Como gravar áudios no Windows ou no Mac

"Um dia destes eu queria gravar minha voz no meu Macbook Air, mas mesmo tentando o máximo que eu pude, não consegui. Como capturar áudio em um Mac? Qual a forma mais fácil de gravar áudios no computador?" - Caroline

Outras pessoas como a Caroline também tem essa dúvida, simplesmente por não saberem muito sobre gravação de áudio e como capturar sua voz para atingir melhores resultados. Assim, iremos lhe ensinar um pouco sobre gravação de áudio e iremos lhe mostrar alguns programas para gravar áudio em seu computador.

Como gravar áudio no Windows e no Mac


Método 1. Duas maneiras de gravar áudio em um Mac

Se você quiser gravar áudios de forma simples em um Mac, você não precisará baixar nenhum programa. A melhor opção para você neste caso é o QuickTime, um programa que já vem com o Mac OS X e oferece funções poderosas, incluindo gravação de tela, vídeo e áudio e com suporte a algumas funções de edição de áudio.


Como capturar áudio em um Mac com o QuickTime Player

Com o QuickTime você pode fazer toques para seu celular, criar mensagens de voz/notas, gravar conversas ou gravar qualquer tipo de áudio por outras razões. Siga os passos abaixo para gravar áudios em seu Mac de forma fácil e divertida.

Passo 1. Abra o QuickTime em "Finder" -> "Aplicativos" em seu Mac.

Passo 2. Clique em "Arquivo" e selecione "Nova Gravação de Áudio".

Nova Gravação de Áudio

Passo 3. Inicie a captura de sua voz

Após clicar em "Nova Gravação de Áudio", você verá uma simples interface. Clique no botão vermelho para começar a gravar o áudio de seu microfone.

Grave o áudio de seu microfone

Nota: Você pode selecionar o microfone e a qualidade de gravação no menu desta janela.

Passo 4. Pare a gravação de voz e salve seus arquivos de áudio

Se você quiser parar sua gravação, clique novamente no botão vermelho e clique em "Arquivo" no menu superior para selecionar "Exportar" e salvar seu arquivo de voz no formato MOV.

Salve sua gravação de áudio

O arquivo gravado também pode ser salvo em M4A, um formato de áudio de alta qualidade. Você pode reproduzi-lo em seu Mac ou Windows, iPhone, iPad ou iPod e dispositivos Android. Além disto, você pode até mesmo cortar seus arquivos de áudio com o QuickTime!


Como gravar sua voz em um Mac com o Audacity

Muitas pessoas tem necessidades mais avançadas, precisando gravar sua voz passo-a-passo ou gravar streamings de áudio de seu computador e internet em um Mac. Neste caso, experimente o Audacity! O Audacity para Mac é um programa gratuito e de código aberto par agravar áudios, editar e converter sua voz em um Mac. Porém, como gravar áudio com o Audacity no Mac? Veja abaixo!

Passo 1. Baixe, instale e abra o Audacity.

Passo 2. Inicie a gravação de áudio do seu microfone com o programa.

Pressione o botão vermelho para que o programa reconheça o microfone do seu sistema automaticamente e comece a gravar sua voz. Você pode pausar a gravação durante o processo.

Inicie sua gravação de áudio

Passo 3. Pare a gravação e edite o áudio

Clique no botão de parar para finalizar a gravação. Você pode reproduzir seu áudio como quiser, além de poder cortar, copiar e colar seu áudio. Para melhorar, o programa lhe permite ajustar os picos de áudio e remover os ruídos com as opções "Effect-Amplification" e "Noise Removal".

Edite seus arquivos de áudio

Passo 4. Salve sua gravação em MP3/WAV

Por último, clique em "File" -> "Export" para salvar sua gravação em MP3 ou WAV.

Antes de salvar seus arquivos em MP3, o plugin "Lame" precisa estar instalado. Para isto, clique em "Edit" -> "Preferences" -> "Libraries", clique em "Locate" e verifique se o Lame está instalado.

Além de gravar o áudio de seu microfone, você também pode gravar streamings de áudio e sons de sites online, como o YouTube, Facebook, Vimeo e assim por diante. Para isto, abra o Audacity e ajuste as configurações de áudio para o próprio áudio do sistema com a opção "Built-in Input". Após isto, você poderá reproduzir qualquer arquivo de mídia em seu Mac ou sites e começar a gravar suas músicas.


Método 2. Como gravar áudio/voz em um PC com Windows.

Se você tiver um computador com Windows, você pode gravar o áudio de seu microfone com o Gravador de Voz nativo do Windows ou qualquer outro programa. Para usar o gravador de voz do Windows, clique em "Iniciar" -> "Todos os programas" -> "Acessórios" -> "Gravador de Voz" e abra o programa para iniciar sua gravação de voz.

Mas o que você acha de gravar os seus clipes favoritos com vídeo? Aqui nós iremos lhe mostrar um gravador de áudio fácil e prático de se usar que pode gravar sua voz, o áudio do sistema e até mesmo sua tela em vídeo. Com o Aiseesoft Screen Recorder você pode gravar seus filmes e músicas favoritos sempre que quiser. Veja como usar o Screen Recorder em seu computador.

Passo 1. Instale o Screen Recorder e abra o programa.

Abra o Screen Recorder

Passo 2. Reproduza o áudio que você quer gravar e inicie a gravação

Você pode selecionar a opção "Áudio do Sistema" ou "Microfone" como fonte de áudio. Se você selecionar o sistema de áudio, poderá gravar todo o som sendo reproduzido em seu computador. Após isto, é só selecionar a área de gravação em sua tela para gravar os vídeos que forem reproduzidos. Por último, clique em "REC" para iniciar a gravação do áudio e do vídeo em seu computador.

Inicie a gravação com o Screen Recorder

Se você quiser, pode selecionar ambas as fontes de áudio para gravar o som de seu microfone ou somente uma delas. Caso vá gravar vídeos ou áudios da internet, recomendamos manter o microfone desativado no programa para que os ruídos ao seu redor não afetem a qualidade de sua gravação.

Ative as fontes de áudio desejadas

Nota: Ao capturar voz com seu microfone, certifique-se de que o cabo esteja conectado à entrada de áudio do seu computador para microfone (geralmente na cor verde).

Passo 3. Conclua a gravação de áudio

Por último, clique no botão de parar para finalizar a gravação e salvar o áudio gravado em seu computador.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn