Grave áudio de plataformas de música em streaming

Como gravar streamings de áudio


O que é um streaming de áudio?

O que é um streaming de áudio? Você pode achar que não sabe. Mas se você já ouviu músicas no SoundCloud, Pandora, Spotify ou TuneIn, saiba que você já ouviu streamings de áudio!

Antes de falarmos sobre streamings de áudio, você precisa entender o que é um streaming de mídia. Um streaming de mídia é um arquivo multimídia recebido por e apresentado para um usuário final a partir de um provedor. Se você quiser reproduzir um áudio ou clipes de um site, você precisa baixar o arquivo inteiro para o seu computador e então reproduzi-lo, por exemplo. Isto é algo que leva tempo, além de ser cansativo. Porém, o streaming de áudio é em tempo real. Quando você clica em "play", o áudio é comprimido para ser reproduzido em seu computador instantaneamente.


Por que gravar streamings de áudio?

O streaming de áudio ganhou muita popularidade pelo mundo por suas vantagens, e muitas plataformas de streaming oferecem streamings de músicas gratuitos para seus usuários. Você pode ouvir músicas grátis no Spotify ou Pandora, por exemplo, mas seu computador precisa estar conectado à internet. E no momento que você não estiver com uma conexão disponível por perto, você ficará louco sem poder ouvir músicas! Nestas situações, sua melhor opção é baixar suas músicas favoritas ou audio books do TuneIn Radio. Mas, infelizmente, as plataformas não permitem. Com as limitações de direitos autorais, você só pode ouvir músicas por streaming online, sem poder baixá-las. Mesmo se alguns aplicativos como o SoundCloud lhe permitam baixar algumas músicas, você com certeza sentirá falta de baixar tudo o que gostaria. Alguns sites como o www.theyoump3.com dizem lhe ajudar a baixar músicas de plataformas que não suportam download, mas a qualidade do áudio com certeza irá lhe decepcionar. Se você só poderá salvar seus arquivos no formato MP3, o que não é suficiente caso você queira a alta qualidade do formato WMA ou RA, por exemplo.

Mas felizmente, algumas plataformas como o TuneIn Radio lhe permitem gravar streamings de áudio no Windows, se você pagar US$ 9,90 pelo TuneIn Radio Pro. Neste momento, você provavelmente quer saber qual a melhor maneira de gravar streamings de áudio de todas as diferentes plataformas com um gravador de áudio. Continue lendo! Nós iremos lhe mostrar o melhor gravador de áudios para computador.


Como gravar streamings de áudio com o Audacity grátis

Com este método, você pode gravar qualquer streaming de áudio com o Audacity, um popular programa para editar áudios grátis. Tudo de que você precisa é baixar gratuitamente o programa e utilizar alguns cabos. Siga os passos abaixo para gravar streamings de áudio.

Passo 1. Prepare os cabos necessários

Você precisará de um par de headphones, um cabo de áudio estéreo (3,5mm Macho x Macho) e um cabo divisor de áudio (3,5mm Macho x dois 3,5mm Fêmea).

Passo 2. Conecte os cabos ao computador

Conecte a saída macho do dividor à entrada de áudio do computador. Insira uma saída do cabo de áudio no dividor e a outra saída na porta line-in (azul) de seu computador. Por último, conecte seu microfone à entrada restante do divisor. Se você tem um Mac sem as portas de áudio, você ainda pode usar o Audacity para gravar streamings de áudio sem precisar de quaisquer cabos.

Passo 3. Comece a gravar o streaming de áudio

Abra o Audacity em seu computador, selecione "Built-in Input" no menu "Preferences" e reproduza os arquivos de mídia ou música em um streaming de site. Após isto, clique em "Record" no Audacity. Após terminar a gravação do streaming, clique no botão para parar e exporte o áudio no formato WAV. Você também pode baixar o codificador LAME para salvar o áudio em MP3, se desejar.

Esta é uma forma grátis para gravar streamings de áudio em MP3 ou WAV, mas é muito criticada pelos usuários. Alguns reclamam que nem todos os computadores tem saídas estéreo ou suporte ao Soundflower, e algumas vezes, ao tentar utilizar este método, o streaming gravado acaba distorcido por algum motivo. Este método pode funcionar caso você tenha uma placa de som top de linha, mas em placas de som comuns você provavelmente encontrará problemas. E a qualidade do áudio gravado é em MP3, o que é inferior a qualidade de streamings em RA, WMA ou MOV.


Como gravar streamings de áudio online com um gravador de áudio

Devido as desvantagens do Audacity para gravar áudios, nós iremos compartilhar com você uma maneira simples de gravar streamings de áudio usando o Aiseesoft Screen Recorder. Com este programa você pode gravar a tela de seu computador, com imagem e áudio!

Tanto se você quiser gravar chamadas de áudio do Skype ou gravar músicas do 8track, ou simplesmente gravar áudios do YouTube, tudo de que você precisa é baixar e instalar o gravador de vídeo e áudio da tela do PC, Aiseesoft Screen Recorder.

Veja também: As 3 melhores maneiras de salvar áudios do YouTube

Veja abaixo um passo-a-passo detalhado para gravar streamings de áudio no Windows 10/8/7/vista:

Passo 1. Instale o Screen Recorder e abra-o em seu computador.

Abra o Screen Recorder

Passo 2. Ligue o áudio do sistema no programa para gravar o streaming de áudio desejado

Ligue a opção de áudio do sistema

Passo 3. Reproduza o áudio desejado em seu navegador e clique em "REC" no programa para gravar seu áudio.

Grave seu áudio

Após gravar o áudio desejado, clique no botão de parar para salvar seu áudio no formato WMV. Você poderá reproduzi-lo diretamente no Windows Media Player. Se você quiser converter arquivos de áudio para WMA ou converter arquivos de áudio para MP3 para ouvir em algum dispositivo portátil, você precisará de um conversor de áudio como o Aiseesoft Video Converter Ultimate. Com este método, você pode gravar rádios online e gravar músicas grátis com facilidade.

Veja também: Os 10 melhores sites para baixar músicas grátis

Com este programa para gravar streamings de áudio você pode gravar tudo que quiser sem perdas de qualidade! Após comprar o programa, você não precisará pagar mais nada para plataforma alguma, muito menos mensalidade. Além disto, você poderá gravar músicas de fundo de seus jogos favoritos e muito mais!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn