Alternativa ao Screencast-O-Matic: Como gravar vídeos online sem limitações

Muitas pessoas gostam de usar o Screencast-O-Matic para gravar seus vídeos. É bom para educadores, gamers, negócios e qualquer um que queira criar vídeos ou gravar vídeos para o YouTube. O programa é considerado um dos melhores gravadores de tela e ajuda muitas pessoas a gravarem seus vídeos. Além disto, com o lançamento do Android Screencast, o programa ganhou ainda mais usuários. Porém, recentemente, descobrimos algumas reclamações de usuários do Screencast-O-Matic. Que tipo de reclamações? Veja abaixo algumas delas, talvez você tenha os mesmos problemas caso seja um usuário do Screencast-O-Matic.

Como gravar vídeos online

  1. Eu quero fazer tutoriais de jogos para computador, mas por algum motivo, sempre que eu tento jogar os jogos do Penumbra Game Collection, o Screencast-O-Matic não consegue gravar. O programa grava o som do jogo e minha voz, mas não mostra a tela do jogo, somente minha área de trabalho.

  2. Estou muito decepcionado por não saber que o Screencast-O-Matic precisa de acesso à internet para funcionar. Eu comprei a versão pro e o problema é que EU NÃO TENHO ACESSO À INTERNET!!!

  3. Meu computador está sendo atacado e controlado! Eu não sei porquê. Não fiz nada antes de começar a gravar vídeos com o Screencast-O-Matic. Tem algo de errado com meu computador?

Ops! Para surpresa de muitos, o Screencast-O-Matic também tem problemas. Mas o maior problema de todos, sem dúvidas, é a falta de segurança. Por quê? Muitos sabem que o Screencast é uma aplicação web, mas poucos sabem que o programa depende do Java.

Vamos dar uma olhada no processo de gravação: vá até o site screencast-o-matic.com para encontrar o óbvio botão "Start Recording".

Clique nele e você irá entrar em uma nova página. Se for a primeira vez que você usa o programa, terá que baixar algo em seu computador. Não funcionou? Veja as perguntas frequentes do site: você irá encontrar a solução de baixar o aplicativo completo e instalá-lo no seu computador.

Atenção! Se você clicar no link e baixá-lo em seu computador, você terá adicionado um plug-in no seu Windows. Este plug-in é desenvolvido em Java, o que pode permitir que hackers controlem seu computador e todos os seus dados facilmente.

Screencast-O-Matic

Sim, isto é terrível. Você pode estar pensando: "mas eu só quero gravar minha área de trabalho, nunca pensei que poderia perder meus dados!"


Existem algumas desvantagens no uso do Screencast-O-Matic que você deve saber
  1. O programa precisa de acesso a internet – sem estar conectado à internet ou Wi-Fi, você não poderá gravar a tela do seu computador.

  2. Ele não é tão seguro quanto outros gravadores de tela para Windows, como o Aiseesoft Screen Recorder, que são desenvolvidos em C/C++.

  3. O Screencast adiciona uma marca d'água ao seu vídeo.

  4. A versão grátis do Screencast-O-Matic não lhe permite usar o áudio do computador, somente a versão pro.

Por estes motivos, talvez o Screencast-O-Matic não seja a melhor opção para você gravar seus vídeos. Mas não se preocupe, existem muitos outros gravadores de tela para você escolher. Por exemplo, o Aiseesoft Screen Recorder!

Sendo uma alternativa ao Screencast-O-Matic, o Aiseesoft Screen Recorder funciona muito bem para gravar vídeos online. Com este programa, você pode fazer vídeo-tutoriais, gravar chamadas de vídeo do Skype ou até mesmo gravar filmes do Netflix com facilidade!

A maioria de vocês provavelmente está interessada em vídeos online (incluindo vídeos ao vivo, streamings de vídeo, etc.), então é bom saber: com o gravador de tela do PC, Aiseesoft Screen Recorder, você pode gravar os vídeos que quiser, podendo ajustar a área de gravação, selecionar o áudio do sistema e seu microfone e até mesmo definir o tempo final de gravação ou dar foco ao seu mouse no vídeo. Por exemplo, se você for um gamer e quiser gravar jogos para compartilhar vídeos seus jogando no YouTube, você pode usar o cursor do mouse com uma cor brilhante para que analisem uma parte importante que você deseja mostrar.

Baixe agora mesmo a versão de teste grátis do Aiseesoft Screen Recorder e experimente as funções da melhor alternativa ao Screencast-O-Matic!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn