após atualizá-lo. Existe alguma forma de recuperar meus contatos?", "Eu tenho um iPhone 5s e atualizei ele para o iOS 8, mas agora ele sempre fica no modo de recuperação. Como resetar meu iPhone?"... Estes são somente alguns dos problemas que podem ocorrer ao atualizar seu iPhone. Neste artigo, nós iremos lhe mostrar como arrumar todos estes problemas, um por um.


Como atualizar um iPhone

Se você já atualizou seu iPhone, pode pular esta parte. Para quem ainda quer atualizar seu iOS, siga o guia abaixo!

  1. Geralmente, a cada nova atualização do iOS, a Apple avisa os usuários com lembretes para atualizarem seu iPhone/iPad/iPod para o iOS 6/7/8/9. Nestes casos, você só tem que tocar em "Atualizar" para iniciar a atualização de seu dispositivo.

  2. Caso você tenha perdido o lembrete de atualização, pode atualizar seu iPhone manualmente tocando em "Ajustes" -> "Geral" -> "Atualização do Sistema" -> "Instalar Agora".

  3. Se você não puder atualizar seu iPhone com os dois métodos acima, deve entrar em contato com o suporte da Apple para procurar por uma solução.

Os métodos acima funcionam para todos dispositivos iOS (iPhone, iPad e iPod) para atualizá-los para o iOS 6, 7, 8 e 9.


Problemas de atualização do iPhone

As funções incríveis trazidas por novas versões do iOS com certeza irão lhe atrair. Porém, caso ocorra algum problema durante uma atualização do iPhone, você com certeza irá estar em apuros. Veja abaixo os problemas mais comuns após uma atualização malsucedida.


iPhone travou durante a atualização

A primeira situação que pode ocorrer é o iPhone travar durante a atualização. Neste momento, seu iPhone estará travado em uma tela preta ou travado no logotipo da Apple. Neste caso, os dados ainda estão em seu iPhone, mas você não pode acessá-los diretamente.


iPhone travado no modo de recuperação após atualização

Outro problema que pode ocorrer é o iPhone travar no modo de recuperação após uma atualização, no qual você ficará vendo uma imagem que lhe pede para conectar-se ao iTunes. Quando o iPhone está no modo de recuperação, você não conseguirá entrar em sua interface, ver suas fotos, gerenciar suas músicas ou contatos, etc. Em outras palavras, seus arquivos ainda estarão no iPhone, mas você não poderá acessá-los. Até certo ponto, pode-se dizer que os dados do iPhone "sumiram".


iPhone restaurado às configurações de fábrica

Após atualizar o iPhone, uma coisa que pode ocorrer é todos os arquivos e configurações do iPhone serem apagados. Todos os dados somem. Nesta situação, leia este artigo para recuperar seus dados: Como recuperar os dados de um iPhone depois de restaurá-lo às configurações de fábrica


iPhone "brickado" após uma atualização

A pior situação possível é o seu iPhone "brickar". Neste caso, os dados do seu iPhone desaparecem e você simplesmente não consegue fazer nada com ele. Caso você tenha um backup do iTunes ou do iCloud de seus dados, pode tentar recuperar os dados do seu iPhone a partir de seu backup.


Como recuperar os dados de um iPhone após uma atualização

Embora atualizar seu iPhone possa trazer alguns problemas, isto não significa que você deve parar de atualizá-lo. Você não pode evitar alguns acidentes que podem resultar na perda de dados, mas você pode recuperar os arquivos de seu iPhone após uma atualização malsucedida caso ela venha a ocorrer.


Como restaurar arquivos perdidos de um iPhone a partir de um backup do iTunes ou iCloud

Caso você se encontre nesta situação após uma atualização do iPhone, pode tentar recuperar os dados do seu iPhone a partir de um backup do iTunes ou do iCloud.

Se o seu iPhone foi resetado, será solicitado a configurar seu iPhone. Selecione o idioma e país de sua preferência para chegar na tela de escolha de configuração, com opções para configurar seu iPhone como novo, ou restaurar de um arquivo de backup do iCloud ou do iTunes.

  1. Caso você escolha restaurar os dados do seu iPhone com um backup do iCloud, entre em sua conta do iCloud e selecione o backup que você deseja utilizar. Espere alguns minutos até que os dados do seu iPhone sejam recuperados pelo backup escolhido.

  2. Restaure seu iPhone com um backup do iCloud

  3. Caso você escolha restaurar os dados do seu iPhone com um backup do iTunes, receberá um lembrete para conectar seu iPhone ao PC e abrir o iTunes. Após alguns segundos, uma janela irá mostrar os backups do iTunes disponíveis em seu computador. Escolha um e clique em "Continuar" para recuperar os dados de seu iPhone a partir de um backup do iTunes. No processo de restauração, seu iPhone será reiniciado. Por este e alguns outros motivos, certifique-se de ter bateria o suficiente em seu iPhone para que não ocorram problemas.

  4. Restaure seu iPhone com um backup do iTunes

Com este método para recuperar dados de um iPhone após atualizá-lo, todos os dados presentes atualmente no iPhone serão substituídos. Além disto, você irá restaurar todos os dados contidos no backup de uma só vez, sem poder escolher os arquivos que deseja.


Recuperar dados perdidos ou deletados diretamente do iPhone

Caso seu iPhone esteja no modo de recuperação ou travado no logotipo da Apple sem um backup do iTunes ou do iCloud, como recuperar os vídeos, notas, calendários, músicas, contatos, imagens, mensagens de texto, etc. perdidos do seu iPhone? Com o Aiseesoft FoneLab você pode recuperar seus arquivos perdidos diretamente do dispositivo, mesmo se você não tiver um backup do iTunes ou iCloud. Inclusive se o seu iPhone estiver no modo de recuperação ou travado no logotipo da Apple! Para começar, baixe o FoneLab e siga o guia abaixo.

Passo 1. Analise os dados do seu iPhone

Após abrir o FoneLab, conecte seu iPhone ao computador através de um cabo USB para que o programa reconheça-o automaticamente. Caso seu iPhone esteja travado no logotipo da Apple ou em modo de recuperação, o programa irá reiniciá-lo. Agora, clique em "Iniciar análise" para analisar seu iPhone com o modo "Recuperar de dispositivo iOS".

Abra o programa e conecte seu iPhone

Passo 2. Veja os dados do seu iPhone

Após a análise, todos os dados presentes em seu iPhone serão mostrados sob diferentes categorias à esquerda. Selecione a categoria desejada, como "Contatos", por exemplo, para ver os arquivos à direita. Os contatos marcados em vermelho são aqueles que foram deletados de seu iPhone.

Selecione a categoria desejada

Passo 3. Recupere os dados de seu iPhone

Por último, marque os arquivos que você deseja salvar em seu computador e clique em "Recuperar" no canto inferior direito do programa.

Recupere seus arquivos

A ferramenta de recuperação de dados para iPhone acima é poderosa o suficiente para visualizar e recuperar dados perdidos diretamente de seu iPhone, mesmo se ele estiver travado no modo de recuperação ou no logotipo da Apple. Além disto, você pode restaurar todos seus contatos, fotos, imagens, notas, músicas e outros arquivos de um backup do iCloud ou iTunes, caso queira.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneLab

Aiseesoft FoneLab

  • Recupera arquivos perdidos de iPhone, iPad e iPod
  • Restaura dados a partir de backup de iTunes e iCloud
  • Compatível com os dispositivos iOS mais recentes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab

Seguir @rafadiasbcn