Aprenda a utilizar um gravador de tela para gravar seus cursos online!

Estudar à distância oferece aos alunos uma grande flexibilidade de aprendizado. Não é em vão que a Internet está cheia de cursos, webinars ou videoaulas online das mais diversas áreas. Para você que está seguindo um cursinho online para o Enem, Vestibular ou qualquer outra prova do estilo, gravar as aulas para tê-las disponíveis sempre é uma ótima opção de aprendizado. Neste artigo, vamos lhe ensinar a gravar a tela do seu PC, com áudio incluido. Desta forma, você poderá salvar os vídeos no seu PC e ter acesso à eles offline sempre que quiser.

A ferramenta que utilizamos neste artigo e que recomendamos fortemente é o Aiseesoft Screen Recorder. Para mostrar seu funcionamento, utilizamos como exemplo as aulas do famoso site PCI Concursos. Siga o passo-a-passo para aprender a gravar videoaulas:

Passo 1: Entre no site/plataforma onde se encontra o vídeo/webinar ou curso.

Localize a videoaula ou tutorial que você deseja gravar e tenha o site aberto. Lembre-se que pode ser qualquer plataforma ou site, já que o será gravada a tela do PC (ou uma área dela).

Passo 2: Faça o download do Screen Recorder.

Neste passo, é só clicar no botão mais abaixo para baixar o programa. Veja que o programa possui versão para Windows mas não para Mac no momento:

Passo 3: Instale o programa no seu PC e abra-o.

Siga os passos do próprio setup do programa para instalá-lo no seu computador. Depois, abra o programa. A interface inicial é a seguinte:

O programa está disponível em português e também em espanhol. Para mudar o idioma, clique no menu > Idioma e selecione a língua desejada.

Passo 4: Estabeleça o tipo de gravação.

Agora, selecione "Gravador de tela". Aparecerá uma nova janela com uma área de gravação e uma série de ajustes. Verifique o seguinte:

  • Que em "Selecionar opção de áudio" esteja marcado "Sistema de áudio" e não "Microfone",

  • Que em "Selecionar opção de vídeo" apareça a tela que você deseja gravar (neste caso somente há uma conectada, o Display 1).

  • Que a área de gravação está ajustada ao vídeo na tela. Se você conseguir colocar o vídeo na tela cheia, também é possível gravá-lo neste modo.

Veja na imagem como deveria ficar. Tenha em conta que as dimensões da área de gravação precisam ser personalizadas de acordo com suas necessidades. Neste caso de exemplo, as dimensões adequadas foram 640x360. Se você não tem certeza de qual escolher, é só jogar com as medidas até que a área selecionada seja de seu agrado.

Passo 5: Comece a gravação.

Clique em "REC" para começar a gravar a tela. Você também pode definir o tempo de gravação. Por exemplo, se o vídeo dura 11 minutos, é possivel clicar no ícone do relógio e estabelecer quando quer que a gravação pare. Após definir o tempo de gravação, simplesmente clique na janelinha e depois em REC para começar. Veja:

Passo 6: Salve a gravação.

Após finalizar, clique em "Salvar". Espere por uns segundos e uma pasta será aberta de forma automática. O arquivo de vídeo será salvo nesta pasta. Veja que é possível modificar esta pasta no menu > Preferências > Localização dos arquivos gravados. Também é possível escolher o formato do vídeo de saída: pode ser WMV, MP4, MOV, F4V, AVI, TS ou GIF entrando no menu > Configurações. Veja que também pode selecionar os codecs de vídeo, a qualidade (boa, melhorada e excelente) e a taxa de quadro (de 20 fps até 60 fps). Para as gravações de áudio também há opções de configuração disponíveis.

Pronto! Sua aula foi gravada e agora o arquivo está salvo no seu PC. Lembre-se que é possível gravar desde qualquer plataforma (do YouTube também, por exemplo), para que você poda assisti- los offline sempre que precise.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Aiseesoft Screen Recorder

Seguir @rafadiasbcn