As 5 melhores formas de gravar a tela de um Mac

Com a era do compartilhamento, usuários de PC e Mac tendem a compartilhar com outras pessoas tudo que gostam no YouTube, Facebook, Twitter, etc. como fotos, músicas, vídeos, receitas, capturas de tela, etc. Quando se trata de gravar a tela do computador, usamos programas que nos ajudam a isto, especialmente para Mac, o que pode custar tempo e dinheiro. Algumas pessoas podem até mesmo usar a câmera de seus celulares para gravar a tela do Mac, embora a qualidade da gravação possa ser decepcionante. Porém, ainda existem algumas boas formas de gravar a tela de seu Mac e, neste artigo, iremos mostrar as 5 melhores maneiras de gravar a tela de seu Mac com facilidade.

Como gravar a tela de um Mac

QuickTime Player

Se você tiver um Mac, provavelmente está familiarizado com o player de vídeo padrão do Mac – o QuickTime Player, que tem uma função de gravar a tela de seu Mac. Com esta ferramenta pré-instalada, você pode facilmente gravar a tela de seu Mac. Após abrir o programa, vá em "Arquivo" para ver três opções de gravação "Nova Gravação de Filme", "Nova Gravação de Áudio" e "Nova Gravação de Tela". Escolha a opção desejada e toque no botão "Gravar", clicando em qualquer parte de sua área de trabalho para gravar a tela inteira ou arrastando seu mouse para selecionar a área desejada, como no caso de gravar vídeos do YouTube, chamadas do Skype, jogos e assim por diante. Após terminar a gravação, clique no botão preto de parar para finalizar a gravação ou pressione "Command+Control+Esc" ao mesmo tempo em seu teclado.

QuickTime Player

Prós:

O QuickTime Player suporta, além de reproduzir arquivos de mídia, três modos de gravação para capturar a tela do Mac. Para melhorar, esta é uma ferramenta gratuita e fácil de se usar.

Contras:

Após terminar a gravação na tela de seu Mac, o programa irá salvar automaticamente os vídeos no formato MOV, que podem ser reproduzidos pelo QuickTime e outros dispositivos da Apple, mas podem não ser compatíveis com o Windows. Além disto, o programa não conta com uma opção para modificar a qualidade de áudio durante o processo de gravação.

Jing para Mac

O Jing para Mac é uma ferramenta de captura de tela que pode capturar imagens com uma função de screenshot e também vídeos e outras funções na tela de seu Mac. O programa tem uma interface simples e fácil de se entender. Para iniciar a gravação, você pode arrastar a área de forma personalizada para gravar somente o que desejar, como gravar vídeos online e atividades na tela. Além disto, os usuários podem gravar suas próprias vozes durante a gravação. Após a conclusão do processo de gravação, você poderá pré-visualizar o vídeo gravado e salvá-lo no formato SWF.

Jing for Mac

Prós:

O Jing é uma ferramenta gratuita de captura de tela para Mac, com um tutorial simples de se entender e opções úteis, como a de tirar screenshots da tela e a de gravar o áudio de seu microfone durante a gravação.

Contras:

Você só poderá fazer gravações de até 5 minutos e não poderá gravar o áudio do sistema durante a gravação de seu microfone. Os vídeos no formato SWF não podem ser reproduzidos no Mac, caso você queira reproduzir arquivos SWF em seu Mac precisará convertê-lo com um programa como o Aiseesoft Video Converter Ultimate para Mac.

Apowersoft Mac Screen Recorder

O Apowersoft Mac Screen Recorder é um gravador de tela funcional para usuários do Mac, sendo simples e com uma interface clara. Além de gravar o áudio do sistema, o programa também pode gravar seu microfone simultaneamente, oferecendo diferentes opções de qualidade de áudio. Para gravar sua tela, clique em "Record" e selecione uma região específica ou toda a tela de seu Mac. Após a gravação, clique em "Stop" para concluí-la e salve o vídeo nos formatos oferecidos, como AVI, WMV, MKV, ASF, FLV, 3GP, SWF ou HTML5. Você também pode enviar o vídeo gravado para o YouTube, Vimeo, Google Drive ou Dropbox.

Apowersoft Mac Screen Recorder

Prós:

Este programa é fácil de usar e conta com opções de áudio para o sistema e para a voz do usuário. Você poderá gravar a tela de seu Mac com várias opções diferentes de formatos e enviar o vídeo diretamente para sites de compartilhamento ou para suas contas do Google Drive ou Dropbox.

Contras:

Na versão de testes do programa você só poderá gravar 3 minutos de tela por vídeo, sendo necessário comprar o programa para usar outras funções de captura.

Snagit para Mac

O Snagit para Mac permite que os usuários capturem a tela do Mac com diversas funções. Você pode baixar a versão de testes do programa e simplesmente clicar no botão vermelho "Record" para capturar uma imagem fixa ou um vídeo na tela de seu Mac. Você pode também personalizar sua área de gravação e o programa pode enviar o vídeo gravado diretamente para o YouTube, Google Drive, Camtasia Studio, Dropbox, etc. para compartilhar e salvar seu vídeo. Além disto, você pode usar as ferramentas nativas do Snagit para ajustar os efeitos do vídeo e adicionar diferentes estilos às imagens capturadas. Após a gravação, o programa salvará seu vídeo no formato AVI.

Snagit para Mac

Prós:

O Snagit para Mac permite que os usuários tirem screenshots ou gravem vídeos, além de permitir o envio dos vídeos gravados para salvar e compartilhar pela internet.

Contras:

O Snagit para Mac não é gratuito: seu preço é de US$ 49,95 e, por ser um valor alto, muitos usuários preferem procurar por alternativas ao Snagit. Além disto, a ferramenta não é rápida ou fácil de se operar e o arquivo salvo no formato AVI pode não ser possível de ser reproduzido em seu Mac.

Screencast-O-Matic para Mac

O Screencast-O-Matic para Mac oferece duas maneiras para você gravar a tela de seu Mac. Você pode visitar o site oficial do Screencast-O-Matic para iniciar sua gravação ou baixar a versão completa do programa e instalá-la em seu Mac. Após abrir a versão gratuita, você pode usar o programa para gravar a tela de seu Mac ou utilizá-lo como um gravador de webcam. O programa oferece três modos de gravação: "480P", "720P" e "Tela cheia", ou você pode simplesmente arrastar o quadro de gravação para definir um tamanho personalizado. Este programa permite, também, que os usuários gravem suas vozes durante a gravação. Após preparar tudo que desejar, clique em "Record" e inicie a gravação. Após concluí-la, clique em "Done" e salve seu vídeo no formato MP4, AVI ou FLV. Você pode enviar os vídeos gravados pelo Screencast-O-Matic para o YouTube com o intuito de salvá-lo e compartilhá-lo.

Screencast-O-Matic para Mac

Prós:

Além de gravar sua tela, o programa também pode gravar vídeos de sua webcam. Os vídeos gravados podem ser salvos em MP4, AVI e FLV e você pode enviar seus vídeos para a internet e compartilhá-los com quem quiser. Com a versão Pro do programa, você pode gravar o áudio do microfone e utilizar diversas outras funções.

Contras:

Se você gravar a tela de seu Mac com o método online, precisará de uma boa conexão à internet. Além disto, pode não ser muito seguro gravar a tela de seu Mac pela internet e a versão gratuita só permite que os usuários gravem 15 minutos de vídeo. O valor do Screencast-O-Matic Pro é de US$ 15,00 ao ano.

Nota: Você gostaria de gravar, também, a tela de seu computador? Com o Aiseesoft Screen Recorder você pode gravar a tela de seu PC, o áudio do sistema e o áudio do microfone de maneira fácil e rápida! Baixe o programa em seu computador através do link abaixo e divirta-se.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn