Espaço de armazenamento do iPhone cheio? Como liberar espaço no iPhone 7/6/5/4

Como liberar espaço no iPhone

"Meu iPhone 6 diz que estou sem espaço disponível e pede para eu liberar mais armazenamento para ter um uso normal. Mas na verdade não estou sem espaço. Tenho várias fotos e contatos no celular. Tem algo de errado com meu iPhone 6?"

"Eu comprei um novo iPhone 7 com 64GB, mas agora recebo a mensagem de que estou sem espaço disponível. Eu baixei vários filmes e muitas fotos no meu iPhone. Eu posso comprar mais espaço no meu iPhone?"

Quando o iPhone vira parte do seu dia-a-dia, seus problemas também viram. O espaço de armazenamento do iPhone é uma dor de cabeça frequente pela qual muitas pessoas passam. "Meu iPhone está quase cheio. Como liberar espaço do iPhone para salvar mais arquivos?" Está pergunta já foi feita diversas vezes e, hoje, iremos lhe mostrar algumas dicas úteis para o problema de espaço de armazenamento cheio do iPhone para que você saiba gerenciar e liberar o espaço disponível em seu iPhone.


Dica 1. Armazenamento do iPhone diz estar cheio, mas não está – apague arquivos inúteis

O seu iPhone diz estar com o armazenamento cheio, mas não está? Este problema não é culpa do dispositivo, mas sim de arquivos "inúteis", como caches de aplicativos, arquivos corruptos, logs de erro, entre outros. Você pode baixar um aplicativo para limpar seu iPhone, analisar e deletar os arquivos inúteis frequentemente. Outra opção é fechar todos os aplicativos rodando em seu iPhone.


Dica 2. O armazenamento do iPhone está cheio – apague arquivos indesejados

Apague aplicativos que você não usa

Os aplicativos usam muito espaço do seu iPhone, fora o cache que eles criam. Considerando este problema, você pode desinstalar todos os aplicativos que você não usa!

Vá em "Ajustes" -> "Geral" -> "Uso" -> "Gerenciar Armazenamento" -> toque e apague os aplicativos indesejados para liberar mais espaço.

Apague fotos e vídeos/áudio de seu iPhone

Além de aplicativos, outro grande vilão do espaço de armazenamento são arquivos de mídia como fotos, vídeos e áudios. Quando se trata de fotos e vídeos importantes, você pode querer guardá-los em seu iPhone para ver frequentemente. Porém, o grande espaço que eles ocupam pode deixar seu iPhone lento e seu espaço pode acabar se esgotando. Por este motivo, uma boa ideia é fazer um backup de seus arquivos em outros locais, como o iCloud ou sem computador.

Limpar o cache do Safari

Assim como outros navegadores, o Safari também salva cache de fotos, vídeos e outros dados dos sites acessados. Dados de cache como estes ocupam espaço em seu iPhone e é preciso gerenciá-los para liberar espaço de armazenamento.

Vá em "Ajustes" -> "Safari" -> "Limpar Histórico e Dados de Websites" e então reinicie seu iPhone.

Apague contatos, mensagens, notas, etc.

Além de caches de aplicativos e arquivos de mídia, os arquivos de texto em seu iPhone como contatos, mensagens (mensagens de texto e iMessages), notas, lembretes, etc. também ocupam espaço de armazenamento. Se os seus contatos ou mensagens não forem úteis, você também pode apagá-los!

Apague "outros"

Quando você conecta seu iPhone ao computador através de um cabo USB e abre o iTunes em seu PC para sincronizar seus dados, você verá um gráfico que mostra o uso de armazenamento. A categoria "Outros" inclui cache de navegação, cache de e-mails, mensagens de e-mail, anexos de e-mail, lista de leitura do Safari, backup do iTunes, dados de jogos, arquivos resultantes de um jailbreak, arquivos de dados salvos, notas, mídia, drivers de impressoras, arquivos de idiomas, arquivos de preferências, painéis de preferências, etc. Para limpar estes arquivos, leia o artigo como limpar o espaço "Outro".

Apague backups antigos do iPhone

Além dos dados indicados acima em seu iPhone, outra coisa que pode estar ocupando espaço é o backup do iCloud. O iCloud oferece somente 5 GB de armazenamento para backup. Se você salva muitos arquivos no seu iCloud, pode começar a receber o lembrete de que "Não há espaço disponível no iPhone". Para resolver este problema, você precisa deletar o backup do iCloud.

Em seu iPhone, vá em "Ajustes" -> "Armazenamento & Uso do iCloud" -> "Gerenciar Armazenamento" para verificar os diferentes backups de seu iPhone como iPhone 4 ou iPhone 5. Toque nos backups e então selecione "Apagar Backup" para liberar espaço de armazenamento.

Redefina seu iPhone às configurações de fábrica

A maneira mais comum de liberar espaço em seu iPhone é resetando-o. Este método, porém, irá apagar todos os dados e configurações de seu iPhone. Por este motivo, tenha cuidado!

Para resetar seu iPhone às configurações de fábrica, vá em "Ajustes" -> "Geral" -> "Redefinir" -> "Redefinir Todas as Configurações".


Dica 3. O armazenamento do iPhone está cheio – gerencie o espaço do seu iPhone

Após tentar as opções acima para deletar dados do seu iPhone para liberar espaço de armazenamento, você pode chegar à conclusão de que o espaço do iPhone não é grande, ou pelo menos não o suficiente. Por isto, sua melhor opção pode ser gerenciar o armazenamento do seu iPhone de forma razoável.

Faça um backup do seu iPhone no PC com o iTunes

No caso de dados frequentemente usados, você pode mantê-los em seu iPhone. Mas para aqueles arquivos que você quase nunca usa, uma boa opção é fazer um backup deles em seu computador com o iTunes e então deletá-los do seu iPhone para liberar espaço.

Nota: Já que o iCloud oferece somente 5 GB de armazenamento, nossa sugestão é que você faça backup de seu iPhone para o PC com o iTunes, ao invés de mandar seus arquivos para a nuvem.

Abra o iTunes em seu PC e conecte seu iPhone através de um cabo USB. Clique no ícone do seu iPhone e selecione "Fazer Backup Agora" para iniciar um backup dos dados de seu iPhone para o computador.

Como apagar todos os dados do seu iPhone com o Aiseesoft FoneEraser

Caso seja necessário, você pode apagar todos os dados do seu iPhone de forma segura e definitiva com muita praticidade utilizando o Aiseesoft FoneEraser. Este incrível programa pode ajudá-lo a limpar seu iPhone em instantes!


Dica 4. Mais dicas de como liberar espaço do iPhone

Já que o iPhone não permite a adição de um cartão SD para ter mais espaço, como o Android, você deve considerar outras opções.

Desligue o iCloud drive

O iCloud drive é uma forma prática de acessar seus arquivos de um Mac ou outros dispositivos conectados ao iCloud, caso esta opção esteja ativada. Porém, para liberar espaço de armazenamento, você pode desativá-la.

Em seu iPhone, vá até "Ajustes" -> "iCloud" -> "iCloud Drive" e desative esta função.

Compre mais espaço no iCloud

Se você precisa ter o iCloud Drive ativado para acessar mais arquivos, uma boa opção é comprar mais espaço no iCloud para salvar seus dados.

Em seu iPhone, vá até "Ajustes" -> "iCloud" -> toque no armazenamento e selecione "Comprar Mais Armazenamento" para escolher um plano de acordo com suas necessidades.

Pronto! Todas as dicas para amenizar o problema de armazenamento cheio em um iPhone foram compartilhadas aqui. Mais sugestões para este problema são bem-vindas nos comentários abaixo!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

FoneEraser

Aiseesoft FoneEraser

  • Apaga qualquer dado do seu iPhone/iPad/iPad permanentemente
  • Protege sua privacidade resetando dispositivos iOS
  • Sobrescreve o espaço de armazenamento do dispositivo para evitar a recuperação

Versão de teste

Aiseesoft Baixar Win

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft FoneEraser

Seguir @rafadiasbcn