Dicas úteis para editar documentos PDF escaneados

Escanear um documento para que você possa usá-lo em PDF não deve ser a tarefa mais difícil de sua rotina diária. Veja abaixo algumas dicas para trabalhar de forma fácil com documentos PDF escaneados e otimizar seu tempo com a tecnologia OCR.

  • Certifique-se de ajustar a resolução de seu scanner para um número entre 300 e 600dpi. Se a resolução for muito baixa, o scanner não poderá detectar os textos e imagens apropriadamente. Esta resolução é a melhor para manter a integridade dos textos e imagens do documento. Porém, se for muito alta, será um gasto desnecessário de espaço.

  • Para garantir uma boa qualidade, sempre use a configuração "Preto e Branco". Isto irá aumentar a probabilidade de manter a integridade e possibilidade de leitura do documento. As configurações "Colorido" e "Escala de Cinza" irão conter um fundo de outra cor que não o branco, não podendo ser removidos mesmo após o uso de um programa com OCR.

  • Ajuste o brilho e o contraste de seu scanner – certifique-se de que as fontes estão escuras o suficiente e que o fundo está claro o suficiente.

  • Evite fontes muito diferentes, por serem mais difíceis do OCR reconhecê-las. A função ainda irá funcionar, mas demorará mais tempo.

  • Certifique-se de que o documento está corretamente posicionado no scanner, sem dobras. Deixe-o o mais perfeito que puder no scanner, pois isto irá lhe economizar muito tempo: vai ser péssimo acabar não conseguindo usar o OCR em seu documento por uma simples dobra. Letras em uma linha reta são mais fáceis para o OCR reconhecer – a tecnologia não reconhece textos distorcidos.

  • Se o documento é maior que o seu scanner, corte-o. Se for menor, coloque uma folha maior, em branco, por cima dele. Textos desnecessários e cantos escuros no documento irão dificultar as coisas para o OCR, deixando todo o processo mais lento do que deveria.

  • Se você estiver enviando um documento com uma nota escrita à mão, é bom ter em mente que tinta azul e lápis não são muito bem reconhecidos pelos scanners. Por alguma razão, scanners tem dificuldade em reconhecer escritas em tinta azul e lápis. Tudo será ainda mais difícil ao salvar o documento escaneado em PDF nestas situações.

Nota:

Se você quiser converter arquivos PDF escaneados e editá-los como desejar em seu computador, você não pode perder o Aiseesoft PDF Converter Ultimate! Com o PDF Converter Ultimate você pode converter arquivos PDF escaneados usando a tecnologia OCR para diversos formatos, incluindo .doc, de maneira fácil e prática!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft PDF Converter Ultimate

Seguir @rafadiasbcn