Três maneiras de capturar a tela de um Mac

Como capturar a tela de um Mac

Print Screen (geralmente abreviada como Print Scrn, Prnt Scrn, Prt Scn, Prt Scr, Prt Sc or Pr Sc) é uma tecla presente na maioria dos teclados de computador, geralmente situada na mesma seção das teclas "Break" e "Scroll Lock".

Embora o Windows tenha uma tecla Print Screen para tirar screenshots da tela, o Macintosh não oferece esta função em uma única tecla, mas sim em combinações. Neste artigo, portanto, iremos mostrar três formas de se tirar screenshots no MacBook, MacBook Pro, Mac Pro, MacBook Air, Mac mini, etc.

Nota: Caso você use Windows e queira capturar imagens da sua tela, gravar vídeos e gravar áudios em um só programa, de forma simples mas profissional, temos a opção perfeita. O Aiseesoft Screen Recorder é um gravador de tela do PC e com ele você terá acesso a diversas funções úteis na gravação de vídeos/áudio e captura de screenshots da tela de seu computador!


Método 1. como capturar a tela de um Mac com combinações de teclas

Como descrito acima, o Mac tem diferentes combinações para tirar screenshots como no Windows. Porém, as teclas são diferentes.

Capturar uma janela inteira

A combinação de teclas Command+Shift+3 tira uma screenshot da tela inteira e salva diretamente na área de transferência para que você cole onde quiser.

Command+Shift+3

Capturar certa parte da tela

A combinação Command+Shift+4 permite a seleção de determinada parte da tela usando uma caixa retangular. A imagem será salva na área de transferência para que você cole onde quiser.

Command+Shift+4

Capturar a tela que está ativa

Usando Command+Shift+4, espaço e clicando em uma janela você pode tirar uma screenshot de determinada janela, que, novamente, será salva na área de transferência para que você cole onde quiser.

Command+Shift+4

Capturar a tela do Touch Bar no macOS Sierra 10.12.2

Com a combinação Command+Shift+6 você pode tirar uma screenshot da tela de seu Touch Bar no macOS Sierra 10.12.2.

  1. As screenshots do Mac serão salvadas em PNG na área de trabalho do Mac OS X v10.6 e superior. Elas são automaticamente nomeadas "Screen Shot data em horário.png".

  2. Se você quiser adicionar screenshots à área de transferência ao invés da área de trabalho, é preciso adicionar a tecla Control às combinações acima. Por exemplo, você terá de pressionar Command+Control+Shift+4 ao invés de Command+Shift+4.

  3. Você pode abrir screenshots com o Preview, Safari e outros programas que possam editar ou visualizar imagens.


Método 2. Capturar a tela do Mac com ferramentas para screenshot

O Mac OS X oferece programas nativos, Grab e Preview, que lhe permitem tirar screenshots com facilidade. Vá em "Aplicativos" -> "Utilidades" ou use o Spotlight para procurar estes programas.

Capturar a tela com o Grab no Mac

Após abrir a ferramenta você não poderá ver nenhuma janela, mas um número de opções irá aparecer para você capturar sua tela.

Na opção "Capturar" você poderá escolher "Seleção", "Janela", "Tela" e "Tela co temporizador".

Seleção: Captura parte da tela.

Janela: Escolha a janela que você deseja capturar.

Tela: Para capturar a tela toda, clique fora desta janela.

Tela com temporizador: Esta opção lhe permite tirar uma screenshot 10 segundos após pressionar o botão.

Ao tirar screenshots com a ferramenta Grab, as capturas serão salvas no formato TIFF e você pode renomear e salvá-las onde quiser.

Grab

Capturar a tela do Mac com o Preview

Outro programa nativo é o Preview, que também lhe permite tirar screenshots de seu Mac. Assim como o Grab, você pode abrir o Preview em seu Mac procurando-o entre os aplicativos.

Na janela do Preview, clique em "Arquivo" -> "Tirar Screen Shot". Você verá três opções: "Da Seleção", "Da Janela" e "Da Tela Inteira". Use a função desejada para capturar sua tela.

Preview


Método 3. Capturar a tela com outras ferramentas

Ainda há alguns aplicativos, porém, como o DVD Player, que não lhe deixam tirar screenshots de suas janelas. Nestas situações, você precisará da ajuda de outras ferramentas.

Jing para Mac

O Jing para Mac é um aplicativo de captura de tela que lhe permite selecionar e capturar partes de sua tela e salvar tal área como uma imagem estática ou até mesmo um filme. Após capturar a tela do seu Mac, você pode adicionar setas, texto e destaques para chamar mais atenção à área que você quer destacar.

Jing para Mac

Skitch

Este poupular programa de captura de tela foi criado pela Evernote e é capaz de tirar múltiplas screenshots facilmente sem problemas de compatibilidade com o Mac OS X. Além disto, o programa oferece funções de edição e compartilhamento.

Skitch

WebClipper

A extensão WebClipper do Evernote (criada para ajudá-lo a salvar qualquer coisa que você vê online) conta com uma ferramenta nativa para capturas de tela. Simplesmente clique no botão da extensão em seu navegador e selecione a opção de Screenshot para capturar a tela do seu Mac. Você pode clicar para capturar a tela inteira ou selecionar uma área específica.

WebClipper

SharpShooter

O SharpShooter é um programa com 30 dias gratuitos que lhe permite capturar sua tela, editar o nome, formato e local de cada screenshot que você tira no momento em que ela é tirada. Além disto, o SharpShooter lhe dá uma pré-visualização de cada screenshot logo após a captura, permitindo que você decida se quer salvar ou deletá-la.

SharpShooter

Pronto! Agora você sabe como capturar a tela do seu Mac com facilidade. Escolha a opção ideal para você e divirta-se tirando screenshots de seu Mac!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn