Por que utilizar PDF - veja suas vantagens e desvantagens

O formato PDF é amplamente utilizado, principalmente no mundo empresarial e acadêmico. Criado pela empresa Adobe no começo dos anos 90, o PDF revolucionou a forma de compartilhar documentos. Abaixo apresentamos as principais vantagens e desvantagens do popular formato.

VANTAGENS
  • Rápido e fácil de criar

  • Tanto o ambiente empresarial como o acadêmico funcionam num ritmo acelerado, por isso, os recursos utilizados precisam acompanhar este ritmo. Criar documentos PDF é bastante fácil e rápido e em poucos cliques é possível criar versões eletrônicas dos documentos para que sejam compartilhadas da forma desejada.

  • Seguro

  • Às vezes precisamos compartilhar documentos com informações importantes, neste caso, a segurança da informação é fundamental. Para isso, os arquivos PDF oferecem diversas opções para proteger seus documentos, como a possibilidade de adicionar marca d'água, criptografar dados e utilizar senhas. Dependendo do tipo de informação que será compartilhada eletronicamente, o usuário pode decidir quais destes métodos de segurança utilizar.

  • Capacidade de comprimir arquivos

  • Alguns formatos de texto podem gerar arquivos que ocupem muito espaço em disco, por isso nem sempre é fácil enviá-los por e-mail. Nestes casos, salvar estes documentos como PDF pode comprimir significativamente o tamanho do documento, já que o formato PDF possui a capacidade de reduzir o tamanho dos arquivos.

  • Independente

  • Os arquivos PDF podem ser visualizados em qualquer dispositivo, independentemente do harware, software ou sistema operacional utilizado para criá-los e visualiza-los. Isso significa que além de ser fácil compartilhar arquivos PDF entre dispositivos com diferentes aplicativos, os documentos serão recebidos e visualizados sem problemas, mantendo todas suas características originais.

DESVANTAGENS

Mesmo com suas várias vantagens, o formato também apresenta desvantagens que podem ser consideradas significativas para o usuário:

  • Difícil de editar

  • Trabalhar com informação recebida em um documento PDF pode ser complicado. Originalmente, o PDF não é um documento de formato editável, mesmo quando em aparência reproduz exatamente o que podemos ver em um documento de Microsft Word, por exemplo. É praticamente impossível modificar, revisar ou manipular um arquivo PDF pelo simples fato de que se trata de uma imagem de um documento.

    No entanto, isso pode ser contornado com uma ferramenta que permita converter de PDF para um formato de texto editável, como Word ou Excel, por exemplo. O Aiseesoft PDF Converter Ultimate é uma ferramenta que permite converter de PDF para Word, Excel, PowerPoint e outros formatos de texto editáveis.

  • Diferentes tipos de PDFs

  • Apesar de que seja possível criar PDFs seguindo os mesmos métodos e cliques, a maneira que a informação é inserida para criá-los pode variar. Isso pode influenciar como algumas funções de visualização e conversão funcionam.

    Existem dois tipos de arquivos PDFs: PDFs nativos e PDFs digitalizados. Um PDF nativo é um arquivo gerado a partir de um documento que foi processado eletronicamente. Um PDF digitalizado é criado a partir da digitalização de um documento físico em papel, utilizando um dispositivo de digitalização.

Aiseesoft PDF Converter Ultimate pode converter ambos tipos de documentos PDF para formatos de texto editáveis ou formatos de imagem. Para o caso dos arquivos PDF digitalizados, o programa também oferece uma avançada tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que permite reconhecer mais de 190 idiomas entre línguas naturais, auxiliares e linguagem de programação.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft PDF Converter Ultimate

Seguir @rafadiasbcn