5 Ferramentas para gravar streamings de vídeo de qualquer site

Com que frequência você assiste vídeos na internet? Julgando pela popularidade do YouTube, eu diria que é uma frequência alta, embora o YouTube não seja o único site da internet com streaming de vídeos. Cada vez mais sites oferecem vídeos todos os dias!

De vez em quando você pode se deparar com um vídeo que queira salvar, seja por propósitos educacionais, relacionados a trabalho ou puro entretenimento. Afinal, é bom salvar vídeos do tipo em nossos computadores para acessarmos eles facilmente a qualquer momento: deixar nos favoritos simplesmente não é uma boa solução. Mas como baixar vídeos da internet?

Existem vários serviços e ferramentas diferentes que você pode usar para gravar streamings de vídeo. Neste artigo, nós iremos lhe mostrar os melhores métodos para gravar vídeos da internet para que você encha seu HD de conteúdo rapidamente!


O que você deve saber sobre streaming de vídeos

A grande maioria do conteúdo por streaming de vídeos na internet está no formato Flash Video, ou FLV. O Flash Video oferece vídeos altamente comprimidos, sendo usado por vários websites para economizar espaço, carregar rapidamente e ser exibido com perfeição nos navegadores.

Arquivos FLV serão nosso objetivo com as ferramentas que iremos lhe mostrar. Se você não estiver familiarizado com o formato FLV, pode converter os arquivos para outros formatos usando um programa como o Aiseesoft Video Converter Ultimate, por exemplo, embora você não tenha que fazer isto. O formato FLV é suportado por muitos players de vídeo diferentes, incluindo o popular VLC Player!


Aiseesoft Screen Recorder

Aiseesoft Screen Recorder

O Aiseesoft Screen Recorder é um programa para gravar vídeos por streaming extremamente fácil de usar e com inúmeras opções! Com o Screen Recorder você pode selecionar o áudio do sistema e o áudio do seu microfone, ajustar a área de gravação manualmente ou gravar a tela inteira e até mesmo ajustar um timer para parar a gravação do vídeo em um horário determinado caso você não esteja à frente do computador.

O Screen Recorder oferece uma versão de testes para que você grave até 2 minutos da tela do seu computador e experimente o programa. Caso você goste, pode comprar a versão completa do programa, que oferece inúmeras opções para que você grave vídeos da internet e até mesmo crie seus próprios vídeo-tutoriais, por exemplo.


KeepVid

KeepVid

O KeepVid tem um conceito muito simples por trás de sua criação. Você só precisa entrar no site e inserir o link do vídeo que você deseja baixar. Após isto, clique em "Download" para que o KeepVid procure vídeos na página que você colou e mostre links para download do vídeo em 3GP, FLV ou MP4.

O KeepVid também conta com um bookmarklet que você pode arrastar para sua barra de favoritos. Após isto é só clicar em "Keep It!" sempre que estiver assistindo um vídeo que você deseja baixar para que você seja redirecionado para a página de download do KeepVid.


Flash Video Downloader

Flash Video Downloader

O Flash Video Downloader é outro site como o KeepVid. Caso um método falhe, embora seja difícil, sempre é bom ter uma solução secundária.

O FVD suporta diversos sites e está constantemente adaptando suas táticas para funcionar em sites que previnem o download de seu conteúdo. Você só precisa inserir a URL desejada, clicar em "Download" e baixar o vídeo que você quer!


File2HD

File2HD

O File2HD é mais do que um site de captura, mas também pode ser usado para os propósitos mostrados pelos sites acima. Para usá-lo para baixar vídeos, selecione o filtro "Movies", insira a URL do vídeo desejado e clique em "Get Files".

O que é ótimo sobre o File2HD é que ele oferece múltiplas opções para seus vídeos. Por exemplo, ao colar o link de um vídeo do YouTube, ele me deu a opção de baixar o arquivo em baixa qualidade, alta ou padrão, além de me permitir convertê-lo. Muito simples.


Download Helper (Firefox)

Download Helper

Se você estiver usando o Firefox, o Download Helper é uma simples extensão para você usar. Após instalado, um pequeno ícone ficará ao lado do seu botão "Home" no Firefox. Quando você estiver em um site com conteúdo por streaming, o pequeno ícone se acenderá. Clique nele para baixar – e converter – seu arquivo.


Conclusão

Como dito anteriormente, não é difícil encontrar uma forma de salvar vídeos por streaming. Se um método não funcionar, você pode encontrar outro e encontrar um programa de maneira relativamente fácil! Use todas as opções mostradas aqui antes de desistir de baixar vídeos da internet.

No vídeo abaixo, você pode ver detalhadamente como gravar vídeos em seu PC usando o Screen Recorder.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn