Duas maneiras de criar seus próprios cursos online

Sendo um professor, você compartilha seu conhecimento com os alunos cara-a-cara? No trabalho, fazendo treinamentos, você compartilha informações com os trainees em uma sala? De forma tradicional, muitos pensam que os estudantes devem ir para uma sala de aula se quiserem ganhar conhecimento. Porém, quando um professor tem milhares de estudantes, você ainda acredita que a maneira tradicional de compartilhar conhecimento é a melhor opção? Caso você diga que sim, provavelmente sabe que é algo que leva muito tempo. Enquanto isto, cursos online são maneiras de compartilhar conhecimento de forma eficiente.

Como o acesso à educação de qualidade está restrita a instituições populares e centros de treinamento, a educação online virou uma tendência para oferecer educação de alta qualidade em escala global em comparação à educação tradicional. Cursos online são a maneira de realizar este objetivo. Mais do que o download de PDFs de um site de cursos, os cursos online também incluem streamings de áudio e demonstrações por vídeo. Você pode encontrar facilmente cursos da Yale sobre física ou da Harvard, por exemplo. Não inveje-os! Você também pode fazer seus próprios cursos e enviá-los para a internet para compartilhar com outras pessoas. Mas como fazer vídeo-aulas? Se você tem tempo o suficiente, você pode fazer um vídeo em flash. Mas se você estiver começando, a melhor maneira é gravando um vídeo! Siga os métodos abaixo para criar seu próprio curso.

Como criar cursos online


Método 1. Criar um curso online gravando um PowerPoint

O PowerPoint é uma das ferramentas mais usadas para se dar aula. Mas o PowerPoint também tem suas limitações. O programa mostra somente dados ou palavras nas páginas: se você quiser ouvir uma explicação dinâmica do professor, é preciso usar um microfone para gravar sua apresentação narrada ao curso do PowerPoint.

Passo 1. Abra o Microsoft Office PowerPoint em seu computador

Passo 2. Vá até a página que você deseja adicionar uma narração. Clique em "Apresentação de slides" -> "Gravar narração". Aqui você pode gravar seu curso de duas maneiras: no slide atual, ou no primeiro slide.

Passo 3. Clique em "Iniciar gravação" assim que estiver pronto e pressione "ESC" para parar de gravar.

Passo 4. Clique em "Salvar como" para salvar seu curso com a gravação de áudio em seu computador.

Dica:

  • Somente o Office 2010 lhe permite salvar vídeos gravados em WMV. Se você usar outra versão, precisará de um conversor de vídeos como o Aiseesoft Video Converter Ultimate para converter o curso gravado para outro formato e reproduzir em seu computador ou enviar para o YouTube.


Método 2. Criando vídeo-tutoriais com o Screen Recorder

No método acima você pode criar seu próprio curso online com uma simples apresentação narrada. Se você quiser mostrar alguns vídeos com reações químicas ou físicas, por exemplo, é preciso gravar a tela de seu computador. Assim, você precisará utilizar uma ferramenta como o Aiseesoft Screen Recorder - um gravador profissional para cursos por vídeo. Para começar, baixe gratuitamente a versão de teste do programa.

Veja também: Os 5 melhores programas para gravar vídeos

Passo 1. Instale o Aiseesoft Screen Recorder e abra-o em seu computador.

Passo 2. Selecione a área de gravação para mostrar seu curso no vídeo. Ative o áudio do microfone para gravar sua voz.

Passo 3. Apronte seu curso e seu microfone. Por último, clique em "REC" para começar a gravar seu curso.

Grave seu curso

Após gravar seu curso, você pode salvar o vídeo em seu computador no formato WMV. Se desejar, também pode enviar o vídeo diretamente para o YouTube e criar seu próprio canal de cursos online! Além disto, caso queira, você pode converter os vídeos em WMV para outros formatos utilizando o Aiseesoft Video Converter Ultimate.

Algumas sugestões para se criar cursos online

Ao criar cursos online, é preciso prestar atenção ao seguinte:

  • Você precisa selecionar a área de gravação da tela para gravar seu curso de forma eficiente.

  • Se você quiser compartilhar somente sua narração, é preciso ativar o áudio de seu microfone. Caso você queira mostrar o áudio de algo em seu computador no seu curso, é preciso ativar também o áudio do sistema, como ao gravar uma chamada de vídeo do Skype. Se você ativar somente o áudio do sistema, pode usar o programa, também, para baixar músicas do SoundCloud, por exemplo.

  • Você pode destacar o cursor de seu mouse ao criar cursos online clicando em "Preferências" no Aiseesoft Screen Recorder.

  • Se você quiser mostrar seu curso em qualidade HD, é preciso que seu computador tenha uma resolução de 1920x1080 pixels.

Pronto! Você acabou de criar seu curso online. Agora é só compartilhar seus cursos na internet e compartilhar conhecimento com o máximo número de pessoas possível!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn