Ainda que o termo "gravador de tela" seja bastante claro, os diferentes tipos de usuários podem dar usos também diferentes a uma ferramenta que captura o áudio e o vídeo da tela do PC. Além disso, existem diferentes soluções para capturar a tela no mercado.

Neste artigo, recomendamos e ensinamos como utilizar o Aiseesoft Screen Recorder, que além de gravar a tela, permite delimitar a área a ser gravada, destacar o cursor ou pré-definir a duração da gravação, escolher a fonte de áudio e vídeo, gravar somente vídeo, apenas áudio ou ambos, entre outros. Assim, o programa se adapta às necessidades de cada usuário. Veja os 5 principais casos de uso para 5 perfis de usuários diferentes.

Screen Recorder para gamers

Os usuários que usam o PC para videogames e que querem compartilhar seus jogos com outros jogadores, amigos ou usuários do YouTube ou do Twitch, encontrarão um aliado no Screen Recorder. Além de poder gravar o jogo na tela do PC, tanto a gravação do som do sistema quanto a gravação do áudio do microfone podem ser ativadas ou desativadas. Também é possível ativar a webcam enquanto a tela está sendo capturada. Assim, os jogadores podem capturar o som do jogo e gravar sua própria voz para explicar seus movimentos além de aparecer no canto da tela. Ou seja, é possível criar o tipo clássico de videogame que é encontrado online.

Para empresas

O dia a dia em uma empresa envolve reuniões, já seja pelo Skype, Hangouts do Google, TeamViwer ou outras plataformas similares. Para empresas nas quais os funcionários lidam com questões importantes ou até mesmo naquelas onde algumas decisões são tomadas através de videoconferência, o Screen Recorder pode ser muito útil. Com o gravador de tela da Aiseesoft, as conversas mais importantes serão gravadas e servirão como registro digital das reuniões. O programa inclui uma função para selecionar uma área personalizada da tela para gravar, permitindo assim que os usuários tenham outros programas abertos enquanto a videoconferência acontece sem serem vistos na gravação.

Para estudiantes e investigadores

Nos últimos anos, surgiu a necessidade de gravar as aulas, webinars e seminários para poder visualizá-los mais vezes e preparar os exames/testes de certificação. Portanto, estudantes e pesquisadores também encontrarão no Screen Recorder uma excelente opção para registrar o conteúdo que necessitam para seus estudos e trabalhos acadêmicos.

Para YouTubers

O YouTube é a plataforma de streaming de vídeos mais conhecida mundialmente e conta com milhares de tutorias em vídeo de todo tipo. Os YouTuber com canais focados nos tutoriais também podem aproveitar as funcionalidades do Screen Recoder: além de permitir selecionar partes concretas da tela para gravar e ativar ou desativar sons do sistema e áudio do microfone, o programa também oferece a opção de destacar o mouse para conseguir um resultado mais profissional nos tutoriais de vídeo.

Para famílias

Screen Recorder permite capturar vídeos de plataformas de streaming, fazendo que seja ideal para famílias. Por exemplo, durante as viagens familiares, poder assistir séries e filmes offline é uma ótima opção de entretimento, principalmente quando não há um acesso fácil à Internet. Os pais que viajam com crianças pequenas também podem aproveitar o software para gravar os desenhos preferidos dos pequenos e assim tê-los tranquilos e felizes durante viagens pesadas.

Como funciona o Screen Recorder?

Este programa gravador de tela é bem fácil de utilizar. Veja os passos:

  1. Faça o download do programa e instale-o no PC.
  2. Selecione a área de gravação. É possível escolher entre a tela cheia ou uma área personalizada.
  3. Escolha entre o som do sistema ou o áudio do microfone (ou os dois).
  4. Abre o programa/site que deseja gravar. Se você selecionou uma área de gravação personalizada, verifique que seja correta.
  5. Ajuste a duração da gravação. Essa funcionalidade é bastante útil para gravar, por exemplo, filmes ou músicas em plataformas como o Spotify. Caso você não saiba ou não deseje estabelecer um timing para a gravação, não é necessário selecionar nada: neste caso a gravação finalizará ao ser interrompida manualmente.
  6. Para começar a gravar, clique em “Rec”, na parte direita da interface do programa. Para finalizar, clique em “Parar” e salve o vídeo em uma pasta do PC/pendrive/etc.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn