Como comprimir e reduzir o tamanho de arquivos PDF

Como comprimir arquivos PDF

Se você já trabalhou com arquivos PDF, provavelmente sabe que eles ficam grandes rapidamente quando contêm gráficos e imagens. Pode ser desconfortável demorar um longo tempo para abrir um PDF em uma reunião e, ainda pior: arquivos grandes demoram muito tempo para serem enviados por e-mail. Para resolver este problema, você pode comprimir seus arquivos PDF e reduzir seus tamanhos!

Então, como comprimir arquivos PDF? Neste artigo, iremos lhe mostrar alguns métodos para reduzir o tamanho de um arquivo PDF. Em geral, você pode selecionar um compressor de arquivos PDF online para comprimir arquivos PDF em poucos cliques, ou pode usar um programa para comprimir arquivos PDF no Windows/Mac. Além disto, iremos lhe mostrar como comprimir arquivos PDF com o Adobe Acrobat, caso você tenha o programa.


Parte 1. Compressor de arquivos PDF online grátis

A forma mais simples de comprimir arquivos PDF é usando um compressor online gratuito para arquivos PDF. Aqui, recomendamos dois compressores de arquivos PDF online grátis para você:

SmallPDF.com

SmallPDF

O SmallPDF.com oferece um serviço gratuito para comprimir arquivos PDF. Tudo que você precisa fazer é arrastar e soltar o arquivo PDF na caixa do site, esperar até a compressão ser finalizada e baixar seu arquivo (pode demorar alguns segundos até que a operação termine). Este compressor online de arquivos PDF irá reduzir seus arquivos PDF escaneados para 144dpi, o que é perfeito para enviar arquivos pela web e por e-mail.

O SmallPDF.com é uma aplicação web e funciona em todas as plataformas, sem precisar de qualquer tipo de download ou registro.

Neevia Online PDFCompress

Neevia Online PDFCompress

Neevia Online PDFCompress é outra ferramenta de compressão online gratuita. O processo de compressão também é simples: envie seu arquivo PDF, clique em "Upload & Compress" e baixe o arquivo comprimido.

Para melhorar, o Neevia Online PDFCompress oferece opções flexíveis para compressão. Por exemplo, você pode mudar o nível de compressão do PDF ou remover marcações e até mesmo camadas do PDF, se você quiser.


Parte 2. Compressor de arquivos PDF grátis para computador

Caso você queira comprimir muitos arquivos PDF, um compressor online não é uma boa opção. Neste caso, para ter uma compressão mais eficiente, você deve considerar fazer o download de um compressor para sua área de trabalho.

PDF Compressor

O PDF Compressor é um programa gratuito para Windows que lhe permite comprimir arquivos PDF, reduzindo seu tamanho com facilidade e rapidez. Com esta ferramenta prática e fácil de se usar, você pode comprimir arquivos PDF, diminuir o tamanho de arquivos PDF sem nenhuma perda de qualidade e processar milhares de arquivos PDF de uma só vez. A interface de usuário é intuitiva e fácil de se usar, sem curva de aprendizado e sem habilidades específicas necessárias.


Parte 3. Filtro PDF para OS X: Como comprimir arquivos PDF no Mac

Se você tiver um Mac, há uma forma ótima e fácil de se reduzir o tamanho de arquivos PDF usando o programa padrão "Preview".

  1. Primeiro, abra seu arquivo PDF no Preview clicando duas vezes pelo Finder. Por padrão, arquivos PDF irão abrir no Preview a menos que você tenha instalado o Adobe Reader ou programas similares. Neste caso, clique com o botão direito em seu arquivo PDF e selecione "Abrir Com".

  2. Clique em "Arquivo" -> "Exportar" para abrir uma caixa de diálogo.

  3. Selecione Exportar na opção Arquivo

  4. Clique no Filtro Quartz e selecione "Reduzir Tamanho do Arquivo".

  5. Selecione a opção para reduzir o tamanho do arquivo

  6. Clique em "Salvar". Se você não renomear o arquivo, uma caixa de diálogo irá aparecer perguntando se você deseja substituir o arquivo original. Isto irá sobrescrever o arquivo existente.


Parte 4. Como comprimir arquivos PDF com o Adobe Acrobat

Se você tem produtos da Adobe em seu computador, também pode comprimir arquivos PDF com o Adobe Acrobat.

Adobe Acrobat

  1. Vá em "Arquivo" -> "Abrir" e abra o arquivo PDF que você quer comprimir com o Adobe.

  2. Vá até "Arquivo" -> "Salvar Como" -> "PDF de tamanho reduzido". Na caixa de diálogo que aparecer, selecione Acrobat 10.0 ou superior na lista da opção "Deixar Compatível Com" e clique em "Ok" para selecionar uma pasta de destino e salvar seu arquivo PDF.

Simples, não é? Desde a versão 7 do Adobe Acrobat há a versão "Otimizador de PDF" no menu "Avançado" que lhe dá mais opções para comprimir arquivos PDF. Porém, o processo pode ser muito complicado e desnecessário para uma simples compressão de arquivos PDF, então não entraremos no assunto. Se tiver interesse, dê uma olhada por si mesmo!

Nota: Caso você queira converter seus arquivos PDF para formatos como Word, Excel, JPG, PNG, HTML, etc. com facilidade e rapidez, diminuindo também seu tamanho, experimente o Aiseesoft PDF Converter Ultimate! Este poderoso programa pode converter arquivos PDF em grande quantidade com uma interface fácil de se usar e diversas opções para que você nunca mais tenha dificuldades na hora de converter seus arquivos PDF.

Neste artigo, lhe mostramos quatro métodos para comprimir arquivos PDF. Você pode utilizar um compressor de arquivos PDF online grátis ou instalar um compressor em seu computador. Para usuários da Apple, a opção de filtro para arquivos PDF embutida no Mac pode lhe ajudar a reduzir o tamanho de arquivos PDF com facilidade. Além disto, você pode tentar comprimir seus arquivos PDF com o Adobe Acrobat, caso você tenha acesso ao programa!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft PDF Converter Ultimate

Seguir @rafadiasbcn