A melhor ferramenta para gravar a tela do Windows

A melhor ferramenta para gravar a tela de seu computador

Gravar a tela de um computador pode ser muito útil quando se quer gravar um vídeo tutorial para explicar a outros usuários como se usa um determinado programa ou aplicações em particular. Algumas vezes os usuários podem querer compartilhar gameplays de jogos ou gravar músicas para homenagear amigos em seus aniversários, então muitos escolhem o Microsoft Screen Capture para registrar o que querem em seus computadores.


Microsoft Expression Encoder Screen Capture

O Microsoft Expression Encoder Screen Capture é uma escolha popular e muito aceita pela maioria dos usuários de Windows. Com este software, você pode gravar uma simples caixa de diálogos na tela de seu PC, como também pode gravar um vídeo tutorial altamente detalhado. Além disso, também poderá gravar as imagens de uma webcam junto com o áudio de seu microfone. Em outras palavras, além das ações em seu PC, este software não captura somente os sons de sistema do seu Windows, mas também a narração. Quando o processo de gravação estiver completo, o Expression Encoder irá salvar o vídeo produzido em um arquivo no formato XESC. Veja abaixo como usar o Microsoft Screen Capture.

Passo 1. Instale o Microsoft Screen Capture

Você pode baixá-lo diretamente do site oficial da Microsoft.

Passo 2. Clique em “Record” e selecione a área de captura.

Quando você estiver pronto para iniciar a gravação, clique no botão vermelho “Record” no lado direito do programa. Em seguida um tracejado vermelho, em formato retangular, irá aparecer em sua tela. Você pode mover e arrastar este retângulo para qualquer região de sua tela que deseja gravar. Ou você pode clicar em “Define capture area” para definir uma área personalizada de onde você deseja gravar.

Selecione a área de gravação

Passo 3. Clique em “Record” quando estiver pronto para gravar e quando terminar clique em “Stop”.

Pré-visualize o vídeo gravado e edite-o.

Passo 4. Após o término das gravações, uma janela de notificações do “Capture Manager” irá aparecer e todas as gravações recentes estarão listadas em arquivos no formato XESC. Clique no botão “Play” para pré-visualizar. Caso queira editar você pode enviar o arquivo para o editor embutido.

Pré-visualize e edite seus vídeos gravados

O processo todo parece fácil, entretanto o Microsoft Screen Recorder possui muitas desvantagens. Vamos ver o que Lucas tem a dizer:

>“Leonardo DiCaprio é meu ator favorito e meus agradecimentos a ele por nos ter apresentado um filme esplendido – O Regresso. Eu gostaria de gravar alguns de seus filmes. Ouvi falar de uma ferramenta chamada Microsoft Screen Capture que meus amigos disseram ser boa. Baixei o software, no entanto, após 10 minutos de gravação este falhou em gravar a tela de meu PC. Existe uma forma melhor e mais fácil de gravar apenas filmes?“

O Expression Encoder Screen Capture não é uma ferramenta gratuita, embora possua muitas funções práticas para os usuários de Windows. Quando realizar o download do software, você terá apenas 10 minutos de gravação caso esteja usando a versão gratuita. Além disso, quando terminar a gravação o software irá manter o vídeo em formato XESC, o qual não é um formato normalmente usado. Você terá de mandar o arquivo para um editor embutido chamado Expression Encoder, onde você pode editar o vídeo gravado e executá-lo. De qualquer forma, este editor de vídeos não é facilmente compreendido por muitos usuários. Se você quiser converter arquivos XESC para formatos de vídeo mais populares como: MP4, FLV, MP3, AAC, etc., você pode usar o Aiseesoft Video Converter Ultimate.


Alternativas ao Microsoft Screen Capture

É possível achar que o Microsoft Screen Capture não é o melhor software para se fazer uma gravação em seu PC. Para fazer essas gravações existem muitas alternativas para os usuários, como: Camtasia, Jing, CamStudio, Apowersoft Free Online Screen Recorder, Mirillis Action, Fraps, Bandicam, HyperCam, Aiseesoft Screen Recorder, Ezvid, PlayClaw, Screencast-O-Matic, BSR Screen Recorder, Skype Recorder, etc.

Aqui iremos lhe mostrar um programa simples e fácil de se usar: o Aiseesoft Screen Recorder!

Compatível com Windows 10/8/7/Vista, este software pode ajudar os usuários de Windows a capturar qualquer vídeo da internet. Assim você poderá facilmente baixar vídeos do YouTube, TED, Netflix, Facebook, etc., fazer seus próprios vídeos tutoriais falando sobre assuntos como: Photoshop, Dreamweaver e assim por diante. Além disso você pode gravar gameplays, vídeos de webcam, Skype, chats, etc.

Passo 1. Baixe, instale e abra o Screen Recorder em seu computador.

Passo 2. Selecione “Tela Cheia” para capturar a tela toda ou clique em “Personalizar” para definir a área de captura. Selecione “Áudio do sistema” e “Microfone” quando você quiser capturar uma narração ou uma vídeo conferencia. Mas se você deseja salvar um vídeo do Youtube ou outros vídeos online, tenha certeza que a caixa “Áudio do sistema” está selecionada e que a do “Microfone” esteja desligada, para evitar ruídos em sua gravação.

Passo 3. Clique em “REC” no lado direito do Aiseesoft Screen Recorder para gravar a tela de seu computador.

Grave sua tela

Quando sua gravação estiver pronta, você poderá visualizá-la em uma janela pop-up que irá surgir em sua tela. Você também pode fazer capturas de sua tela enquanto visualiza seu arquivo. Ao salvar seu vídeo o software irá mantê-lo no formato WMV, que é um formato de vídeo normalmente usado e suportado por celulares Android, como Samsung, HAUWEI, Sony, LG, etc. Caso você queira reproduzir seus vídeos em produtos que usam iOS, como: iPhone SE, iPhone 6s/6 Plus, iPhone 6s/6/5s/5c/5/4s/4/3gs, iPad Air/Mini, você pode precisar converter seu vídeo em WMV para MP4.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn