Como gravar a si mesmo online com uma webcam

Você quer gravar um vídeo seu online? Por alguma razão, muitas pessoas ainda gravam vídeos simples usando filmadoras, transferem os vídeos para o computador e enviam para a internet. Isto é de se entender no caso de se estar filmando um projeto, filme, etc. mas caso você queira simplesmente gravar um vídeo de si mesmo falando sobre algo, pode ser um pouco exagerado.

Você sempre pode usar seu smartphone para gravar um vídeo e enviá-lo para a internet, mas uma webcam é preferível por ter uma melhor resolução, iluminação, velocidade de envio, etc. Por sorte, existe uma maneira realmente simples de gravar a si mesmo online usando sua própria webcam e compartilhar com o mundo. Eu assumo que a maioria das pessoas usam o YouTube para enviar seus vídeos, mas tentarei listar algumas alternativas para aqueles que não usam.


Captura de webcam do YouTube

A forma mais simples de gravar um vídeo de si mesmo online é usando a função de captura de webcam do YouTube. Simplesmente vá até à página de envio de vídeos do YouTube e você verá várias opções para enviar vídeos pro YouTube.

Página de envio de vídeos

Clique em "Gravar" na opção de captura de webcam para ser levado a outra página, na qual você pode clicar no botão de iniciar gravação para começar a gravar seu vídeo.

Grave um vídeo da sua webcam

Ao clicar neste botão, uma janela irá aparecer perguntando se você deseja dar acesso a sua câmera e microfone para o YouTube. Clique em "Permitir" e marque a caixa "Lembrar". Dependendo do seu sistema e navegador, pode ser que outra mensagem apareça perguntando se você deseja permitir ou negar acesso a sua câmera. No Chrome, esta mensagem apareceu na parte de cima do site. Após confirmar, a gravação iniciou.

Grave sua webcam

Após terminar, clique no botão para parar a gravação. Agora você poderá recomeçar a gravação de seu vídeo ou enviar o vídeo gravado para o YouTube. Pronto! Isto é tudo para gravar vídeos usando sua webcam e enviá-los para o YouTube.

Em termos de diversão, o YouTube não lhe dá muitas opções para gravar um vídeo. Se você quiser mais opções, pode usar um programa chamado Aiseesoft Screen Recorder.


Como gravar sua webcam com o Aiseesoft Screen Recorder

Passo 1. Conecte a webcam em seu computador

Antes de começar a gravar seus vídeos, você deve conectar e ligar a webcam em seu computador.

Passo 2. Abra o programa

Após ligar sua Webcam, baixe, instale e abra o Screen Recorder em seu computador.

Abra o Screen Recorder

Passo 3. Ajuste as configurações do programa

Agora você deve ativar o áudio do microfone do programa para que sua voz seja gravada. Após isto, ajuste a área de gravação para gravar sua webcam. Você também pode gravar a tela de seu computador ao mesmo tempo em que grava sua webcam caso queira mostrar algo que esteja fazendo!

Ajuste as configurações do programa

Passo 4. Inicie a gravação de seu vídeo

Por último, clique no botão vermelho "REC" para começar a gravar seu vídeo. Após a gravação, clique no botão vermelho para parar, pré-visualize e, se gostar do resultado, salve o vídeo em seu computador!

Grave seu vídeo

Estas são boas opções para gravar seus vídeos online, suficientes para 99% das pessoas! Divirta-se!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn