Qual a diferença entre Rolo da Câmera, Compartilhamento de Fotos e Biblioteca de Fotos do iCloud?

Qual a diferença este os apps de fotos?

Se você tem um iPhone, provavelmente fica confuso quando vai usar o Meu Compartilhamento de Fotos, a Biblioteca de Fotos do iCloud e o Rolo da Câmera em seu iPhone. Isto pode acontecer em situações como quando você deleta uma foto do Compartilhamento de Fotos, mas esta mesma foto some do Rolo da Câmera e da Biblioteca de Fotos. Ou quando você compartilha fotos no Meu Compartilhamento de Fotos mas os outros dispositivos não recebem elas. Existem algumas "dificuldades" quando se usa estes três serviços. Neste artigo, iremos discutir a relação e a diferença entre o Rolo da Câmera, o Meu Compartilhamento de Fotos e a Biblioteca de Fotos do iCloud para acabar de vez com a confusão.


O que é o Rolo da Câmera?

Rolo da Câmera é um aplicativo bem simples que consiste das fotos que você tira com a câmera do iPhone e as imagens que você salva de mensagens de texto, e-mails ou sites. Você pode deletar diretamente e adicionar fotos ao Rolo da Câmera. Se você desativar tanto a Biblioteca de Fotos do iCloud quanto o Meu Compartilhamento de Fotos, você pode achar as imagens em "Álbuns" no aplicativo "Fotos" de seu iPhone, iPad ou iPod Touch.


O que é a Biblioteca de Fotos do iCloud?

Como o próprio iPhone afirma, a Biblioteca de Fotos do iCloud envia automaticamente todas as suas fotos para o iCloud pela internet para que você possa acessar suas fotos e vídeos em tamanho e qualidade originais através de todos os seus dispositivos. Porém, ela não envia fotos e vídeos que você copia para seu dispositivo pelo iTunes. Você tem somente 5 GB de espaço gratuito no iCloud para sincronizar fotos e vídeos, além de poder salvar fotos e vídeos na Biblioteca do iCloud por somente 30 dias. Algo que você deve saber é que o iCloud não irá duplicar seus vídeos e fotos em sua biblioteca.

O que você precisa para usar a Biblioteca de Fotos do iCloud?

A Biblioteca de Fotos do iCloud está disponível no iOS 8.3 e superior, Yosemite 10.10.3 e superior e tvOS 9.2. Você também pode acessar toda sua biblioteca de fotos no aplicativo Fotos em iCloud.com.

Como ativar a Biblioteca de Fotos do iCloud?

  • Para usuários do iOS:

  • Vá em "Ajustes" -> "iCloud" -> "Fotos" e ative a opção "Biblioteca de Fotos do iCloud".

  • Para usuários do Mac:

  • Abra "Preferências do Sistema" -> "iCloud" -> "Fotos" -> "Opções" e selecione "Biblioteca de Fotos do iCloud".

  • Para usuários da Apple TV:

  • Vá em "Ajustes" -> "Contas " -> "iCloud" -> "Biblioteca de Fotos do iCloud".


Como usar a Biblioteca de Fotos do iCloud para enviar e baixar fotos e vídeos?
  • Envie fotos para a Biblioteca de Fotos do iCloud

  • Em seu dispositivo iOS, toque em "Ajustes" -> "iCloud" -> "Fotos" para fazer um backup de suas fotos na Biblioteca de Fotos do iCloud. Em seu Mac, clique em "Fotos" -> "Preferências" -> "iCloud" para enviar suas fotos e vídeos para o iCloud. Toque em "Baixar e Manter Originais" para baixar suas fotos e vídeos em tamanho original via Wi-Fi.

  • Baixe fotos da Biblioteca de Fotos do iCloud

  • Você pode baixar e visualizar fotos e vídeos do seu iCloud no computador. Caso queira fazer um backup permanente de suas fotos no PC/Mac, leia o artigo "Como baixar fotos do iCloud".


O que é o Meu Compartilhamento de Fotos?

O Meu Compartilhamento de Fotos tende a ser um pouco mais difícil de se entender, mas continue lendo que tudo vai dar certo!

Para que serve o Meu Compartilhamento de Fotos?

O Meu Compartilhamento de Fotos é um serviço do iCloud que deve ser ativado manualmente e funciona em seu dispositivo iOS, Windows ou Mac. Este serviço pode ser usado para transferir fotos do seu iPhone para o computador, ou de um Mac para um iPad ou iPod Touch. As fotos que você tira em seu iPhone, iPad ou iPod Touch irão ser enviadas para o Meu Compartilhamento de Fotos após você se conectar à Wi-Fi e abrir o aplicativo Câmera. Você também pode adicionar arquivos JPEG, TIFF, PNG e a maioria das fotos RAW para o Meu Compartilhamento de Fotos em um computador para compartilhá-las. O serviço irá manter suas fotos por 30 dias ou as 1000 fotos mais recentes, que não irão usar seu espaço de armazenamento do iCloud. Por este motivo, recomendamos que você faça backup das fotos do seu iPhone, só como garantia. As fotos guardadas em seu PC/Mac tem resolução original e são mostradas em resoluções otimizadas em dispositivos iOS.

Quais dispositivos podem usar o Meu Compartilhamento de Fotos?

  • iPhone, iPad ou iPod Touch com iOS 7 ou superior

  • Mac com OS X Lion v10.7.5 e iPhoto 9.2.2, Aperture 3.2.3 ou Fotos para OS X 1.0 ou superior

  • Apple TV (2a geração e superior) com Apple TV Software Update 5.0 ou superior

  • PC com Windows 7 ou superior e iCloud para Windows

  • É necessário ter o iCloud configurado em todos os dispositivos

Como ativar o Meu Compartilhamento de Fotos?

  • Se você usa um iPhone, iPad ou iPod Touch:

  • Vá em "ajustes" -> "iCloud" -> "Fotos" -> ative "Meu Compartilhamento de Fotos".

  • Se você usa um Mac:

  • No menu Apple, selecione "Preferências de Sistema" -> "iCloud" -> "Fotos" -> "Opções" -> marque "Meu Compartilhamento de Fotos".

  • Se você usa um PC com Windows:

  • Abra o iCloud para Windows -> clique em "Fotos" -> "Opções" -> selecione "Meu Compartilhamento de Fotos" -> "Pronto" -> "Aplicar" para habilitar o Meu Compartilhamento de Fotos em seu computador.

Onde encontrar as fotos do Meu Compartilhamento de Fotos?

  • Para usuários do iPhone, iPad e iPod Touch:

  • Toque em "Fotos" -> "Álbuns" -> "Meu Compartilhamento de Fotos" para iOS 8 e inferior.

    Toque em "Compartilhamento de Fotos" -> "Meu Compartilhamento de Fotos" para iOS 8 e superior.

  • Para usuários do Mac:

  • Vá em "Fotos" -> "Álbuns" -> "Meu Compartilhamento de Fotos" para Fotos 1.0 ou superior.

    Abra "iPhoto" -> "iCloud" -> "Meu Compartilhamento de Fotos" para iPhoto 9.5 ou Aperture 3.5.

    Abra "iPhoto" -> "Meu Compartilhamento de Fotos" ou "Compartilhamento de Fotos" para iPhoto 9.4 ou inferior ou no Aperture 3.4.


Quais as diferenças entre Rolo da Câmera, Biblioteca de Fotos do iCloud e Meu Compartilhamento de Fotos?

Qual a diferença na sincronização das fotos?

Ao sincronizar suas fotos, você pode notar diferenças entre a Biblioteca de Fotos do iCloud e o Meu Compartilhamento de Fotos, como você pode ver abaixo.

Se você ativar a Biblioteca de Fotos do iCloud, as fotos do Rolo da Câmera serão substituídas por "Todas as Fotos" no aplicativo "Fotos". Enquanto isto, todas as fotos no Meu Compartilhamento de Fotos também serão adicionadas em "Todas as Fotos" e o álbum "Meu Compartilhamento de Fotos" irá desaparecer. Isto significa que a Biblioteca de Fotos do iCloud faz um backup de todas as fotos no álbum "Todas as Fotos"!

Se você ativar tanto a Biblioteca de Fotos do iCloud quanto o Meu Compartilhamento de Fotos em seus dispositivos, as novas fotos adicionadas a sua biblioteca ou tiradas em seus dispositivos iOS podem ser mostradas no álbum Meu Compartilhamento de Fotos em outros dispositivos que desligarem a Biblioteca de Fotos do iCloud. Novas fotos de dispositivos iOS sem a Biblioteca de Fotos do iCloud não serão adicionadas.

Algo ao qual você deve prestar atenção é que é necessário ter a Biblioteca de Fotos do iCloud e o Meu Compartilhamento de Fotos ativos ou inativos em seus múltiplos dispositivos. Você não pode ativar a Biblioteca de Fotos do iCloud em um dispositivo enquanto está com o Meu Compartilhamento de Fotos ativo em outro, pois isto irá fazer com que eles não consigam comunicar-se um com o outro.

Qual a diferença na exclusão de fotos?

Se você quiser deletar uma foto do Meu Compartilhamento de Fotos e do Rolo da Câmera, a diferença que você deve lembrar é a seguinte:

Quando você deleta uma foto do Meu Compartilhamento de Fotos em seu dispositivo, ela também será automaticamente deletada de outros dispositivos com a sua conta do iCloud, mas o Rolo da Câmera continuará seguro e intacto. Por outro lado, se você quiser deletar uma foto do Rolo da Câmera, a foto só irá desaparecer lá: o Meu Compartilhamento de Fotos estará seguro.

Qual a diferença na recuperação de fotos?

Quando você usa estes três serviços para sincronizar fotos, você percebe que eles funcionam de formas diferentes para recuperar fotos no iPhone, iPad e iPod Touch.

Como recuperar fotos deletadas do Rolo da Câmera

Caso você esteja nesta situação em seu dispositivo iOS, experimente este método para recuperar suas fotos deletadas.

Toque em "Fotos" no seu iPhone, vá até "Álbuns" -> "Apagados Recentemente" -> encontre as fotos que deseja recuperar, toque em "Selecionar" para escolher estas fotos e então toque em "Recuperar" no canto inferior direito para recuperar as fotos deletadas para o Rolo da Câmera.

Nota: Este método só funcionará durante 30 dias após a exclusão das fotos.

Como recuperar fotos deletadas da Biblioteca de Fotos do iCloud

Como mencionado acima, a Biblioteca de Fotos do iCloud salva todas as fotos do Rolo da Câmera e do Meu Compartilhamento de Fotos, então iremos compartilhar aqui uma forma de recuperar fotos do iCloud.

Como restaurar um iPhone/iPad/iPod Touch com o último backup do iCloud

  1. Em seu iPhone vá até "Ajustes" -> "Geral" -> "Redefinir" -> "Apagar Todo o Conteúdo e Configurações" para redefinir seu iPhone às configurações de fábrica, como novo.

  2. Após a reinicialização do seu iPhone irão aparecer três opções: "Configurar Como Novo iPhone", "Restaurar com Backup do iCloud" e "Restaurar com Backup do iTunes". Selecione a opção "Restaurar com Backup do iCloud".

  3. Insira seu ID Apple e entre em sua conta do iCloud, escolha o último backup do iCloud contendo as fotos que você deletou e então toque em "Restaurar" para recuperar suas fotos deletadas.

Todo o processo de restauração levará algum tempo, você precisa estar com a bateria do seu dispositivo iOS cheia.

O método acima lhe permite recuperar todos os dados de backup de um iPhone pelo iCloud.

Como restaurar fotos do Meu Compartilhamento de Fotos?

Também de forma similar aos itens acima, você pode recuperar fotos do Meu Compartilhamento de Fotos!

A descrição acima citou as diferenças entre o Rolo da Câmera, Meu Compartilhamento de Fotos e Biblioteca de Fotos do iCloud. Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneLab

Aiseesoft FoneLab

  • Recupera arquivos perdidos de iPhone, iPad e iPod
  • Restaura dados a partir de backup de iTunes e iCloud
  • Compatível com os dispositivos iOS mais recentes

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Mac

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneLab

Seguir @rafadiasbcn